Processadores

Graviton2, aws anuncia chip de braço de 64 núcleos para servidores

Índice:

Anonim

No final de novembro de 2018, a Amazon Web Services fez um anúncio que sinalizava uma dinâmica de mudança no setor de semicondutores. O processador Graviton da AWS, com 16 dos núcleos Cortex-72 da ARM, foi anunciado oficialmente neste momento. O chip alimentou a plataforma de servidores em nuvem da AWS e seu lançamento apresentou os designs de chips da ARM para a nuvem. Agora, a Amazon anunciou o processador Graviton2, com maior poder de computação.

Graviton2 oferece grandes melhorias de desempenho em relação à primeira geração de CPUs AWS Graviton

Um ano após o anúncio da primeira geração Graviton, a AWS retornou com um chip completamente diferente chamado Graviton2. Este chip possui 64 núcleos Neoverse N1 ARM, é fabricado no nó de processo de 7 nm, embala 30 bilhões de transistores e suporta oito canais de memória DDR4-3200.

A Amazon apresenta seu processador Graviton2 para cargas de trabalho M6g, C6g e R6G EC2 com até 40% de ganho de desempenho e 20% de eficiência energética em comparação com instâncias do Amazon EC2 M5.

O Graviton2 é uma grande melhoria em relação ao seu antecessor. Os núcleos Neoverse N1 da ARM foram projetados especificamente para o mercado de servidores e foram anunciados no início deste ano. A CPU N1 compartilha seu design com as CPUs Cortex A76 da ARM, mas como é projetada para o mercado de infraestrutura, as principais otimizações garantem que as iterações sucessivas do Neoverse e da CPU N1 se tornem cada vez mais eficientes.

Visite o nosso guia sobre os melhores processadores do mercado

Comparado ao Graviton, o Graviton2 apresenta sérias melhorias de desempenho em todos os aspectos. O chip melhora o desempenho no SPECint2017, SPECjvn2008 e Memcached em 40%, o desempenho no SPECfp2017, NGINX e a codificação de mídia para 1080p descompactado de 1080p a H.264 em 20%, desempenho de aprendizado profundo em 25% e desempenho exploratório dos dados em 50%.

O lançamento do Graviton2 confirma que os planos da Amazon de dar diversidade à sua plataforma em nuvem. A AWS agora oferece processadores Intel, AMD e Graviton, e o Graviton2 também fornecerá instâncias de EC2 de próxima geração da AWS para corresponder ao que suas instâncias AMD e Intel já oferecem.

Fonte Wccftech

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button