Hardware versus firewall de software: diferenças e recomendações
Índice:
Um firewall é o sistema de proteção que está entre a Internet e sua rede de computadores. Se usado corretamente, impedirá o acesso indesejado à sua rede. Um servidor analisa cuidadosamente os dados e fornece uma barreira protetora. Este servidor pode ser um hardware e software de firewall.
O ideal seria ter ambos para proteger a rede. Muitos acreditam que são as empresas que devem ter apenas o firewall, mas se o seu computador tiver acesso à web, esse servidor será necessário.
Recomendamos a leitura dos seguintes tutoriais:
- O que é um firewall e para que é usado? Os 5 principais firewalls para Windows 10. Melhores roteadores do momento . (Leitura 100% obrigatória). Como criptografar dados no Linux: Ubuntu, Linux Mint, Debian…
Diferenças entre hardware e software de firewall
Os firewalls de hardware podem ser adquiridos de forma independente, embora geralmente venham em roteadores de banda larga e devam ser considerados essenciais se nos conectarmos por banda larga. Em empresas de médio ou grande porte, o firewall da Sonicwall é usado, o modelo mais barato custa 400 euros e o intervalo alto, até 3000 euros .
Mas o que um firewall faz ? Principalmente, examina o cabeçalho de um pacote para saber a origem e o destino. As informações obtidas são comparadas com regras já definidas ou criadas por usuários que definem se o pacote será encaminhado ou removido. Para muitos de vocês entenderem, é um filtro de dados e ele decide quem acessa a rede ou não…
Na maioria dos casos, um firewall de hardware é a solução perfeita para organizações que desejam uma única proteção para diferentes sistemas. O negativo pode ser o quanto eles são caros e a dificuldade de administrar porque precisam de supervisão e do conhecimento necessário para sua instalação, configuração e monitoramento diários. Portanto, existem certificações de pagamento para cada marca no mercado.
Obviamente, aqueles com conhecimento em computação podem facilmente conectar um firewall de hardware, ajustá-lo e fazê-lo funcionar corretamente. Mas um usuário comum deve aprender as especificações do firewall de hardware e como usá-lo para garantir o funcionamento correto.
Você precisa ler os documentos que acompanham o firewall, pois nem todos são iguais. Você também pode comprar um software responsável por verificar seu funcionamento correto e proteção ideal.
Embora já tenhamos uma prévia de que existe um firewall realmente bom no Linux que você pode montar com um PC não muito poderoso, desde que você tenha no mínimo duas placas de rede. A distribuição é chamada IPCOP, que é super boa e, no meu ensino superior, abri um pouco o mundo das redes. Se você quer que eu lhe ensine como configurá-lo e como gerenciá-lo, peça-o através dos comentários e prepararei um manual para iniciantes.
Vamos voltar à chave do artigo… para usuários comuns, é mais fácil escolher um firewall de software. Eles vêm instalados (ou você o instala) no seu computador e você pode personalizá-los. Esse firewall de software protege o seu PC contra tentativas de controle externo e pode até proteger o computador dos worms e cavalos de Troia mais comuns. Normalmente, o Windows está ativado e até o seu antivírus traz o seu, o que às vezes nos torna um truque quando se trata de jogar online com nossos colegas. Com quem não aconteceu? ?
Imagem do painel do firewall de um roteador Asus
E é que esses firewalls de software são projetados para usuários individuais ou pequenas empresas que se conectam à Internet por meio de banda larga ou acesso discado. E a vantagem é que eles são instalados em cada dispositivo individualmente; portanto, diferente do hardware, se você sai com o laptop, mantém a proteção. Até o encontramos em smartphones e tablets.
Use firewall de hardware e software
Mesmo se você tiver um firewall de hardware em uma empresa, cada pessoa da sua equipe deverá ter software em seus computadores individualmente. Toda precaução é boa, desde que você saiba como usá-la.
Outra vantagem é que o firewall do software é facilmente expandido, você só precisa baixar os patches, atualizações e melhorias no site do fornecedor ou até mesmo o mesmo fornecedor envia as notícias disponíveis. O que você achou do nosso artigo sobre Firewall Hardware vs Software? O que você usa em casa ou na sua empresa? Aguardamos seus comentários.
Compre um ssd: recomendações para escolher o caminho certo
Guia de como comprar um SSD de alto desempenho para o seu computador: explicação sobre detalhes técnicos e o que procurar por sua escolha. Tudo em detalhes.
Dissipador de calor do processador: o que são? dicas e recomendações %%
Você sabe por que o dissipador de calor é necessário para o processador? Conheça as chaves e tudo o que você precisa saber. Como 5 %% modelos adicionais recomendados
O que é um firewall? utilizado para? (firewall)
Se você possui um sistema moderno, certamente terá um deles integrado. Mas o que é realmente um firewall e para que ele funciona?