Internet

Este é o novo cânone digital aprovado pelo governo

Índice:

Anonim

O Conselho de Ministros do governo espanhol aprovou ontem um novo decreto-lei real que vem modificar o cânone digital e, com ele, a compensação pela cópia privada para os autores, a partir de agora o cânon será carregado em telefones celulares, CDs, memórias e muitos mais dispositivos eletrônicos.

O novo cânone digital já está em andamento

O novo cânone digital procura oferecer aos autores um extra econômico para a cópia privada, ou seja, os usuários terão que pagar mais para piratear o conteúdo, mesmo que não o piratemos mais tarde. Em 2012, o Partido Popular já aprovou o Real Decreto-Lei 1657/2012, que lançou o cânone digital através de uma taxa fixa que surgiria dos Orçamentos Gerais do Estado; no entanto, em 2016, o Supremo Tribunal declarou nulo esse decreto. ao considerar que a compensação pelos direitos autorais não deve ser de todos os contribuintes.

O cânone digital chega, subindo os preços de smartphones e tablets

O texto marca que são os fabricantes e distribuidores desses dispositivos que devem assumir o custo econômico do cânon; logicamente, eles aumentarão os preços de venda de seus produtos para não perder dinheiro, para que, finalmente, nós somos os usuários finais. que estamos pagando por isso. O desenvolvimento regulatório do novo sistema ainda está em andamento, mas as taxas fixam valores de 21 centavos para DVDs em branco, 1, 10 euros para smartphones e 3, 15 euros para tablets.

O novo cânone digital abrirá exceções junto a entidades do setor público, pessoas físicas e jurídicas que justifiquem que seus equipamentos e suportes são destinados apenas a uso profissional. Por tudo isso, a Associação para o Desenvolvimento da Propriedade Intelectual (ADEPI) destaca que é uma boa medida que chega um ano atrasada e com um custo muito menor que o de outros países europeus.

Fontes: O país e o mundo

Internet

Escolha dos editores

Back to top button