Hawk é o primeiro supercomputador 2 baseado em zen
Índice:
Na semana passada, a AMD anunciou seus processadores EPYC de segunda geração, com o nome de Roma. Espera-se que esses novos processadores sejam anunciados oficialmente no próximo ano, mas terão até 64 núcleos Zen 2, com oito chiplets de 7nm em torno de um controlador central de 14nm. Hawk é o primeiro supercomputador baseado em Zen 2.
Hawk será um monstro com 640.000 núcleos Zen 2
Esta semana é a conferência anual de supercomputação, que se concentra na computação de alto desempenho, onde todos os principais fabricantes de equipamentos originais com ofertas de servidores, bem como centros de supercomputação, podem promover suas últimas inovações. Um deles é o Centro de Computação de Alto Desempenho, com sede em Stuttgart, Alemanha, que revelou algumas informações sobre seu novo sistema "Hawk". O primeiro supercomputador a ser usado pelos futuros processadores EPYC Rome da AMD é o "Hawk", baseado em HLRS , que será instalado em 2019.
Recomendamos a leitura do nosso artigo sobre Mais detalhes da arquitetura de design do AMD EPYC Rome
O professor Michael Resch, diretor do HLRS, falou sobre o Hawk em uma palestra no estande da AMD. O slide descreve o Hawk como um sistema de 640.000 núcleos que usa CPUs de 64 núcleos. Isso soma nada menos que 10.000 processadores EPYC Zen 2, listados com um desempenho de 24, 06 PetaFLOPs, que se traduz em 2, 4 TeraFLOPS por CPU para a frequência de 2, 35 GHz mencionada no slide. Parece ser uma frequência base, embora os atuais processadores AMD Naples Naples ofereçam um modo de "frequência constante" para garantir um desempenho consistente. A memória principal foi catalogada como 665 TB, com 26 PB de espaço em disco. A discriminação de como se divide entre NAND e HDD não foi divulgada.
A AMD está se fortalecendo com o Zen 2 e seu novo EPYC baseado em chiplets, um design revolucionário que pode virar o setor de cabeça para baixo.
Fonte TechpowerupImagens do primeiro sistema completo baseado no ryzen threadripper
A HotHardware mostrou uma equipe da Alienware Area-51, baseada no novo processador topo de linha AMD Ryzen Threadripper 1950X.
Amd anuncia mxgpu, o primeiro gpu virtual baseado em hardware
A AMD anunciou uma nova tecnologia MxGPU, algo que chamou de primeira solução de GPU virtual baseada em hardware do mundo.
O primeiro supercomputador exascale usa a arquitetura gráfica intel xe
O Aurora é o primeiro supercomputador exascale e será entregue ao Laboratório Nacional de Argonne em 2021. É alimentado por Intel Xe.