Notícia

O primeiro supercomputador exascale usa a arquitetura gráfica intel xe

Índice:

Anonim

A Intel e o Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE) anunciaram hoje o supercomputador Aurora, onde a arquitetura gráfica Intel Xe será um dos principais players.

Aurora é um supercomputador exascale com gráficos Intel Xe

Aurora é o primeiro supercomputador exascale e será entregue ao Laboratório Nacional de Argonne em 2021. Surpreendentemente, o anúncio expôs a implementação do Intel Xe, uma arquitetura gráfica que a Intel ainda não lançou oficialmente.

Além dessa nova arquitetura gráfica, são mencionados os DIMMs Optane e uma geração futura de processadores Xeon.

Visite o nosso guia sobre como configurar um computador 'Gaming'

A Intel e seu parceiro Cray construirão o sistema, que pode executar operações inquestionáveis ​​de quintilhão por segundo (sustentadas). Estima-se que o supercomputador Aurora seja um milhão de vezes mais rápido que os desktops modernos de hoje. Também seria significativamente mais rápido que outros supercomputadores, que estão na faixa de desempenho ~ 400 petaFLOPS.

O DOE ainda não divulgou estatísticas de consumo de energia, mas sabemos que a Intel e Cray estão construindo o sistema sob um contrato de US $ 500 milhões, dos quais US $ 146 milhões vão para Cray.

O novo sistema é composto por 200 sistemas Shasta Cray e seu inovador tecido de malha "Slingshot". Essa plataforma, que também alimentará o supercomputador Perlmutter, pode incluir uma ampla gama de CPUs, incluindo a futura variante EPYC 'Milan' , mas o sistema Aurora inclui CPUs Intel Xeon de última geração ainda não reveladas.

O sistema aproveita a arquitetura gráfica Xe da Intel e, em seu anúncio, a empresa disse que o Xe será usado principalmente para funções de IA (Deep Learning).

Fonte Wccftech

Notícia

Escolha dos editores

Back to top button