Avaliações

Análise do Asrock x399 phantom gaming 6 em espanhol (análise completa)

Índice:

Anonim

Já temos em mãos o novo ASRock X399 Phantom Gaming 6, uma das mais recentes placas-mãe no formato ATX introduzidas com chipset X399 para a plataforma AMD Ryzen Threadripper. O novo Phantom vem para substituir a linha FATAL1TY, fornecendo uma abordagem mais orientada a jogos e altos recursos de overclock para monstros AMD. Se você tem o mesmo desejo que nós de testar completamente essa maravilha, vamos lá!

Agradecemos à ASRock por confiar em nós com este produto para análise.

Características técnicas do ASRock X399 Phantom Gaming 6

ASRock X399 Phantom Gaming 6
Soquete TR4
Chipset X399
Processadores compatíveis AMD Ryzen Threadripper
Memória RAM 8 soquetes DIMM com no máximo 128 GB

Acelere até 3400 MHz no canal quádruplo

Suporte gráfico Compatível com AMD Crossfire de 3 vias e Nvidia SLI de 3 vias
Slots de expansão 3x PCIe 3.0 / 2.0 x16
Armazenamento Chipset AMD X399:

8 SATA3 6 Gbps

1x M.2 2230/2242/2260/2280/22110 PCIe

1x M.2 2230/2242/2260/2280 PCIe

1x M.2 2230/2242/2260/2280 PCIe e SATA

LAN / Redes Dragon RTL8125AG 2, 5 Gigabit

Intel I211AT GbE

Placa de som Realtek ALC1220 HD 7.1
BIOS UEFI BIOS
Formatar ATX 305 x 244 mm

Desembalagem e design

Este ASRock X399 Phantom Gaming 6 é a criação mais ambiciosa da ASRock em termos de plataformas de jogos entusiasmadas com o AMD Ryzen Threadripper. Uma placa de nível muito alto merece uma apresentação consistente, graças a uma grande caixa de papelão de grande espessura e uma serigrafia colorida impressionante na qual predominam cinza, branco e vermelho para jogos.

Depois de abrir cuidadosamente a caixa, encontramos esta fenomenal placa-mãe dentro de uma espessa bolsa antiestática para isolar a eletricidade externa e a eletricidade estática. Por sua vez, um molde de papelão o separa do restante dos acessórios incluídos nesta placa e que não são poucos:

  • Placa-mãe ASRock X399 Phantom Gaming 6 4 cabos de dados SATA 1 cabo ASRock SLI_HB_Bridge_2S Parafusos para conectar unidades M.2 Suporte para Wi-Fi O guia de instalação, CD e placa correspondentes para portas traseiras

A estética desta placa é uma extensão da que mostra sua embalagem, com predominância da cor preta fosca e linhas nítidas em tons de branco e vermelho, dando um aspecto muito de jogo a esta placa com um formato ATX de 305 mm de altura por 244 mm de largura. Isso é muito positivo, pois não precisaremos de um chassi E-ATX para instalar esta placa.

Os estripadores de rosca precisam de comida e, para isso, a ASRock implementa uma fonte de alimentação VRM de 8 fases com um Digi Power Shock 60A para fornecer tensão de alta qualidade. A presença da tecnologia Dr-MOS é responsável por monitorar a corrente e a temperatura de cada fase para fornecer um fluxo de energia otimizado com grande capacidade de overclock. A seção é concluída com capacitores combinados de 820 µF e 100 µF para estabilizar os picos de energia e fornecer uma resposta o mais plana possível. Para alimentar este poderoso VRM, temos um conector ATX de 24 pinos juntamente com dois conectores EPS de 8 pinos cada.

Para fornecer proteção e dissipação de calor corretas, este ASRock X399 Phantom Gaming 6 possui dois dissipadores de calor de liga de alumínio aletados por um Heat Pipe para coletar e distribuir o gradiente de temperatura da melhor maneira possível. O acabamento desses blocos é de alumínio escovado e uma camada de cor preta.

Também temos um dissipador de calor de alumínio com acabamento semelhante para o nosso amigo chipset X399. Em toda a periferia, teremos um sistema de iluminação LED ASRock Polychrome RGB Sync que podemos gerenciar de tempos em tempos em cores e efeitos do software da marca. Além disso, a própria placa possui dois cabeçalhos LED RGB e um cabeçalho de iluminação LED endereçável.

Vale a pena conhecer um pouco mais sobre a construção do componente PCB. A ASRock usou um projeto de 8 camadas para gerar as vias elétricas necessárias, que por sua vez serão separadas por tecido de vidro de alta densidade combinado com resina epóxi que a protegerá de curtos-circuitos e condições adversas de umidade e altas temperaturas.

O ASRock X399 Phantom Gaming 6 possui, como uma boa placa-mãe X399, oito slots DIMM com capacidade para quatro canais para extrair todas as possibilidades dos monstros da AMD. No papel, esses módulos suportam no máximo 128 GB de 3400 MHz ECC e RAM DDR4 não-ECC. A AMD alega que a capacidade de memória de seus Threadrippers será limitada apenas pela densidade e capacidade desses DIMMs; portanto, veremos 256 GB em breve em qualquer placa? De qualquer forma, é isso que existe atualmente.

Nos voltamos para ver os três slots PCI-Express 3.0 x16 totalmente reforçados com chapas de aço e sem iluminação LED. O bom de haver apenas três slots é que, neste caso, os três funcionarão com suas 16 faixas correspondentes, configurando configurações de 16, 16/16 e 16/16/16, trabalho perfeito aqui para a ASRock. E isso servirá para conectar nada menos que 3 placas gráficas na configuração Nvidia SLI e AMD Crossfire de 3 vias, contanto que tenhamos uma quantia significativa de dinheiro.

A seção de armazenamento deste ASRock X399 Phantom Gaming 6 também é de primeira qualidade, com 8 portas SATA III a 6 Gbps e até três slots Ultra M.2 a 32 Gbps, a maior delas com dissipador de calor de alumínio. Esses slots consistem em um com capacidade para unidades de tamanho de 110 mm que funcionam no modo PCIe x4 e NVMe e em outros dois slots que suportam unidades de até 80 mm, um trabalhando no PCIe x4 NVMe e outro no PCIe e SATA 6 Gbps. Todos eles são compatíveis com o kit ASRock U.2 para unidades sob essa interface, mas não temos fisicamente esse conector na placa.

Todos os equipamentos de jogos entusiasmados devem ter um som adequado às circunstâncias e, nesse caso, a placa possui um sistema de ponta com o codec Realtek ALC1220 com capacitores Nichion Fine, tecnologia Reality 3D para permitir som surround 5.1 e 7.1 e suporte para Creative Sound Blaster Cinema 5. Nem tudo, porque também temos um SNR DAC de 120 dB com amplificador diferencial e um amplificador de fone de ouvido Premium NE5532 para o conector do painel frontal. Acreditamos que é suficiente para a maioria dos usuários, embora o Realtek tenha variantes superiores.

Além do som, também queremos uma placa de rede poderosa, que nos permita jogar jogos de LAN sem LAG e em alta velocidade. Com o ASRock X399 Phantom Gaming 6, podemos, além do típico chip Ethernet Intel I211AT Gigabit, também ter um link Ethernet de 2, 5 Gigabit com o chip Dragon RTL8125AG compatível com o software LAN da Phanton Gaming, para ajustar as características de largura banda. Uma coisa que sentimos falta é a conectividade Wi-Fi, algo necessário nesse tipo de placa de tão alto nível. Não é de surpreender que também tenhamos um slot M.2 compatível com chips Wi-Fi 2230.

Vamos agora ver o restante das portas e botões de interação que este ASRock X399 Phantom Gaming 6 nos oferece. Para começar, temos um botão CMOS transparente e mais dois para ligar e desligar a placa com um LED indicador. Um conector TPM não pôde estar ausente para placas de proteção de autenticação de hardware. Quanto à conectividade para ventilação e AIOS líquido, temos 1 conector para ventilador da CPU e um para ventilador da CPU AMD RGB, além de 4 conectores para ventiladores de 4 pinos com no máximo 24W.

No painel traseiro de E / S, temos muita variedade. Não temos informações sobre o gerenciamento das faixas dessas portas, mas assumimos que as portas USB 3.1 Gen 2 Tipo C e Tipo A serão gerenciadas pelo chipset e as outras portas USB se comunicarão diretamente com a CPU. No total, teremos as seguintes portas:

  • 8x USB 3.1 Gen11x USB 3.1 Gen2 tipo-C1x USB 3.1 Gen2 tipo-A1x PS / 2 para mouse e teclado 2x RJ45 para LAN 1 e LAN 21x S / PDIF5x Jack de áudio e micro

Banco de ensaio

BANCO DE TESTE

Processador:

AMD Ryzen Threadripper 2950X

Placa de base:

ASRock X399 Phantom Gaming 6

Memória:

Corsair Dominator RGB de 32 GB a 3600 MHz

Dissipador de calor

Corsair H100i V2

Disco rígido

Kingston KC500 480GB

Placa gráfica

Nvidia GTX 1080 Ti

Fonte de energia

Corsair RM1000X

BIOS

Novamente, a ASRock nos surpreende com um BIOS de qualidade muito sólido que não possui tantos parâmetros quanto os outros. Ele nos permite fazer um overclock muito bem com apenas alguns cliques, podemos monitorar todos os elementos do nosso computador, atualizar o BIOS pela Internet sem precisar iniciar o sistema operacional ou criar perfis diferentes.

Hoje é muito difícil encontrar um BIOS estável que funcione tão bem quanto o ASRock para processadores AMD Threadripper. Devemos aplaudir o bom trabalho que cada geração da empresa está fazendo.

Overclock e temperaturas

Embora esta placa-mãe não seja uma MSI de primeira linha, conseguimos estabilizar os 4, 25 GHz 24/7 com uma voltagem de 1, 43 v com um processador de 16 fios e 16 núcleos. Achamos uma opção super interessante para os usuários que procuram qualidade / preço.

As temperaturas marcadas são durante 12 horas de estresse com o processador em estoque e o PRIME95 em seu longo programa de estresse. A zona das fases de alimentação chega a 92 ºC. Desta vez, entendemos que as temperaturas são essas, já que ele está alimentando um animal real, seria necessário verificar como outras marcas têm capacidade de refrigeração na área de VRM.

Palavras finais e conclusão sobre o ASRock X399 Phantom Gaming 6

A ASRock voltou a fabricar uma placa-mãe de alta qualidade, a ASRock X399 Phantom Gaming 6 foi projetada para os novos processadores AMD Threadripper de segunda geração, suportando 128 GB de RAM DDR4 de 3400 MHz, com overclock de processadores com mais de 16 núcleos Física, conectividade M.2 e dissipação que faz seu trabalho muito bem.

Recomendamos a leitura das melhores placas-mãe do mercado

No nível de desempenho, conseguimos colocar nosso AMD Threadripper 2950X em até 4.25 GHz em todos os seus núcleos, com uma voltagem de 1.43v. Conseguimos editar amostras de vídeo em 4K, jogar qualquer jogo em full HD, 2K e 4K sem nenhum problema.

Perdemos uma conexão Wifi e maior dissipação nos slots M.2 NVME, pois apenas um deles incorpora um pequeno dissipador de calor. Gostamos que a placa de som cumpra muito bem seu objetivo e tenhamos uma conexão de 2, 5 Gigabit assinada pela Dragon RTL8125AG.

Atualmente, o seu preço nas lojas online é de 302 euros. Acreditamos que seja uma das melhores placas TR4 de qualidade / preço atualmente no mercado. Bom trabalho!

VANTAGENS

DESVANTAGENS

+ PROJETO E COMPONENTES

- SEM CONEXÃO WIFI
+ QUALIDADE DE CONSTRUÇÃO - AS FASES SÃO AQUECIDAS AO PODER MÁXIMO, UMA DISSIPAÇÃO ATIVA SERÁ RECOMENDADA.

+ CAPACIDADE DE SOBRECARREGAMENTO

+ BIOS MUITO ESTÁVEL

CONECTIVIDADE DE LAN + 2.5G

A equipe de Revisão Profissional concede a ele a medalha de ouro:

ASRock X399 Phantom Gaming 6

COMPONENTES - 90%

REFRIGERAÇÃO - 75%

BIOS - 80%

EXTRAS - 81%

PREÇO - 80%

81%

Avaliações

Escolha dos editores

Back to top button