Processadores

A largura de banda interna de Ryzen depende da ram

Índice:

Anonim

Os novos processadores AMD Ryzen são baseados em um design quase completamente novo, sua microarquitetura Zen foi desenvolvida do zero para finalmente oferecer um produto muito competitivo, capaz de lutar com a mais alta gama da Intel. Entre as novidades mais importantes, encontramos o novo barramento Infinity Fabric.

O barramento de interconexão Ryzen depende da RAM

O Infinity Fabric é o sucessor do HyperTransport e se torna a mais nova tecnologia de interconexão da AMD. Esse novo barramento é usado nos avançados processadores Ryzen para conectar os diferentes complexos CCX entre si com o restante dos elementos do chip que não fazem parte dos núcleos de processamento, por exemplo, o complexo PCI-Express e a ponte sul integrada (southbridge) A AMD afirmou que este barramento Infinity Fabric está sincronizado com a frequência do relógio da memória.

A velocidade da RAM tem um impacto muito importante no desempenho dos processadores AMD Ryzen, de fato, influencia muito mais do que no caso dos processadores Intel. Finalmente, o segredo vem à tona, essa dependência da velocidade da RAM deve-se ao fato de estar conectado ao barramento de interconexão. O Infinity Fabric é uma interface bidirecional de 256 bits usada na microarquitetura Zen e também nos núcleos gráficos Vega.

Esse barramento depende diretamente da velocidade do clock da memória RAM usada; por exemplo, se usarmos memórias em 2133 MHz, o barramento operará na velocidade de 1066 MHz; portanto, o uso de memória RAM de alta velocidade influencia bastante a largura de banda da interconexão de todos os elementos que compõem os processadores AMD Ryzen.

Depois de conhecer essas informações, podemos afirmar que a velocidade da RAM é mais importante do que nunca para os usuários de processadores AMD, esperamos que os fabricantes de placas-mãe tenham resolvido todos os problemas do BIOS o mais rápido possível e possam montar memórias de alta velocidade, então veremos o verdadeiro potencial do Ryzen.

Fonte: techpowerup

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button