Disco rígido externo: o que é e para que serve
Índice:
- O que exatamente é um disco rígido externo
- Para que são utilizados os discos rígidos externos?
- Os discos externos não se comportam como os internos
Se você chegou a essa entrada, provavelmente não sabe o que é um disco rígido externo. Ou você pode conhecê-los, até usá-los regularmente, mas deseja saber mais sobre eles. Seja qual for o seu caso, neste post, explicaremos o que é um disco rígido externo e para que serve.
A padronização dos serviços de armazenamento em nuvem e de reprodução sob demanda diminuiu a quantidade de dados que precisamos armazenar em nossos computadores; No entanto, ainda temos um grande número de arquivos e documentos dos quais não queremos nos livrar, recorrendo a sistemas de armazenamento tradicionais.
Índice de conteúdo
O que exatamente é um disco rígido externo
Quando falamos de um disco rígido externo, estamos nos referindo a um disco rígido (ou HDD) conectado ao nosso computador a partir do exterior por meios externos, geralmente via USB. Esses dispositivos de armazenamento são usados como um disco interno tradicional, para armazenar informações de nossos equipamentos. Essa definição também inclui unidades de estado sólido (ou SSDs), mas o termo "disco externo" é comumente usado sem distinção entre os dois.
Adaptador SATa-USB para uma unidade de 2, 5 "
A partir do parágrafo acima, podemos pensar que não há diferenças entre uma unidade flash tradicional e uma unidade de disco rígido externa, mas o fator diferencial entre as duas é o seu formato: as unidades de disco rígido externas geralmente são dispositivos de armazenamento interno que foram incorporados em um caso. Isso é facilmente verificável abrindo um desses dispositivos ou verificando como as caixas são vendidas (sem uma unidade interna) para criar nossas próprias unidades externas.
Um gabinete de disco rígido externo transparente. Dentro é um disco rígido comum.
As caixas mencionadas acima servem como adaptadores e são o que confere a esses dispositivos sua interface de conexão. Como já escrevemos, o mais comum é o USB, mas também podemos encontrar FireWire, Thundervolt, eSATA e até sem fio (WiFi). A maioria dessas unidades não exige mais do que a interface de conexão para a fonte de alimentação, mas em alguns casos, eles exigem um cabo de alimentação.
Para que são utilizados os discos rígidos externos?
Devido à sua natureza, as unidades externas são eminentemente portáteis e permitem que você insira, transporte ou copie facilmente grandes quantidades de documentos e arquivos de um computador para outro. Além disso, como eles não precisam estar dentro do equipamento para funcionar, eles são a opção preferida para expandir o armazenamento de equipamentos com acesso difícil; Alguns exemplos disso seriam laptops ou dispositivos móveis, que encontram mais utilidade em discos externos em comparação com opções mais leves, como unidades flash USB .
O principal motivo da última afirmação do parágrafo anterior é que os discos internos que dão vida a esses dispositivos têm maior capacidade e durabilidade do que um pendrive tradicional, para que possam ser usados sem problemas como uma expansão direta do armazenamento do sistema, mesmo usando-os. como uma cópia de segurança dele.
Os discos externos não se comportam como os internos
Nesse momento, alguns leitores podem se perguntar por que, dada sua conveniência, não usamos esse formato em detrimento dos discos rígidos internos em todos os nossos dispositivos.
O principal motivo é a maneira como esses dispositivos se comunicam com o restante de nossas equipes. Os discos rígidos internos são conectados ao nosso computador por meio de interfaces SATA ou NVMe (PCIe), que possuem uma conexão direta com a placa-mãe e os componentes conectados a eles. Ambas as interfaces são mais rápidas e funcionam melhor sob carga do que as encontradas em unidades externas, onde o SATA pode atingir 600 MB / se um PCIe constante de 1 GB / s, em comparação com o USB 3.0 e seu máximo de 640 MB / s. Além disso, os discos rígidos internos são frequentemente usados para carregar arquivos do sistema e, em unidades externas, o conteúdo geralmente é sobre multimídia.
Apesar disso, a utilidade desse tipo de unidade externa é inquestionável e eles são um dos acessórios mais populares em eletrônicos de consumo. Essa é a principal razão pela qual decidimos dedicar um artigo para especificar o que é um disco rígido externo e para que serve.
RECOMENDAMOS VOCÊ Como conectar dois computadores via rede WiFiSe você deseja saber mais sobre esses dispositivos, ou gostaria de conhecer nossas recomendações de compra para os melhores discos rígidos externos do mercado. Qual disco rígido externo você costuma usar?
Adata hd720, um disco rígido externo projetado para aventura
ADATA apresenta seus novos discos rígidos HDD HD720 capazes de sobreviver a quedas e imersões em 1,8 metros na água
Regener Regenerador de disco rígido: o que é, para que serve e a solução de problemas?
O HDD Regenerator é seu aliado para resolver problemas em discos rígidos, tudo o que você precisa saber sobre esse ótimo software.
Invólucro do disco rígido ou como tirar proveito do seu disco rígido antigo ⭐️
Com uma simples caixa de disco rígido, podemos tirar proveito do nosso antigo HDD ✅ Você sabia? Por dentro, ensinamos como fazer isso facilmente ✅