Tutoriais

Compre um ssd: recomendações para escolher o caminho certo

Índice:

Anonim

Neste artigo, ajudaremos você a escolher como comprar um SSD e, portanto, como aumentar o desempenho superior na configuração do seu PC. O SSD, que é uma unidade de estado sólido, não é mais uma novidade no mercado de computação.

Já tem alguns anos, mas devido a atualizações constantes na interface e nas tecnologias, o usuário pode ficar confuso ao comprar uma nova unidade. Ainda mais as pessoas que sempre tiveram o HDD convencional e também estão pensando em mudar para um SSD , que está caindo gradualmente no preço e, portanto, é cada vez mais popular.

Índice de conteúdo

Guia para comprar um SSD

Caso você ainda esteja fora do que é um SSD, vamos localizar exatamente o que é. Os discos de estado sólido ou disco de estado sólido são unidades de armazenamento que apresentam grandes diferenças em termos de discos rígidos convencionais .

A primeira grande diferença está em relação à sua estrutura, enquanto os HDDs possuem peças móveis internamente formando uma engrenagem real para sua operação, o SSD é completamente diferente. Em vez desse mecanismo, os SSDs têm uma construção de circuito integrado semicondutor usando memória flash, que também é encontrada em outros dispositivos de armazenamento, como drives flash. Com esse design diferenciado, o SSD pode ter grandes vantagens em relação ao HDD, variando de maior resistência a níveis mais altos de desempenho do que os HDDs.

Na imagem acima, você pode ver a diferença visual entre as duas unidades. Enquanto a unidade à esquerda (o HDD) usa peças móveis para formar o equipamento operacional, a unidade lateral (o SSD) trabalha com uma placa de circuito.

Essa diferença de construção tem um impacto muito grande no desempenho. Devido ao seu formato circular, os dados dos HDDs mantidos no centro do círculo são acessados ​​a uma taxa mais lenta que os dados contidos nas bordas externas. Por outro lado, nas unidades de estado sólido, o tempo de acesso é uniforme na unidade.

Os benefícios de trocar o disco rígido tradicional do seu desktop ou laptop por um SSD são vários. Dê uma olhada abaixo:

  • Com um SSD, os tempos de acesso são reduzidos, proporcionando maior velocidade no acesso à memória.Como não há partes móveis, o computador não sofrerá interrupções devido a erros no disco, por exemplo. Os níveis de resistência do SSD são muito maiores do que os de um disco rígido . Muito mais leve e mais rápido. Uma unidade de 2, 5 polegadas (7 mm por exemplo) pode ser usada em um laptop super fino como um Ultrabook. Assim, o SSD se adapta às mais variadas configurações: os SSDs têm versões mais bonitas que os HDDs convencionais, uma vez que os fabricantes produzem caixas especiais para suas unidades. A HyperX, por exemplo, lançou uma unidade SSD ao lado da E-Sports, trazendo uma carcaça laranja e preta para a SSD, menor consumo de energia e maior largura de banda.

Claro, nem tudo é positivo: as unidades de estado sólido também trazem algumas desvantagens que você deve considerar antes de comprar:

  • O custo de cada giga é muito maior que o de um disco rígido mecânico.A capacidade de armazenamento é menor em relação aos discos rígidos. Enquanto nos discos rígidos você encontra unidades de até 20 TB, o SSD atualmente tem uma capacidade máxima de 2 a 4 TB e, nessas capacidades, tem um preço totalmente proibitivo.

Recursos para escolher corretamente

Neste ponto, e você certamente já viu nosso guia sobre os melhores SSDs do mercado, desejará saber um pouco mais sobre eles e quais escolher.

Capacidade de armazenamento

Esse é certamente o primeiro ponto que chama a atenção da grande maioria das pessoas ao comprar uma nova unidade de armazenamento, seja um SSD ou não. A sugestão aqui é muito relativa, pois depende do que o usuário deseja com esta unidade em seu computador. Em um primeiro cenário, um SSD pode ser adquirido apenas para reduzir o tempo de inicialização ou a carga de alguns programas. Nesse caso, normalmente são compradas unidades com capacidades mais baixas, como as versões de 120 GB ou mesmo as de 240 GB, que são realmente baratas.

Em vez disso, para armazenamento bruto, você pode comprar formulários maiores, variando de 500 GB a 2 TB. Obviamente, os SSDs com uma grande capacidade de armazenamento serão mais caros. Outra sugestão, caso você queira uma unidade com maior capacidade, seria melhor comprar duas unidades separadas e fazer o RAID 0.

Em vez de, por exemplo, não ser mais necessário pagar uma fortuna real em um SSD de 960 GB, você pode comprar dois modelos de 480 GB e executar a técnica RAID que unirá a capacidade e o desempenho das unidades e as transformará em uma. Depois que o coletor de lixo SSD foi aprimorado. Portanto, recomendamos que você leia nosso guia sobre como otimizar seu SSD com o Windows 10.

Desempenho

Este é o assunto que menos dúvidas gera para todos aqueles que estão pensando em comprar um SSD. E é relativamente fácil entender qual comprar se você for baseado no desempenho. O único problema é a variedade de padrões hoje para o SSD. Além da interface SATA, também existem unidades SSD via conectores M.2 e PCI-Express. Cada um tem suas particularidades e níveis de desempenho.

Além disso, há outro fator muito importante que é o que diz respeito a qual linha de unidades de estado sólido você está comprando. A Kingston, por exemplo, possui a linha V400 e todos os modelos com o nome HyperX. Você deve ter cuidado para observar se o modelo que está sendo adquirido é a divisão mais simples ou se destina a jogadores e entusiastas.

Como comparação, pegaremos o SSD da série V400 contra o Samsung 950 PRO, os dois modelos de 240 GB. No V400, a velocidade máxima de leitura é de até 520 MB / s, enquanto a velocidade de gravação é de até 500 MB / s. Por outro lado, com o Samsung 950 PRO, a velocidade de leitura e gravação é de até 2500 MB / se 1500 MB / s de leitura e gravação, respectivamente, sendo um disco NVMe.

Portanto, ao comprar um SSD, além do design e da grande quantidade de informações que os fabricantes geralmente indicam em relação às diferenças entre um HDD e um SSD, você deve estar ciente dos números de leitura e gravação das unidades e comparar as relação de preço entre eles.

Lembrando que tudo isso que mencionamos até agora refere-se ao padrão SATA, mais precisamente à revisão SATA 3, ou popularmente conhecida como SATA III, que é a interface que começou com os HDDs e também foi adotada para unidades de estado sólido, Isso permite que, se sua placa-mãe tiver portas SATA e você tiver um disco rígido, quando quiser acessar uma unidade de estado sólido, você só precisará comprar o próprio SSD, sem se preocupar em alterar nenhum item.

Samsung 860 EVO MZ-76E250B / EU - disco rígido interno sólido de 250 GB, interface SATA preta; Leitura sequencial de 550MB / s; Gravação sequencial 520MB / s 67, 16 EUR

Obviamente, nem todas as placas-mãe têm portas SATA III. Os mais antigos apresentam revisões mais antigas, como SATA I e SATA II. Para o SSD, é de extrema importância que ele seja usado em uma porta SATA III.

Alguns testes mostraram que, ao conectar o SSD a portas controladas por chips de terceiros como o da ASMedia, amplamente encontrado em várias placas-mãe, o desempenho é um pouco menor em relação às portas fornecidas diretamente pelo chipset. Para descobrir quais portas correspondem ao chipset e ao controlador, consulte o manual da sua placa-mãe

Esperamos que, com este guia, tenhamos resolvido algumas dúvidas sobre a aquisição de um SSD. Agora, quando você estiver comprando, terá uma base maior em relação a quais elementos observar. O que você achou do nosso guia sobre como comprar um SSD e seus fatores a serem considerados? Você achou útil? Sua opinião é muito importante para nós!

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button