Avaliações

Análise do Gigabyte x399 aorus xtreme em espanhol (análise completa)

Índice:

Anonim

Os processadores AMD Ryzen Threadripper 2990WX e Threadripper 2920WX apresentam altas demandas de energia de soquete devido à sua alta contagem de núcleos. Para acompanhar esses chips, os principais fabricantes de placas-mãe anunciaram algumas novas placas-mãe projetadas para os chips da série WX. O Gigabyte X399 Aorus Xtreme é um desses modelos, com um VRM excelentemente resfriado e os melhores recursos.

Agradecemos à Gigabyte pela confiança depositada em nos emprestar o produto para análise.

Gigabte X399 Aorus Extreme características técnicas

Desembalagem e design

O Gigabte X399 Aorus Extreme é a nova placa-mãe da empresa para os processadores mais poderosos da AMD. A placa-mãe vem em uma apresentação de luxo com uma caixa de papelão premium e excelente impressão em cores.

Depois de abrir a caixa, encontramos a placa - mãe dentro de uma bolsa antiestática para evitar danos durante o transporte. Abaixo, há um segundo apartamento com todos os acessórios incluídos.

A Gigabte X399 Aorus Extreme é uma excelente placa-mãe com fator de forma E-ATX, graças à qual oferece uma grande quantidade de espaço para colocar uma infinidade de elementos. Para obter energia suficiente para as CPUs Threadripper de segunda geração, a Gigabyte usa um retificador PowIRStage incomum , o IR3578, como elemento principal do VRM de 10 fases. Para alimentar o VRM, um conector ATX de 24 pinos e dois conectores EPS de 6 + 2 pinos foram colocados.

Nesse caso específico, o IR3578 termina o conjunto com uma tampa de metal exposta para melhorar o resfriamento. Os engenheiros da Gigabyte fizeram bom uso da tampa de metal exposta colocando um tubo de calor diretamente sobre o VRM da CPU. Essa fonte de calor transfere energia térmica para um radiador de aleta de alumínio de alta densidade.

Desta vez, a Gigabyte colocou as barbatanas do dissipador de calor em níquel escuro ou em um material semelhante que resulta em um brilho bonito. A Gigabyte também observa que usa placas térmicas premium com capacidade de 5 W / mK de condutância entre os circuitos de energia da placa e o dissipador de calor anterior. A Gigabyte colocou não uma, mas duas ventoinhas de 30 mm sob a tampa do dissipador de calor. Esses ventiladores são ativados apenas quando o VRM a bordo fica quente o suficiente para exigir isso.

Se virarmos a placa-mãe, vemos uma placa traseira com cobertura total. Esta placa não serve apenas para melhorar a aparência e o reforço estrutural. Você terminou o que a Gigabyte chama de revestimento de nano-carbono, que visa melhorar a radiação térmica de sua superfície. A Gigabyte usa outra placa de aquecimento entre a placa e os componentes na parte traseira da placa para melhorar o resfriamento.

Continuamos com quatro slots PCIe x16, o primeiro e o terceiro slots obtêm 16 faixas completas com seus fatores de condicionamento físico. A segunda e a quarta oferecem faixas de conectividade. Ele também inclui um único slot PCIe 2.0 x1. Esses slots são reforçados com metal, mas não possuem iluminação LED RGB; não estamos de luto pela omissão a esse respeito.

O gigabyte inclui seis portas SATA III de 6 Gb / s às quais três slots M.2 PCIe x 4 estão conectados. Os três slots M.2 da placa suportam unidades SATA e NVMe e são cobertos com dissipadores de calor metálicos apoiados por almofadas térmicas para melhorar a transferência de calor. O primeiro e o terceiro slots M.2 suportam dispositivos de até 110 mm, enquanto o slot central suporta apenas modelos de 80 mm.

Quanto ao áudio, a Gigabyte aproveita o codec de áudio ALC1220-VB da Realtek, cuja saída é executada através de um DAC ESS 9118EQ. A saída deste subsistema de áudio integrado é agradável, limpa e bem equilibrada. Em geral, mesmo os ouvintes mais exigentes não devem ficar tentados a instalar uma placa de som discreta.

O Gigabyte X399 Aorus Xtreme vem com o par de chips de firmware DualBIOS para oferecer proteção contra overclocking ou falhas de atualização de firmware, e seu chip EEPROM principal está conectado. Caso o firmware da sua placa-mãe não possa ser reparado, a Gigabyte pode simplesmente enviar um chip EEPROM pré-programado para facilitar a substituição. A aplicação. O Q-Flash Plus permite atualizar o firmware com nada mais que uma unidade flash USB e uma fonte de alimentação.

Gigabyte X399 Aorus Xtreme possui oito slots DIMM para permitir dois DIMMs em cada um dos quatro canais de memória de uma CPU Threadripper. Embora a Gigabyte diga que pode lidar com até 128 GB de RAM, a AMD sugere informalmente que a capacidade de memória do Threadripper é limitada apenas pela densidade e número de DIMMs que podem ser incluídos nos slots de uma placa X399. O Gigabyte X399 Aorus Xtreme suporta DIMMs ECC sem buffer para aqueles cuja preocupação é mais com a integridade dos dados do que com a velocidade total.

Continuamos nosso exame com o grupo de portas e botões nesta placa. Primeiro, vemos CMOS nítidos e iluminados por LED e botões de energia no painel traseiro para uso em um banco de testes. O botão liga / desliga também pode funcionar como um botão de redefinição com as configurações apropriadas no firmware da placa-mãe.

A Gigabyte usa duas placas de rede Intel Gigabit Ethernet. O terceiro conector 8P8C, moldado em vermelho, é conectado a um controlador Ethernet Aquantia AQC107 de 10 Gigabit. O suporte para o padrão de rede de alta velocidade e de próxima geração é bem recebido em uma placa-mãe destinada a servir os sistemas de desktop mais avançados. A Gigabyte inclui um controlador Intel Wireless-AC 8265 no painel traseiro do Aorus Extreme, para que você possa navegar a toda velocidade sem a necessidade de cabos. Também não falta a tecnologia Bluetooth 4.2 para usar uma infinidade de periféricos e acessórios.

O Aorus X399 Extreme também possui oito portas USB 3.1 Gen 1 em seu bloco de E / S, todas do Ryzen Threadripper SoC. As portas USB 3.1 Gen 2 Tipo A e Tipo C vêm do chipset X399. No total, encontramos as seguintes portas no painel traseiro:

  • 1 x Botão Power / Reset 1 x Botão Clear CMOS 1 x Porta USB Tipo C, compatível com USB 3.1 Gen 21 x Porta USB 3.1 Gen 2 Tipo A (vermelho) 8 x Portas USB 3.1 Gen 13 x Portas RJ-452 x Conectores Antena SMA (2T2R) 1 x conector de saída S / PDIF óptico 5 x conectores de áudio

Bancada de testes e testes

BANCO DE TESTE

Processador:

AMD Ryzen Threadripper 2990WX

Placa de base:

Gigabyte X399 Aorus Xtreme

Memória:

G, 32 GB de habilidade DDR4

Dissipador de calor

Corsair H100i V2

Disco rígido

Samsung 850 EVO 500 GB.

Placa gráfica

Nvidia GTX 1080 Ti

Fonte de energia

Corsair AX860i.

Para verificar a estabilidade do processador AMD Ryzen Threadripper 2990WX em relação aos valores de estoque e à placa-mãe, destacamos o Prime 95 Custom e o resfriamento a ar. Os gráficos que usamos é uma Nvidia GTX 1080 Ti, sem mais delongas, vamos ver os resultados obtidos em nossos testes com um monitor 1920 x 1080.

BIOS

A Gigabyte nos oferece um BIOS robusto e estável com uma boa capacidade de configuração. O overclock é simples, o monitoramento de todo o sistema é simples e as possibilidades de personalização são máximas. Parece-nos um BIOS muito bem conservado e que perdemos apenas uma mudança de visual. O atual não é tão impressionante quanto o de outros fabricantes.

Palavras finais e conclusão sobre Gigabte X399 Aorus Xtreme

A Gigabyte nos surpreende novamente com uma placa-mãe muito avançada. O Gigabyte X399 Aorus Xtreme passa a ser uma das melhores opções do mercado para placas-mãe X399. Um design robusto, uma tremenda qualidade de componente, boa capacidade de overclock para os novos processadores AMD Threadripper e conexões muito amplas.

Em nossos testes de desempenho, conseguimos verificar se o desempenho nos jogos é bom. Embora a resolução ideal para essa configuração seja 4K, ela usa muito mais da GPU do que da CPU. Nossos testes de 1080 são muito bons e, obviamente, se você quiser jogar seu PC, opte por uma plataforma Intel ou uma AMD Ryzen.

Recomendamos a leitura das melhores placas-mãe do mercado

Nós realmente gostamos de seus recursos de conectividade. Ele incorpora três conexões Gigabit e uma conexão CA Wi-Fi 802.11, ideal para conectar sem fio em horários específicos.

Seu preço nas lojas online é de 489 euros. Considerando que as novas revisões são impulsionadas por esses preços e os novos processadores custam entre 900 e 1850 euros, consideramos que você deve tê-lo entre seus três candidatos à nova configuração entusiasta de PC.

VANTAGENS

DESVANTAGENS

+ DESIGN

- O preço é alto, mas está no meio da faixa alta.

+ EXCELENTE DESEMPENHO

+ VRM REFRIGERAÇÃO

+ CONECTIVIDADE

+ EXCEDE A CAPACIDADE PARA O NOVO CPUS, embora não seja muito alto, é capaz de manter todo o consumo

A equipe de revisão profissional concede a você a medalha de ouro e o produto recomendado.

Gigabyte X399 Aorus Xtreme

COMPONENTES - 90%

REFRIGERAÇÃO - 95%

BIOS - 80%

EXTRAS - 85%

PREÇO - 80%

86%

Avaliações

Escolha dos editores

Back to top button