O Google já possui um processador quântico de bristlecona de 72 qubit
Índice:
A computação quântica é o futuro, então todas as empresas querem se beneficiar dessa nova tecnologia, uma delas é o Google, que mostrou seu novo processador Bristlecone com nada menos que 72 qubit.
Bristlecone é o processador de 72 qubit do Google
As vantagens da computação quântica é que sua velocidade de execução é muito maior que a dos processadores atuais. O Google Quantum AI Lab é a divisão da gigante da Internet que está trabalhando nessa direção e eles mostraram seu novo processador Bristlecone de 72 bits, o que representa um importante passo adiante nessa nova tecnologia.
Recomendamos a leitura de nossa postagem sobre os melhores processadores do mercado (fevereiro de 2018)
Um dos maiores obstáculos à computação quântica são as taxas de erro e a subsequente escalabilidade. Os Qubits são muito instáveis e podem ser afetados adversamente por ruídos, razão pela qual a maioria desses sistemas só pode manter um estado por menos de 100 microssegundos. O Google acredita que é possível obter um design com 49 qubits e um erro de dois qubits abaixo de 0, 5%. Os sistemas quânticos anteriores do Google deram dois qubits de 0, 6% de erros, o que pode parecer pouco, mas ainda é significativo.
O novo chip Bristlecone possui 72 qubits, o que pode ajudar a mitigar parte desse erro, mas apresenta outras dificuldades adicionais, já que a computação quântica não se trata apenas de qubits. A operação de um dispositivo como o Bristlecone com baixo erro do sistema requer harmonia entre uma pilha completa de tecnologia, que varia de software e eletrônica de controle até o próprio processador, para isso é preciso uma engenharia de sistema cuidadosa em várias iterações.
Outras empresas como IBM e Microsoft também estão imersas no desenvolvimento da computação quântica, sem esquecer, é claro, a onipotente Intel. O Google está confiante de que pode ganhar o show.
Fonte EngadgetIntel Qubit de rotação é o processador quântico mais avançado até hoje
Spin qubit é o menor chip de computação quântica criado pela Intel, com um tamanho menor que a borracha de um lápis.
▷ O que é um processador quântico e como ele funciona?
A era do processador quântico está se aproximando e a computação desaparecerá como a conhecemos. Aprendemos que é um processador quântico.
Ibm anuncia um novo e melhorado computador quântico de 53 qubit
O novo computador quântico da IBM vem com mais do que o dobro de qubits (53 no total) do que o seu computador quântico anterior (20 qubits).