Tutoriais

Disco rígido de 5400 rpm vs 7200 rpm: como escolher o caminho certo

Índice:

Anonim

Você está procurando um disco rígido mecânico ? Você já viu que existem duas velocidades: 5400 RPM e 7200 RPM. Não sabe qual escolher? Entre.

Os discos rígidos mecânicos são uma solução perfeita para armazenar uma enorme quantidade de dados. Já fomos a eles uma vez, mas geralmente não vejo pessoas que sabem diferenciar entre 5400 e 7200 RPM. Normalmente, você geralmente escolhe o disco rígido em função da capacidade de preço, mas queremos ensiná-lo a escolher o caminho certo para obter certos benefícios.

Índice de conteúdo

Disco rígido de 5400 RPM vs 7200 RPM

Antes de começar a contar os pontos fortes e fracos de cada um, seria bom estabelecer certas noções básicas. Estamos falando de discos rígidos mecânicos, não de SSD; portanto, enfrentaremos velocidades de leitura e gravação que não excedam 200 MB / s ou 155 MB / s.

Esse tipo de unidade é caracterizado por oferecer muita capacidade a um preço baixo, comparado aos SSDs ou SSDs M.2. No entanto, deve haver certos fatores claros: consumo, velocidade de transferência, temperatura, ruído e preço. Dependendo de qual RPM escolhermos, teremos vantagens ou desvantagens.

Consumo

Os laptops costumam equipar discos rígidos de 5400 RPM porque consomem 6 watts. Por outro lado, os discos rígidos de 7200 RPM consomem 10 watts, o que não importa em uma área de trabalho, porque não precisamos economizar a vida da bateria ou reduzir o desempenho em favor dela.

Isso não significa que os laptops não tenham um disco rígido de 7200 RPM. Devido aos avanços da tecnologia, quase não vemos mais discos rígidos mecânicos nesses computadores, por isso é uma questão com a qual você talvez não se importe muito.

No entanto, sabemos que muitos de vocês têm computadores mais antigos e isso é um fator a ser considerado: o consumo do disco rígido.

Taxas de transferência

Aqui encontramos a primeira fraqueza do disco rígido de 5400 RPM vs 7200 RPM: a velocidade de gravação e leitura. O primeiro é mais lento que o segundo em tudo, algo que não estamos interessados ​​em um desktop, porque o consumo de 10 watts é indiferente.

Para se ter uma ideia, as velocidades que eles têm são as seguintes:

  • 5.400 RPM.
      • Velocidade de leitura: 102, 1 MB / s Velocidade de gravação: 95, 84 MB / s.
    7.200 RPM.
      • Velocidade de leitura: 195, 8 MB / s Velocidade de gravação: 153, 4 MB / s.

A diferença de desempenho é muito maior, portanto, aqui recomendamos um ou outro, dependendo do que você deseja fazer:

  • Simplesmente armazene dados que você não executará continuamente: 5.400 RPM. Armazene os dados que você estará executando normalmente (como videogames grandes): 7.200 RPM.

Como experiência pessoal, instalo grandes jogos de vídeo no meu disco rígido mecânico e a diferença é péssima. Hoje, um videogame atual pode ocupar 60 GB perfeitamente, sem mencionar títulos como GTA V. Se você é "jogador" inveterado… pode ter mais de 400 GB em videogame.

Nesse sentido, recomendo o SSD antes de um mecânico, porque os novos jogos demoram muito tempo para carregar os cenários e executar. Dito isto, se formos ao mercado, veremos um SSD de 1 TB a mais de 100 €, por isso é lógico que as pessoas acabem indo a um mecânico de 2 TB por 60 €, por exemplo.

Portanto, se você vai jogar muitos jogos e precisa de capacidade, eu recomendaria um dos 7.200 RPM.

Temperaturas

Esses dados para alguns serão inúteis e para outros valiosos: tudo dependerá do destino do disco rígido. Os discos rígidos de 5.400 RPM são 6 graus mais frios que os 7.200 RPM. Para se ter uma idéia, meu disco rígido é de 7.200 RPM e tem uma temperatura de 39 graus em plena carga, enquanto um de 5.400 RPM teria de 30 a 33 graus.

Se você vai usar o disco rígido do laptop, está interessado nas 5.400 RPM para não ter uma torradeira, basicamente. Lembre-se de que a maioria dos laptops tem uma dissipação bastante justa; portanto, quanto mais alta a temperatura, pior.

RECOMENDAMOS RAID: todos os seus recursos e configurações

Barulho

Muitos não se importam, mas é verdade que as unidades de 5.400 RPM são mais silenciosas que as de 7.200 RPM. Em um desktop, isso não importa para nós, mas em um laptop pode ser um pouco chato. Suponho que seja do agrado de todos, minha opinião pessoal é que a minha não faz barulho exorbitante nem aceitável; de fato, se meu PC é ouvido, é por causa dos chassis, dissipador de calor e ventoinhas da GPU.

Preço

Com o exposto acima, os discos rígidos de 7.200 RPM são mais baratos que os 5.400 RPM. Considero isso porque a maioria vem no formato de 3, 5 polegadas, o que não é adequado para notebooks. Por outro lado, a maioria das 5.400 RPM vem no formato de 2, 5 polegadas, embora possamos encontrar unidades de 3, 5 polegadas.

Sendo todas as coisas iguais, as de maior velocidade são mais baratas que as de menor velocidade. Obviamente, na grande maioria dos casos, compraremos discos rígidos para desktop, não para laptops.

Conclusão

Minha conclusão é que todos devem escolher o disco rígido, dependendo de suas necessidades. Se temos um laptop, o ideal é 5.400 RPM porque consome menos, produz menos ruído e tem menos temperaturas. Se usarmos uma área de trabalho, é melhor ir para uma das 7.200 RPM por suas velocidades de transferência e melhor preço.

Com tudo isso, e a menos que você precise de muita capacidade (mais de 1 TB), recomendo o SSD completo em 2020, porque a diferença na experiência é incrível. Além disso, o m.2 é muito mais rápido que estes, o que resta.

Esperamos que tenha ajudado você e que a diferença entre as duas velocidades tenha ficado clara. Se você tiver alguma dúvida, comente abaixo e teremos o maior prazer em responder.

Recomendamos os melhores discos rígidos do mercado

Que tipo de disco rígido você possui? Qual dos dois você recomendaria? Que experiências você tem com o seu uso? Você escolheria um disco rígido de 5400 RPM ou 7200 RPM?

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button