Hardware

Gerenciador de pacotes Linux: pacman, yum, apt ...

Índice:

Anonim

O gerenciador de pacotes no Linux é básico na escolha de uma distribuição Linux, pois, graças aos seus comandos, poderemos realizar todas as tarefas e instalações diárias em nosso computador. Portanto, sempre recomendamos que você use o comando HELP e visite bons sites com muitas informações. Então, trazemos a você este guia prático.

Qual gerenciador de pacotes Linux é ideal para você?

Como qualquer novo usuário do Linux, você pode ficar impressionado com o grande número de opções que possui quando se trata de distribuições que podem ser instaladas no seu computador desktop. Qual é a diferença entre Ubuntu, Fedora, OpenSUSE, Sabayon ou Arch? Por fim, a resposta curta é: gerenciadores de pacotes.

Cada distribuição oferece aos usuários um método exclusivo de instalação e manutenção de seu sistema, com diferentes graus de facilidade e usabilidade.

Este guia servirá como uma breve explicação sobre como executar tarefas básicas em cada um dos sistemas de gerenciamento de pacotes, para que você possa decidir qual é o mais adequado para você.

Pacman

É um gerenciador de pacotes popular e simples, mas poderoso, do Arch Linux e algumas distribuições pouco conhecidas do Linux. Ele fornece algumas das funções fundamentais de outros gerenciadores de pacotes, incluindo instalação, resolução automática de dependências, atualização, desinstalação e também desqualificação de software .

Ele foi projetado para ser simples e fácil de gerenciar pacotes para usuários do Arch.

YUM

YUM é uma dependência de resolução para o gerenciador de pacotes RPM. YUM é o valor padrão para o sistema de gerenciamento de pacotes incluído em alguns derivados da Red Hat, incluindo o Fedora 21 e o CentOS. A sintaxe do YUM é simples e os usuários do Apt não terão problemas para fazer a alteração.

Atualizar e atualizar através do YUM é muito simples, onde o seguinte comando cuida das tarefas:

atualização sudo yum

Para instalar um pacote, o seguinte comando é usado:

sudo yum install $ packageName

Além disso, para remover um pacote, o comando é:

sudo yum remove $ packageName

Para procurar um pacote instalável:

sudo yum search $ packageName

O YUM não inclui um comando autoremove para localizar e remover dependências não utilizadas, no entanto, inclui um ótimo recurso para instalar um pacote a partir de uma URL, que o Apt não inclui:

sudo yum instala $ url

APT

O Apt é uma dependência de resolução para sistemas baseados no Debian como o Ubuntu. Em conjunto com o dpkg, o gerenciador de pacotes Apt fornece uma maneira fácil de atualizar, instalar e remover software. Sem o Apt, manter um sistema Debian seria como usar o Linux nos anos 90.

O Apt tem uma sintaxe simples e agradável, mesmo que esteja sendo reescrito para fornecer uma sintaxe simples e clara. Assim, dependendo da versão que você está usando (o Ubuntu 14.04 e superior inclui os novos comandos do Apt), você pode usar comandos diferentes para obter os mesmos resultados.

Para atualizar os repositórios de software, use o seguinte comando:

sudo apt-get update

ou

atualização do sudo apt

Para atualizar o software:

sudo apt-get upgrade

ou

atualização do sudo apt

Para uma atualização mais completa, que também tenta dependências de pacotes conflitantes para a versão mais recente e remoção de versões antigas ou não usadas, o comando é o seguinte:

sudo apt-get dist-upgrade

ou

atualização completa do sudo apt

Esses comandos podem ser combinados para executar uma atualização em sucessão como esta:

sudo apt-get update e& sudo apt-get upgrade

ou

sudo apt update && sudo apt upgrade

Para instalar o software, o comando é:

sudo apt-get install $ packageName

ou

sudo apt install $ packageName

Para remover um pacote:

sudo apt-get remove $ packageName

ou

sudo apt remove $ packageName

Ao limitar o software do sistema usando o comando apt-get remove, o Apt faz um bom trabalho ao extrair dependências não utilizadas, no entanto, algumas vezes durante a remoção do software ou uma atualização, algumas dependências posteriores podem fique no sistema. Se você deseja remover esses pacotes do sistema. O Apt inclui um comando para esta tarefa:

sudo apt-get autoremove

ou

sudo apt autoremove

Procure um pacote instalável:

sudo apt-cache search $ packageName

ou

sudo apt search $ packageName

No momento, o Apt não oferece a capacidade de instalar um pacote a partir de um URL, o que significa que o usuário deve encontrar e fazer o download do pacote a ser instalado por ele. O Ubuntu e alguns de seus derivados conseguiram combater isso com um único clique para habilitar os links, encontrados em alguns sites.

Entropia

Entropy é o gerenciador de pacotes padrão do sistema Sabayon Linux, um derivado do Gentoo. O que torna o Entropy interessante é que o Sabayon usa arquivos binários através do Entropy, e também o código fonte através do gerenciador de pacotes do Gentoo, Portage. Um resumo básico deste sistema é o seguinte:

  • Os pacotes de origem são construídos em arquivos binários através do Entropy, usando o Portage.O Entropy converte binários em um pacote Entropy.Os pacotes de entropia são adicionados ao repositório Sabayon.O usuário instala um arquivo binário através do Entropy.

A entropia é comparável ao Apt, YUM, ZYpp e DNF, o que significa que os comandos são fáceis de usar para iniciantes. A entropia também inclui atalhos.

Para atualizar o software:

atualização sudo equo

ou

sudo equo up

Para atualizar todos os pacotes:

atualização sudo equo

ou

sudo equo u

Estes comandos podem ser usados ​​ao mesmo tempo:

atualização do sudo equo && atualização do sudo equo

ou

sudo equo up && sudo equo u

Para instalar um pacote:

sudo equo install $ packageName

ou

sudo equo em $ packageName

Para remover um pacote:

sudo equo remove $ packageName

ou

sudo equo rm $ packageName

Para procurar um pacote instalável:

sudo equo search $ packageName

ZYpp

O ZYpp é outra dependência de resolução para o gerenciamento de pacotes RPM e é o gerenciador de pacotes padrão do OpenSUSE e SUSE Linux Enterprise. O ZYpp usa.rpm binário, como o YUM, mas é um pouco mais rápido porque é escrito em C ++, enquanto o YUM é escrito em Python. O ZYpp é extremamente fácil de usar, pois inclui atalhos de comando que podem ser usados ​​em vez de comandos completos.

RECOMENDAMOS VOCÊ As melhores distribuições Linux 2018

Como o YUM, o ZYpp atualiza e aprimora todos os pacotes com o seguinte comando:

atualização sudo zypper

ou

sudo zypper up

Para instalar um pacote:

sudo zypper install $ packageName

ou

sudo zypper em $ packageName

Para remover um pacote, use o comando:

sudo zypper remove $ packageName

ou

sudo zypper rm $ packageName

Procure um pacote instalável:

sudo zypper search $ packageName

Como o YUM, não há comando autoremove incluído no ZYpp. Além disso, como o Ubuntu, o OpenSUSE possui links de instalação com um clique para a Web, com base no pacote de instalação.

DNF ou YUM Dandificado

DNF é uma reescrita YUM que usa recursos ZYpp, mais particularmente a dependência dos recursos de resolução. DNF é o gerenciador de pacotes padrão do Fedora 22 e superior, e deve se tornar o sistema CentOS padrão no futuro.

Para atualizar e atualizar todo o sistema:

atualização sudo dnf

Para instalar um pacote:

sudo install $ packageName

Para remover um pacote:

sudo dnf remove $ packageName

Procure um pacote instalável:

sudo dnf search $ packageName

Ao contrário de YUM e ZYpp, o DNF fornece o comando autoremove para pesquisar no sistema e remover dependências sem usar:

sudo dnf autoremove

E o DNF também permite a instalação de pacotes a partir de uma URL:

sudo dnf install $ url

Testando os diferentes gerenciadores de pacotes disponíveis, você pode encontrar o gerente mais confortável para você em qualquer distribuição.

Recomendamos a leitura de como criar um USB inicializável do Ubuntu.

O gerenciamento de pacotes é muito importante no Linux, e saber como usar vários gerenciadores de pacotes pode ajudar um usuário, pois é necessário baixar ou instalar software de repositórios, além de atualizar, gerenciar dependências e desinstalar software. muito vital e uma seção crítica na administração de sistemas Linux.

Qual gerenciador de pacotes é melhor para você? Você já tentou instalar um desses gerenciadores de pacotes fora da distribuição padrão? Espero que você tenha gostado e se quiser mais tutoriais sobre Linux, pode deixar seus comentários e compartilhar nas redes sociais.

Hardware

Escolha dos editores

Back to top button