Dissipador de calor do processador: o que são? dicas e recomendações %%
Índice:
- Primeiras coisas: por que o processador esquenta tanto?
- Função dissipador de calor do processador
- IHS ou encapsulado
- Pasta térmica
- Dissipador de calor do processador
- Tipos de dissipadores de calor do processador
- Suporte de soquete do processador
- RAM e suporte de chassi
- O que é refrigeração líquida?
- Vantagens e desvantagens de dissipadores de calor versus refrigeração líquida
- Os 5 modelos de dissipador de calor mais recomendados
- Arctic Freezer 33 Plus
- Cooler Master Hyper 212X
- Noctua NH-U14S
- Phanteks TC12LS
- Noctua NH-L12S
- Conclusão sobre o dissipador de calor do processador
Ter um bom coletor de processadores de desempenho é algo que muitos usuários ignoram. Vimos até computadores de jogos que ainda têm seus ridículos dissipadores de calor seriais instalados. Por isso, decidimos ensinar as chaves para a necessidade de um sistema de refrigeração eficiente que prolongará a vida útil do seu PC.
Índice de conteúdo
Além disso, aproveitamos a oportunidade para listar alguns dos modelos que recomendamos mais a um preço bastante atraente para quase todos os bolsos. E achamos que investir em boa refrigeração está economizando dinheiro em intervalos inesperados.
Primeiras coisas: por que o processador esquenta tanto?
Em nosso computador, existem muitos sistemas eletrônicos que operam em altas frequências. Maior frequência significa mais operações por segundo, mais ciclos por unidade de tempo e, consequentemente, mais oscilações de energia.
O efeito Joule explica que, simplesmente porque os elétrons estão se movendo em um condutor, um aumento na temperatura ocorrerá devido à energia cinética e às colisões entre eles. Quanto mais intensidade de energia, medida em amperes (A), maior o fluxo de elétrons e, consequentemente, mais calor será liberado.
Todos sabemos que um processador trabalha com voltagem muito baixa, em torno de 1, 1 ou 1, 2 V em corrente contínua. Também sabemos que o TDP (energia) consumido por um desses está entre 45W e 95W. Com esses valores, teremos elementos suficientes para poder calcular o fluxo atual através de uma CPU aproximadamente. Vamos dar um exemplo com uma CPU de 1, 13 V e 65 W de potência:
Imagine então como uma intensidade tão grande de energia circula através de um chip tão pequeno, apenas alguns centímetros, e isso é apenas no caso teórico, pois se fizermos o overclock da CPU, aumentaremos a frequência e, consequentemente, a intensidade e a potencia.
Bem, tudo isso faz com que a CPU aqueça da mesma maneira que faz, de fato, as temperaturas que vemos não são nada comparadas com o que poderíamos ver se removermos o dissipador de calor da CPU. No caso ideal em que continuaria a funcionar sem queimar, uma CPU poderia atingir 1.000 graus ou mais.
Função dissipador de calor do processador
É aqui que entram os sistemas de refrigeração dos processadores. A função deles é capturar o calor que depende da CPU e transferi-los para o ar ambiente.
IHS ou encapsulado
Quando vemos uma CPU descoberta, não estamos realmente vendo o chip onde estão os transistores, mas é apenas um encapsulamento construído em cobre e alumínio que protege toda a área interna. Chamamos esse pacote de IHS (espalhador de calor integrado). A função do IHS é capturar o calor gerado pelo núcleo da CPU e distribuí-lo por uma área maior e depois transferi-lo para o dissipador de calor.
Pasta térmica
O próximo elemento que encontramos no caminho para a pia é a pasta térmica. Sua função é muito simples, mas ao mesmo tempo crítica, ajuda a conectar as superfícies IHS à superfície do dissipador de calor. Se colocássemos este dissipador de calor em cima da CPU, a transferência de calor não seria eficaz, porque ambas as superfícies não são completamente coladas devido a imperfeições microscópicas. Isso é chamado de resistência de contato.
Bem, a pasta térmica é um componente viscoso que lembra a pasta de dente, que não possui condutividade elétrica. É aplicado na superfície entre os dois elementos para aumentar a transferência de calor.
Dissipador de calor do processador
Todas as opções acima não teriam sentido se esse elemento não existisse. O dissipador de calor nada mais é do que um bloco complexo feito de metal de alta condutividade térmica, por exemplo cobre ou alumínio. A condutividade térmica mede a capacidade de um material de transportar calor através de sua estrutura interna e é medida em W / m · K ou Watts / metro · Kelvin.
As unidades desta magnitude são medidas em potência (W) ou (Joules / segundo) entre o produto da distância (m) e a temperatura em Kelvin (K) ou o que é o mesmo W / m · K. Um dissipador de calor construído em alumínio tem uma condutividade de cerca de 237 W / m · K, enquanto um bloco de cobre aumenta para 385 W / m · K.
Bem, a estrutura de um dissipador de calor consiste basicamente de um bloco sólido de cobre que faz contato com a CPU e uma torre composta por centenas de aletas finas que aumentam substancialmente a superfície de troca de calor. Além disso, tubos quentes ou tubos de cobre percorrem esse bloco aletado para capturar calor da CPU e distribuí-lo melhor por todo o bloco. Finalmente, um sistema de ventiladores circula uma corrente de ar entre essas aletas para capturar o calor e distribuí-lo pelo ambiente. É assim que o processo de refrigeração é concluído.
Quanto mais aletas, mais superfície e, consequentemente, mais ar pode capturar o calor. Por que o alumínio é sempre usado no bloco principal? Bem, pelo simples fato de ser um metal muito mais leve. Um dissipador de calor de cobre cheio pode pesar mais de 2 kg, algo inadmissível que pode verificar a resistência da placa-mãe.
Tipos de dissipadores de calor do processador
A julgar pelas fotos que colocamos nas seções anteriores, você pode ver que elas são dissipadores de calor bastante grandes. Os fabricantes sempre precisam encontrar um equilíbrio entre tamanho, peso e superfície de troca, e essa é a maior razão pela qual existem tantos modelos disponíveis no mercado.
Existem principalmente três tipos de dissipadores de calor no mercado (na minha opinião):
Depósito de estoque
Não é um tipo como tal, mas devido à sua configuração específica, podemos considerá-lo diferente. Eles são os menores, que normalmente vêm das mãos da Intel e aparecem como um núcleo central de alumínio oco que faz contato com a CPU. A partir disso, as barbatanas saem verticalmente na forma de hélices. Além disso, um pequeno ventilador é instalado para ajudar a dissipar o calor deles. Também pode ser considerado um dissipador de calor de baixo perfil, embora seja ainda menor que estes.
Algo que devemos dizer a favor da AMD é que seus dissipadores de calor são muito bons e com bons materiais, e também é verdade que a Intel possui CPUs que esquentam mais. Mas em uma CPU menos potente, uma delas geralmente é suficiente, enquanto no caso da Intel, seria aconselhável comprar uma de forma independente, porque ela tem um conjunto de dissipador de calor + pasta térmica pior do que a AMD.
Dissipadores de calor da torre
Tem uma aparência que lembra um bloco de apartamentos, com uma base separada das barbatanas e uma infinidade de tubos de calor que transferem o calor para um ou mais blocos de barbatanas. Existem muitos modelos com dimensões de até 160 mm de altura e 120 de largura. Eles são recomendados para chassi e computadores ATX com processadores poderosos devido às suas grandes dimensões e capacidade de refrigeração. Uma característica comum neles é que o ventilado é colocado na vertical, em um ângulo de 90 com relação ao plano da placa-mãe.
Dissipadores de calor de baixo perfil
Esses dissipadores de calor também têm uma grande superfície aletada, mas a grande diferença é que ele está localizado na horizontal, ou melhor, com os heatpipes funcionando na horizontal. Tem uma largura semelhante à anterior, de cerca de 100 ou 120 mm, mas é muito mais compacta e ideal para pequenas torres micro ATX ou até ITX. A capacidade de refrigeração é menor e o ventilador será colocado horizontalmente e paralelo à placa-mãe.
Suporte de soquete do processador
Bem, já temos todos os ingredientes para saber como um dissipador de calor funciona e quais tamanhos existem (mais ou menos). Mas ainda não dissemos nada sobre compatibilidade. Um dissipador de calor é compatível com todos os soquetes Intel e AMD ? Bem, isso depende do fabricante e da qualidade do dissipador de calor.
No passado, era muito mais difícil encontrar um dissipador de calor que fosse adequado a todos os CPUs, devido ao sistema peculiar que a AMD usava nos deles. Na era atual, praticamente todos os dissipadores de calor são compatíveis com os dois fabricantes, uma vez que a instalação se baseia na colocação de mais de quatro orifícios na placa-mãe em um suporte de metal que será responsável por levar o dissipador de calor para a CPU.
Precisamente neste suporte de metal é a chave, porque ele deve ser acoplado às placas Intel e AMD usando um sistema de matrizes móveis que o torna compatível. Praticamente todos os dissipadores de calor serão compatíveis com os soquetes AM2, AM3 e AM4 da AMD e LGA 1151s da Intel.
Mas há também o caso de CPUs maiores, como o soquete LGA 2066 e, especialmente, o colossal TR4 da AMD. Nesta área, nem todos são compatíveis, e devemos prestar atenção às especificações, pois elas terão que incorporar placas independentes para a instalação do suporte.
RAM e suporte de chassi
Outro aspecto a considerar é que o dissipador de calor não nos impede de instalar módulos de memória RAM em nossa placa-mãe. Como você sabe, o espaço em uma placa é bastante limitado e alguns dissipadores de calor ocupam parte da área do slot DIMM devido ao seu tamanho enorme, por exemplo, o Scythe Fuma. Esse dissipador de calor é tão amplo que uma RAM com encapsulamento de dissipação não cabe no primeiro slot.
O que queremos dizer é que, ao comprar um dissipador de calor grande, devemos observar a altura admissível para as memórias RAM encapsuladas, pois podemos ter uma surpresa desagradável.
O mesmo vale para torres de chassi ou PC. Um chassi ATX médio geralmente tem uma largura de 210 mm, se removermos o que a placa-mãe ocupa e o ovo para os cabos, no final ficaremos com 160 ou 170 mm de espaço. Sempre verifique nas especificações a largura que ele suporta para o dissipador de calor da CPU, porque, novamente, você pode fazer uma compra com falha.
O que é refrigeração líquida?
O resfriamento líquido é um sistema de dissipação de calor que está ganhando mais destaque atualmente, especialmente em computadores de jogos. Não é o objetivo do artigo, mas explicaremos acima em que consiste e os prós e contras disso em relação a um dissipador de calor.
O resfriamento líquido para um PC tem a mesma filosofia que o resfriamento para um carro, embora de forma simplificada. É um sistema composto por três elementos, que formam um circuito fechado:
- Elemento líquido: pode ser água destilada ou algo semelhante, e é responsável por percorrer o circuito, para coletar o calor da CPU e transportá-lo para um radiador através de um sistema de tubos de borracha. Cabeçote de bombeamento e dissipação: Esse cabeçote está em contato direto com a CPU. É instalada uma bomba que moverá o líquido através do circuito fechado. Radiador ou trocador: é um bloco que contém uma galeria de tubos e aletas sinuosas para transferir calor do líquido para o ambiente com a ajuda de ventiladores instalados em sua superfície.
Atualmente, existem dois tipos, o AIO (All In One), que é comprado como visto na foto, com tudo já incluído e montado apenas para a instalação. E os personalizados, nos quais o usuário pode montar um sistema integral em CPU, GPU, VRM, etc. Eles são mais poderosos e, portanto, têm uma embarcação de expansão como nos veículos.
Vantagens e desvantagens de dissipadores de calor versus refrigeração líquida
Dissipador de calor | Arrefecimento por líquido |
Vantagens:
· Bastante acessível · Sem problemas de vazamento de fluidos · Muitos modelos e tipos |
Vantagens:
· Alta capacidade de dissipação para overclock · AIO bastante fácil de instalar · Melhor estética e mais espaço na placa |
Desvantagens:
· Menor capacidade de refrigeração que o líquido · Não recomendado para overclock forte · Eles ocupam muito espaço |
Desvantagens:
· Grandes radiadores, leve em consideração a capacidade do chassi · Custo mais alto que um dissipador de calor Medo de vazamento de líquido |
Os 5 modelos de dissipador de calor mais recomendados
Finalmente, deixamos os 5 modelos de dissipador de calor mais recomendados pela Professional Review
Arctic Freezer 33 Plus
ARCTIC Freezer 33 Plus - Refrigerador de CPU semi-passivo, Ventilador de CPU para Intel e AMD, TDP de até 160W, Potência de resfriamento, Refrigerador com ventilador PWM de 120mm, silencioso e eficiente- Ventilador adicional para melhor resfriamento: duas ventoinhas F12 PWM em lados opostos do radiador facilitam o fluxo de ar. O primeiro empurra-o através do dissipador de calor, o segundo retira-o Desempenho do preço do acampamento: Baseado no i32 plus, mas com aprimoramentos que melhoram o desempenho e reduzem o ruído. Dispositivo premiado, perfeito para entusiastas de PC que procuram uma solução acessível Desempenho máximo: A superfície de contato dos tubos de calor não cobre toda a cobertura protetora. É onde o processador DIE está e abrange até as versões completas de 18 núcleos. Semi-passivo: Um controlador desenvolvido por engenheiros alemães permite que a CPU lide passivamente durante a operação do Windows. A ventoinha de 120 mm inicia apenas com 40% de PWM Compatibilidade ideal, instalação e transporte fáceis: Sistema de montagem rápida, fácil de instalar, confiável e compatível com todos os soquetes Intel e AMD, incluindo 2066. É seguro transportar.
Este dissipador de calor é certamente aquele que oferece o melhor desempenho em relação ao seu preço minúsculo. Um dissipador de calor com 8 heatpipes de cobre e capacidade dupla de ventoinha de 120 mm. Além disso, é compatível com todos os soquetes Intel e AMD AM4.
Cooler Master Hyper 212X
Cooler Master Hyper 212X - Ventoinha para PC (1, 2 W, 12 cm, 1700 RPM), preta- Com diâmetro de 12 cm Com fluxo de ar entre 25 - 54, 65 CFM Velocidade máxima de rotação de 1700 RPM Nível de ruído de alta velocidade de 27, 2 dBC Com 4 tubos do dissipador de calor
Maior compatibilidade com o soquete AMD do que o anterior e ideal para configurações de jogos para PC com processadores bloqueados. Possui 4 tubos de calor de cobre de cada lado e um radiador grande com capacidade de ventilador duplo.
Noctua NH-U14S
Noctua NH-U14S, dissipador de calor com CPU de torre única (140mm)- Seu design premiado e estreito de torre única de 140 mm combina excelente refrigeração com operação surpreendentemente silenciosa e excelente compatibilidade com RAM.Ele não se destaca acima dos slots de RAM nas placas-mãe LGA2066 e LGA2011, garantindo total compatibilidade com Módulos altos Ventoinha NF-A15 de 140 mm otimizada com montagem PWM e adaptador de redução de ruído, permitindo controle automático de velocidade e operação silenciosa Sistema de montagem com soquete múltiplo SecuFirm2, muito simples de instalar e compatível com Intel LGA1150, LGA1151, LGA1155, LGA1156, LGA1366, LGA775 e AMD AM2 (+), AM3 (+) FM1, FM2 (+), AM4 A reconhecida qualidade Noctua para Intel Core i9, i7, i5, i3 (por exemplo, 9900K, 9700K, 9980XE) e AMD Ryzen (por exemplo, 3850X, 3700X, 2700X)
Para quem quer mais potência de resfriamento e resistência ao overclock, este Noctua com 12 ventiladores de calor, 150 mm e 140 mm será o melhor que temos no mercado. Além disso, ele suporta memória RAM de alto perfil. Vale muito a pena para um PC de jogos.
Phanteks TC12LS
Phanteks PH-TC12LS - Ventoinha para PC (Refrigerador, Processador, Soquete 775, Soquete AM2, Soquete AM3, Soquete AM3, Soquete AM3 +, Soquete B (LGA 1366), Soquete FM1, Soquete, 104 x 119 x 48mm, Alumínio, Cobre, Preto, cor branca)- Compatível com Intel LGA2066, LGA2011 (-3), LGA1366, LGA115x, LGA775 Compatível com AMD: AM3 (+) AM2 (+), FM2 (+), FM1 Design de perfil baixo: altura de 74 mm (47 mm sem ventilador) O ventilador O PH-F120MP tem um fluxo de ar máximo de 53, 3 CFM Nível de ruído de 25 dBA
Para usuários que precisam de algo compacto, mas com grande eficiência térmica, esse dissipador de calor é ideal. Possui 6 tubos de calor de cobre e suporta ventiladores de 120 mm com apenas 48 mm de altura.
Noctua NH-L12S
Noctua NH-L12S - Dissipador de calor de CPU de perfil baixo de 70 mm com ventoinha silenciosa de 120 mm e PWM, marrom- Refrigerador de CPU compacto e de alta qualidade e baixo perfil (altura total de 70 mm) Sucessor aprimorado do premiado NH-L12, adequado para sistemas ITX e HTPC Ventoinha NF-A12x15 otimizada de 120 mm, com suporte a PWM e adaptador de redução de ruído, permitindo controle de velocidade e operação silenciosa Inclui composto térmico NT-H1 premiado e sistema de montagem com soquetes múltiplos SecuFirm2, muito simples de instalar e compatível com Intel LGA115x, LGA2011, LGA2066 e AMD AM2 (+), AM3 (+), AM4, FM1, FM2 (+)
Para finalizar, temos outro alto desempenho compacto e também suportamos RAM grande e todos os principais soquetes da AMD e Intel. Possui 4 heatpipes e uma ventoinha de 120 mm.
Conclusão sobre o dissipador de calor do processador
Com esses cinco modelos, estamos praticamente cobrindo todas as áreas de trabalho dos computadores atuais. De equipamentos de jogos a mais modelos com processadores desbloqueados e usuários que desejam se livrar do dissipador de calor de estoque, a PCs com CPUs poderosas, capazes de realizar overclocking.
É verdade que, se quisermos fazer um overclock forte, o melhor será o resfriamento líquido, mas não vamos nos iludir, poucos usuários costumam praticar essas práticas; portanto, um bom dissipador de calor como o Noctua será uma das melhores opções.
Também lembramos de usuários que gostam de PCs compactos, e os fabricantes têm opções interessantes para eles que têm um desempenho muito bom e a um preço muito atraente.
Agora deixamos alguns tutoriais interessantes e, é claro, nossos guias de hardware relacionados ao tópico.
Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Para qualquer coisa, escreva-nos na caixa de comentários ou no fórum de hardware.
▷ Placa gráfica: dissipador de calor de referência (ventilador) vs dissipador de calor personalizado
Placa gráfica com dissipador de calor do ventilador ou ventiladores axiais ✅ diferenças, o que é melhor, desempenho e temperaturas.
Memories Memórias ram com dissipador de calor ou sem dissipador de calor
Analisamos se o uso de dissipadores de calor claor nos módulos de memória RAM é necessário - uma das dúvidas mais frequentes entre os usuários.
Qual laptop comprar: dicas e recomendações
Ajudamos você a escolher qual laptop comprar: design, jogos, ultrabook, desempenho, bateria, placa gráfica e preço.