PowerShell: o que é e comandos básicos e recomendados
Índice:
- O que é o Windows Powershell?
- Como abrir o Windows PowerShell
- Comandos essenciais do PowerShell (tutorial)
- Get-Command
- Get-Host
- Get-History
- Get-Random
- Get-Service
- Get-Help
- Get-Date
- Copiar item
- Comando de chamada
- Invocar-Expressão
- Invoke-WebRequest
- Set-ExecutionPolicy
- Get-Item
- Remove-Item
- Get-Content
- Set-Content
- Get-Variable
- Set-Variable
- Get-Process
- Processo inicial
- Stop-Process
- Start-Service
- Conclusão sobre o Windows PowerShell
Assim como funciona e cumpre tarefas semelhantes às que podem ser obtidas com o prompt de comando, a ferramenta nativa do Windows PowerShell é um recurso de entrada para o sistema operacional Windows. Uma ferramenta que é frequentemente usada por sua flexibilidade por engenheiros e analistas de sistemas diariamente em seus trabalhos.
Seja para gerenciar servidores ou sistemas, o PowerShell é uma versão aprimorada e avançada do prompt de comando tradicional. As tarefas e funções do Windows Powershell são basicamente as mesmas encontradas no CMD (envio de comandos para o Windows através de comandos específicos), embora também tenha várias funções extras que podem ser muito úteis para o usuário.
Ao contrário do que acontece no CMD, o PowerShell nos apresenta uma interface de script robusta com funções específicas nas quais você pode executá-las para executar vários processos no sistema Windows. Com essa linha de comando interativa, você pode iniciar comandos para automatizar tarefas diferentes.
Essa ferramenta já era compatível com o Windows XP, mas para usá-la, precisava ser baixada e instalada. Agora, com o Windows 10, o Powershell já está pré-instalado e com visibilidade significativa para facilitar o acesso.
Índice de conteúdo
O que é o Windows Powershell?
A interface do PowerShell pode ser usada para diferentes propósitos, como a execução de aplicativos avançados ou tarefas ainda mais simples, como saber a hora atual. Além disso, os comandos do Powershell podem trabalhar juntos, combinando na linha de comando para obter resultados mais específicos e avançados. Isso foi chamado de " pipelining".
Enquanto isso, o Powershell também oferece uma opção que pode ser útil para alguns usuários: a capacidade de adicionar outros comandos criados pelos mesmos usuários ao console.
Embora o PowerShell tenha sido criado há vários anos e com o Windows 10, tenha maior visibilidade e mais destaque, ainda é uma ferramenta pouco conhecida, não apenas para usuários básicos, mas também para muitos operadores de computadores que não conhecem todas as vantagens que podem oferecer. os cmdlets (luz de script) desse console.
Devido a todas as vantagens que esses comandos podem oferecer, e considerando que a Microsoft tem dedicado mais espaço ao Powershell para que os usuários do Windows se acostumem, é necessário começar a conhecer mais sobre as funções do Powershell, para que servem e como eles podem nos beneficiar usando-os.
Como abrir o Windows PowerShell
A ferramenta PowerShell pode ser aberta rapidamente acessando a função Executar incluída no Windows.
- Para fazer isso, pressione simultaneamente as teclas Windows + R. Na caixa Executar que acabou de abrir, digite "PowerShell" e clique em OK ou pressione diretamente a tecla Enter.
Outra opção para acessar o Powershell é usar o mecanismo de pesquisa oferecido pela Cortana, localizado na parte inferior esquerda da tela, de onde você pode procurar por essa ferramenta.
Comandos essenciais do PowerShell (tutorial)
No PowerShell, os comandos são chamados "cmdlet" e você pode usar a tecla tab para que o Powershell preencha automaticamente o nome do cmdlet que deseja usar.
O Windows PowerShell foi criado com sua compatibilidade com versões anteriores, tornando-o um recurso que funciona bem com os mesmos comandos que o CMD usa. Sabendo disso, os mesmos comandos que foram usados no prompt de comando podem ser usados, mas em uma interface mais avançada e com muitos outros comandos.
Aqui reunimos um número significativo de cmdlets úteis que podem ser usados no Powershell e detalhamos a sintaxe de cada um, bem como a função específica de cada um.
Para começar com o básico e dar uma rápida olhada nos cmdlets que o PowerShell nos oferece, podemos executar o comando "Show-Command", através do qual uma janela será aberta, mostrando uma lista extensa e completa de todos os comandos disponíveis.
Get-Command
Caso você queira conhecer todos os cmdlets que o PowerShell oferece, você pode fazer isso digitando este comando no console.
O Windows PowerShell permite, através deste comando, conhecer todas as funções e características que incluem seus cmdlets, apresentadas na forma de uma lista que descreve as funções de cada um, bem como seus parâmetros e opções especiais.
Para obter essa lista de comandos, é necessário escrever "Get-Command" seguido de um parâmetro específico, com o qual as informações serão obtidas no cmdlet em questão. Por exemplo, se escrevermos no Powershell "Get-Command * -help *", veremos uma série de comandos que aceitam o parâmetro "-help".
Se você adicionar um asterisco a cada lado do parâmetro, como fizemos no exemplo, obterá todas as combinações possíveis que o cmdlet Get-Command usa quando acompanhado por "-help".
Digitando “Get-Command -Name no console
Get-Host
A execução deste comando fornece a versão do Windows PowerShell que o sistema está usando.
Get-History
Este comando fornece um histórico de todos os comandos que foram executados em uma sessão do PowerShell e que estão em execução no momento.
Get-Random
A execução deste comando produz um número aleatório entre 0 e 2.147.483.646.
Get-Service
Em certas ocasiões, será necessário saber quais serviços foram instalados no sistema, para os quais o comando Get-Service pode ser usado, que fornecerá informações sobre os serviços que estão sendo executados e aqueles que já foram parados.
Para usar esse cmdlet, digite "Get-Service" no console, enquanto usa qualquer um dos parâmetros adicionais, em uma sintaxe semelhante ao exemplo a seguir:
Get-Service | Objeto Where {$ _. Status -eq "Running"}
Com isso, os serviços são executados no sistema. Caso este comando seja executado sem nenhum parâmetro, será apresentada uma lista de todos os serviços com seus respectivos estados ("Em execução ou" Parado ", por exemplo).
Se você já sabe exatamente sobre qual comando deseja obter informações, usar o Get-Service é muito mais prático do que ir ao Painel de Controle do Windows e trabalhar na GUI do Windows (interface gráfica do usuário).
Get-Help
Especialmente muito útil para usuários iniciantes do Powershell, este comando apresenta uma ajuda básica para aprender mais sobre os cmdlets e suas funções.
Caso você esteja usando o PowerShell por um curto período de tempo, é muito provável que você se sinta desorientado e com algumas dificuldades; Nessas circunstâncias, o Get-Help se tornará seu guia, pois esse comando fornece a documentação essencial sobre cmdlets, funções, comandos e scripts.
Da mesma forma, seu uso não é nada complicado: você só precisa escrever "Get-Help" acompanhado pelo cmdlet do qual deseja saber mais detalhes. Para exemplificar seu uso, poderíamos estar procurando mais informações no cmdlet "Get-Process". Nesse caso, seria suficiente escrever "Get-Help Get-Process".
Para ter uma idéia mais clara sobre como a Get-Help funciona no Windows PowerShell, apenas executando este comando, veremos uma descrição e uma breve explicação sobre como usá-lo.
Get-Date
Para saber rapidamente que dia era em uma determinada data no passado, usando este comando, você obterá o dia exato. Por exemplo, para saber em que dia era 20 de maio de 2009, você teria que escrever no Powershell:
"Get-Date 05.05.2009", inserindo a data no formato "dd.mm.aa". No caso de executar o Get-Date sozinho, ele fornecerá a data e a hora atuais.
PS C: \ Users \ MiguePR> Get-Date sábado, 27 de julho de 2019 12:00:40
Copiar item
Com este comando, você pode copiar pastas ou arquivos.
Se você deseja fazer uma cópia de arquivos e diretórios na sua unidade de armazenamento ou se precisa copiar chaves ou entradas do registro, Copy-Item é o cmdlet correto. Funciona de maneira muito semelhante ao comando "cp" incluído no prompt de comando, embora seja muito melhor.
Para isso, o comando Copy-Item deve ser usado para copiar e modificar o nome dos elementos usando o mesmo comando, com o qual um novo nome pode ser estabelecido para o referido elemento. Caso você queira copiar e renomear o arquivo "ProfesionalReview.htm" para "Proyectitosbuenos.txt", escreva:
Copie o item "C: \ Proyectos.htm" - Destino "C: \ MyData \ Proyectos.txt".
Comando de chamada
Quando você deseja executar um script ou comando do PowerShell (local ou remotamente, em um ou mais computadores), "Invoke-Command" será sua melhor opção. É simples de usar e ajudará você a gerenciar computadores em lote.
Você precisa digitar Invoke-Command ao lado do script ou comando com sua localização exata.
Invocar-Expressão
Com Invoke-Expression, outra expressão ou comando é executado. Se você estiver digitando uma sequência de entrada ou uma expressão, esse comando irá analisá-lo primeiro e depois executá-lo. Sem esse comando, a sequência não retorna nenhuma ação. Invoke-Expression funciona apenas localmente, ao contrário de Invoke-Command.
Para usar este comando, Invoke-Expression deve ser escrito junto com uma expressão ou comando. Por exemplo, você pode definir uma variável "$ Command" com um comando que aponte para o cmdlet "Get-Process". Ao executar o comando "Invoke-Expression $ Command", "Get-Process" atuará da mesma maneira que um cmdlet no computador local.
Da mesma forma, uma função pode ser executada em um script com o uso de uma variável, o que é muito útil ao trabalhar com scripts dinâmicos.
Invoke-WebRequest
Por meio desse cmdlet, semelhante ao cURL no Linux, você pode fazer um login, uma raspagem e o download de informações relacionadas a serviços e páginas da Web, enquanto trabalha na interface do PowerShell, monitorando alguns sites da Web. você deseja obter essas informações.
Para executar essas tarefas, ele deve ser usado como Invoke-WebRequest junto com seus parâmetros. Com isso, é possível obter os links que um site específico possui com a seguinte sintaxe de exemplo:
(Invoke-WebRequest –Uri 'https://wwww.ebay.com').
Nesse caso, os links do site do eBay seriam obtidos.
Set-ExecutionPolicy
Embora possamos criar e iniciar scripts (.ps1) no PowerShell, somos limitados devido a preocupações de segurança. No entanto, isso pode ser modificado através da categoria de segurança usando o cmdlet Set-ExecutionPolicy.
Você só precisa digitar Set-ExecutionPolicy ao lado de uma das quatro opções de segurança para fazer as alterações necessárias:
- RestrictedAll SignedRemote SignedUnrestricted
Por exemplo, se quisermos definir o nível de segurança restrito, teremos que usar:
Set-ExecutionPolicy -ExecutionPolicy restrito
Get-Item
Caso esteja procurando informações sobre um item com um local específico, como um diretório no disco rígido, o comando Get-Item é o indicado para esta tarefa.
Deve-se esclarecer que o conteúdo do próprio elemento, como subdiretórios e arquivos em uma pasta específica, não é obtido, a menos que você o solicite explicitamente.
No outro lado do Get-Item, encontramos o cmdlet Remove-Item, que permite a remoção do item especificado.
Remove-Item
Caso você queira excluir itens como pastas, arquivos, funções e variáveis e chaves do Registro, o Remove-Item será o melhor cmdlet. O importante é que ele oferece parâmetros para inserir e ejetar elementos.
Com o cmdlet Remove-Item, você pode remover itens de locais específicos com o uso de determinados parâmetros. Como exemplo, é possível remover o arquivo "Finanzas.txt" usando o seguinte comando:
Remove-Item "C: \ MyData \ Finance.txt"
Get-Content
Quando você precisar de tudo o que um arquivo de texto contém em termos de conteúdo em um caminho específico, abra-o e leia-o usando um editor de texto, como o Bloco de Notas. Usando o Windows PowerShell, você pode usar o comando Get-Content para procurar o que um arquivo contém sem abri-lo.
Por exemplo, é possível obter 20 linhas de texto incluídas no arquivo "Proyectos.htm", nas quais você pode escrever:
Get-Content "C: \ Proyectos.htm" - TotalCount 20
Esse cmdlet é semelhante ao cmdlet Get-Item anterior, mas com o qual podemos obter o que está incluído no arquivo que você indicou. Se você executar este comando para um arquivo com uma extensão txt, ele revelará completamente o texto incluído nesse arquivo. Se você usá-lo em um arquivo de imagem png, obterá muitos dados binários sem sentido e ilegíveis.
Se usado sozinho, o Get-Content não é muito útil. Mas pode ser misturado com cmdlets mais específicos para obter resultados mais precisos.
Set-Content
Com esse cmdlet, é possível armazenar texto em um arquivo, algo semelhante ao que pode ser feito com "eco" no Bash. Se usado em combinação com o cmdlet Get-Content, você poderá ver primeiro o que está contido em um determinado arquivo e depois fazer a cópia para outro arquivo através do Set-Content.
Por exemplo, você pode usar o cmdlet Set-Content para adicionar ou substituir o conteúdo de um arquivo por outro conteúdo. Por fim, ele pode ser combinado com o comando mencionado acima para salvá-lo com um novo nome (exemplo.txt) da seguinte maneira:
Get-Content "C: \ Proyectos.htm" - TotalCount 30 | Set-Content "Example.txt"
Get-Variable
Se você estiver no PowerShell tentando usar variáveis, isso pode ser feito com o cmdlet Get-Variable, com o qual você poderá visualizar esses valores. Este comando exibe os valores em uma tabela, a partir dos quais os curingas podem ser usados, incluídos e excluídos.
Para usá-lo, basta escrever "Get-Variable" acompanhado de seus parâmetros e outras opções. Por exemplo, se você gostaria de saber o valor da variável "desconto", escreva o seguinte:
Set-Variable
O valor de uma variável pode ser definido, modificado ou reinicializado com esse cmdlet. Para definir o valor da variável do caso anterior, o seguinte deve ser escrito:
Set-Variable -Name "discount" -Value "O valor está definido aqui"
Get-Process
Freqüentemente, usamos o Gerenciador de tarefas para descobrir exatamente quais processos estão em execução no nosso PC. No PowerShell, qualquer usuário pode saber disso executando este cmdlet, com o qual obterá a lista dos processos ativos no momento.
O cmdlet Get-Process tem alguma semelhança com Get-Service, embora nesse caso ele forneça informações sobre processos.
Processo inicial
Com esse cmdlet, o Windows PowerShell facilita muito a execução de processos no computador.
Por exemplo, se você precisar usar a calculadora, poderá abri-la de maneira rápida e fácil, digitando o seguinte:
Start-Process -FilePath “calc” –Verb
Stop-Process
Com esse cmdlet, você pode interromper um processo, tenha sido iniciado por você ou por outro usuário.
Continuando com o exemplo da Calculadora, se você deseja interromper completamente seus processos em execução, escreva o seguinte no PowerShell:
Stop-Process -Name "calc"
Start-Service
Se você precisar iniciar um serviço no PC, o cmdlet Start-Service é o indicado neste caso, servindo da mesma maneira, mesmo que o serviço esteja desabilitado no PC.
Para iniciar o serviço de Pesquisa do Windows, esta sintaxe é usada:
Start-Service -Name "WSearch"
Serviço de parada
Com este comando, você interrompe os serviços em execução no computador.
Stop-Service -Name "Wsearch"
Com esse pedido, você interromperá o serviço "Windows Search".
Sair
Você pode sair do PowerShell usando o comando Sair.
Conclusão sobre o Windows PowerShell
Pode parecer que alguns desses comandos são de pouca utilidade, embora isso ocorra porque são comandos que não se destacam até que outros parâmetros sejam inseridos que efetivamente fazem o PowerShell mostrar todo o seu poder.
Esses parâmetros são úteis quando você escreve seus próprios cmdlets ou scripts light, o que é uma boa maneira de obter o máximo benefício das funções do PowerShell.
Embora sejam comandos que você usa esporadicamente, saber como eles funcionam e para que servem tem suas vantagens, considerando que a Microsoft está atualmente focada no PowerShell mais do que nunca.
No final do dia, os cmdlets são comandos essenciais que você deve saber se deseja tirar o máximo proveito do Windows PowerShell.
Guia rápido para comandos básicos para ubuntu e linux
Tutorial de comandos básicos para o Ubuntu com os mais utilizados e mais úteis que você precisa conhecer. É o ABC do usuário linux com terminal.
6 comandos de snap essenciais que você deve conhecer
O guia a seguir apresenta 6 comandos de snap essenciais que você deve conhecer. Isso permitirá que você instale e gerencie aplicativos Snap no Ubuntu.
▷ Partes de um processador dentro e fora: conceitos básicos?
Se você deseja conhecer todas as partes de um processador, neste artigo, vemos sua estrutura interna e externa junto com suas funções.