Tutoriais

▷ Como usar o gerenciador de disco rígido no Windows 10

Índice:

Anonim

Uma das tarefas mais importantes e necessárias que podemos executar em nosso computador é criar, excluir e modificar partições em um disco rígido. Windows 10 quando, com uma ferramenta, ele já é implementado de forma nativa para realizar essas operações e outras interessantes que veremos. Seu nome como Administrador do disco rígido ou Ferramenta de gerenciamento de disco.

Índice de conteúdo

Além das ações típicas de particionamento, essa ferramenta é necessária para formatar um novo disco rígido que adquirimos, por exemplo. Ou também para criar discos rígidos virtuais.

O que podemos fazer com o gerenciador de disco rígido

Por meio dessa ferramenta , podemos gerenciar tudo relacionado aos discos rígidos e unidades de armazenamento de estado sólido SSD de nossa equipe sem a necessidade de instalar um aplicativo externo. Podemos fazer o seguinte:

  • Formate discos rígidos em NTFS, FAT e FAT32 Altere a letra das unidades ou partições de armazenamento Crie discos virtuais

Além disso, em todas as ações que realizamos, não precisamos reiniciar o computador ou usar qualquer console de comando. Tudo é feito através de um ambiente gráfico muito fácil, intuitivo e direto.

Como abrir o gerenciador de disco rígido no Windows 10

Como sempre, o Windows nos oferece opções diferentes para abrir essa ferramenta. Vamos citar apenas os mais diretos e úteis.

Usando ferramentas de inicialização

Pressionando o botão direito do mouse no menu Iniciar, obteremos uma lista de ferramentas. Precisamos selecionar " Gerenciamento de disco " e a ferramenta abrirá

Este menu também pode ser aberto usando a combinação de teclas " Windows + X"

Usando comandos

Se abrirmos a ferramenta executada usando o atalho de teclado " Windows + R ", podemos abri-la inserindo o comando " diskmgmt.msc"

Também podemos fazer isso gravando-o diretamente no menu Iniciar ou no PowerShell ou em um prompt de comando.

Ambiente gráfico do gerenciador de disco rígido do Windows 10

Em qualquer um dos casos, o resultado que obteremos ao abrir a ferramenta será o seguinte:

No topo, teremos a barra de ferramentas de onde podemos executar as ações correspondentes. Entre os mais interessantes, podemos destacar

Ação:

  • Criar VHD: com esta opção, podemos criar um disco rígido virtual ou VHD (disco rígido virtual). Para fins práticos, ele desempenhará as mesmas funções que um disco rígido normal, como armazenar arquivos ou instalar um sistema operacional. Expor VHD: depois de criá-lo, também podemos fazer com que apareça na parte inferior da ferramenta para executar as ações correspondentes.

Os outros itens de menu são dispensáveis ​​quanto à utilidade real.

A próxima coisa que podemos ver nesta ferramenta é uma lista de discos rígidos, bem como as partições que estão no nosso computador.

Se continuarmos no fundo, teremos a representação gráfica das unidades de armazenamento e sua divisão de partições. É aqui que passaremos a maior parte do tempo configurando os parâmetros de nossas unidades.

  • Abrir / Explorar: Com esta opção, abriremos diretamente a partição do disco rígido Marcar como ativa: por meio dessa opção, poderemos definir uma partição como ativa para que o equipamento inicie um sistema operacional a partir dela. Não devemos selecionar partições como ativas quando elas não possuem um sistema operacional. Alterar letra e caminhos da unidade: com esta opção, podemos atribuir uma nova letra ao disco rígido ou à partição. Formato: usando esta opção, formataremos o disco ou o volume da unidade. Perderemos todos os dados que ele contém. Estender volume: com esta opção, podemos aumentar o tamanho de uma partição do disco rígido. Ao aumentar um deles, outro diminuirá seu volume. Esta opção não estará disponível para a partição em que o sistema operacional está instalado. Reduzir volume: Reduziremos o volume da partição. Ele estará disponível para todas as partições. Adicionar reflexão: com esta opção, podemos criar uma partição que será a cópia de outra existente. Isso nos permitirá fazer uma cópia de backup dos arquivos de uma partição. Para criar um espelho, será necessário ter uma quantidade não alocada de espaço em um disco rígido diferente igual ou superior ao que queremos espelhar.

  • Excluir volume: com esta opção, excluímos uma partição. Ele será excluído da tabela de partições no disco rígido, mas não formatará os arquivos, possibilitando recuperá-los com o software de recuperação de arquivos.

Crie VHD com gerenciador de disco rígido

Vamos, por exemplo, criar um disco rígido virtual a partir desta ferramenta. Para fazer isso, devemos seguir estas etapas rápidas:

  • Vamos a " Ação " e clicamos em " criar VHD ". Aparecerá uma janela para introduzir os parâmetros da nova unidade. Poderemos selecionar o diretório em que vamos criar este disco rígido, a capacidade e o formato. Também podemos decidir se o a capacidade atribuída é fixa ou dinâmica

  • Aceitamos as alterações para que nosso disco seja criado e apareça na representação gráfica da parte inferior da ferramenta. Isso aparecerá como um disco rígido normal

  • Clique com o botão direito e escolha " Inicializar disco ". Essa ação será exatamente a mesma de quando fazemos com um disco rígido físico.

Em seguida, clique com o botão direito do mouse no espaço do disco rígido e escolha " Novo volume simples..."

Dessa forma, teremos um disco rígido virtual criado em nosso sistema. Se formos ao explorador de arquivos, na janela principal, poderemos ver este volume criado.

Operações com o Gerenciador de disco rígido

Já temos um tutorial completo explicando como usar outras opções desta ferramenta.

Para vê-lo, basta clicar no seguinte link:

A Ferramenta de Gerenciamento do Disco Rígido do Windows 10 é essencial para um administrador de computadores e para todos os tipos de usuários. Tire o máximo proveito de seus discos rígidos com ele.

Também recomendamos:

Deseja usar esta ferramenta para criar uma partição no seu disco rígido? É altamente recomendável fazer isso. Se você tiver algum problema com esta ferramenta, deixe-a nos comentários

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button