Notícia

Globalfoundries retira-se da fabricação de chips a 7nm

Índice:

Anonim

Depois que a AMD migrou toda a fabricação de chips de 7 nm da GlobalFoundries para a TSMC, sabíamos que algo estava cozinhando no fabricante de Santa Clara, na Califórnia.

GloblFoundries vai parar de desenvolver nós em 7nm

A GlobalFoundries anunciou que deixará de desenvolver nós a 7 nm, para se concentrar apenas nos processos existentes e bem estabelecidos.

De todos os fabricantes de semicondutores existentes, a TSMC está na liderança e a empresa de Taiwan já recebeu pedidos da Apple e, principalmente, da AMD. Os processadores Zen 2, Vega e EPYC de 7nm da AMD serão fabricados pela TSMC em vez da GlobalFoundries; portanto, eles não receberiam mais pedidos de chip com esse novo nó. Focar nos nós existentes de 12 e 14 nm parece ser a decisão mais lógica.

A GlobalFoundries também anunciou a decisão de separar a divisão ASIC como subsidiária

No passado, a AMD comprou os negócios de manufatura da IBM há alguns anos e prometeu fabricar todos os chips de servidor da IBM. Agora que as operações de 7 nm estão suspensas, a questão é o que acontecerá com o acordo com a IBM?

Isso se refere à decisão da empresa de transformar seus negócios em ASIC em uma subsidiária que será separada das principais operações da fábrica. Segundo a GlobalFoundries, a divisão ASIC, entre outras coisas, "fornecerá aos clientes acesso a opções alternativas de fundição a partir de 7 nm".

Isso sugere que pelo menos um dos clientes atuais da empresa é afetado por sua decisão de parar 7nm e esse cliente pode ser a IBM. Diz-se que o próximo CPU IBM Power11 requer 7nm, embora o chip não chegue por mais um ano ou dois.

Fonte WccftechPCGamesn (imagem)

Notícia

Escolha dos editores

Back to top button