Tutoriais

▷ Diferenças entre ps / 2 e usb, qual conector é melhor para teclado e mouse?

Índice:

Anonim

Você já parou para pensar na diferença entre PS / 2 e USB ? Por que você acha que quase todos os teclados estão conectados via USB em vez de PS / 2? Neste artigo, tentaremos evitar dúvidas ao aprender como essas portas do nosso PC funcionam e quais vantagens e desvantagens de cada uma delas.

Índice de conteúdo

Algo que podemos notar dia após dia nos novos equipamentos, placas, laptops e periféricos que chegam ao mercado, é a necessidade de conexões mais rápidas e genéricas para usá-las na mais completa gama de produtos possível. E é que nossa compra depende muito dos conectores, pois sempre procuramos o maior número deles e também as versões mais recentes, por exemplo, discos rígidos portáteis, monitores, placas gráficas etc.

No entanto, hoje quase esquecemos um conector básico ao longo dos anos em nosso PC, é o PS / 2, usado para conectar nosso teclado e mouse, e que em muitas placas brilha hoje em dia. ausência. Também não há muitos periféricos no mercado com conectores PS / 2, a interface USB monopolizando quase todos os periféricos.

O que é o conector PS / 2

Esse conector foi implementado pela IBM pela primeira vez em 1987, daí seu nome: " IBM Personal System / 2 ". Ele é usado há anos para conectar teclados e mouses e possui um sistema serial de troca de dados, além da porta USB e bidirecional para teclados.

A interface deste conector é gerenciada diretamente pela placa-mãe e uma das coisas mais relevantes é que ele não suporta Plug and Play ou conexões quentes. Por esse motivo, se conectarmos ou desconectarmos um periférico, teremos que reiniciar a máquina para que as alterações entrem em vigor. Além disso, o fato de não danificarmos os componentes internos da placa ao conectar e desconectar um periférico quente deve-se à proteção que o microcontrolador incorpora a partir dele.

Atualmente, encontramos, na maioria dos casos, um único conector com a capacidade de conectar, seja um mouse ou um teclado. Essa interface funciona em 5V e 100 mA, por isso não é capaz de fornecer energia adicional aos periféricos conectados; portanto, não poderemos carregar um celular ou conectar um mouse com iluminação.

Além de transportar dados seriais, esse conector funciona através de sinais de interrupção. Um sinal de interrupção funciona como um evento que atinge a CPU diretamente e notifica que o periférico fez um movimento ou ação, e isso deve ser processado imediatamente. Graças a esse sistema, a latência de uma conexão PS / 2 é ainda melhor que a de uma conexão USB.

Outra das principais características de uma porta PS / 2 com um teclado conectado é que podemos usar a função N-Key Rollover, e o teclado registrará absolutamente todas as teclas que pressionamos simultaneamente. Apesar disso, poucos teclados podem ser encontrados atualmente com uma interface PS / 2, e os que existem são muito básicos.

Se for mais rápido, por que usamos a porta USB

Quanto à porta USB, todos conhecemos esse tipo de interface e seus benefícios em termos de velocidade de troca de dados. Ele também transmite os dados em série, mas não através do sistema de interrupção, mas com o método Polling, que é a frequência com que um dispositivo relata sua posição ao computador. Um dispositivo conectado a uma porta USB mantém comunicação constante com o chip de processamento, e é por isso que, teoricamente, introduz mais latência na comunicação do que na porta PS / 2. Embora para fins práticos, devido ao poderoso hardware que possuímos atualmente, não notamos nenhuma diferença entre USB e PS / 2.

Além disso, uma das principais razões pelas quais o USB é usado é justamente por sua ampla compatibilidade e capacidade Plug and Play. Podemos conectar e desconectar um periférico sem reiniciar o equipamento e fazer uso imediato dele. Além disso, essa porta fornece energia aos periféricos, pois eles trabalham em 5V e entre 500 e 900 mA, ainda mais no USB 3.1 Gen2. Além da transferência de dados, podemos ter um sistema de iluminação nos periféricos ou até carregar celulares.

Continuando com as vantagens, temos uma muito simples, a disponibilidade e capacidade para muitos ciclos de conexão. Hoje, a porta USB está presente em absolutamente todas as placas-mãe e também não possui pinos em forma de pino que, após várias conexões e desconexões, provavelmente acabarão quebrando.

O bom de um conector USB é a possibilidade de conectá-lo a um conversor PS / 2, onde podemos separar mouse e teclado, no caso de combos sem fio.

Qual conector é melhor

Bem, hoje e pelas vantagens que oferecemos, o conector USB é claramente melhor. Ampla compatibilidade, capacidade de fornecer energia e está presente em todos os equipamentos, o que mais precisamos?

Nós estaremos interessados ​​apenas em usar a porta PS / 2 em computadores mais antigos, onde o processador não é muito poderoso e o chipset tem pouca capacidade. Isso ocorre porque as faixas usadas para as portas USB são normalmente compartilhadas em todos os conectores e vão diretamente para o chipset ou CPU. O fato de ter muitos periféricos conectados ao USB será um sintoma de um LAG mais lento e, consequentemente, mais alto.

Caso contrário, é difícil encontrar um mouse ou teclado com PS / 2; portanto, globalmente, você usará o USB 98% do tempo.

Você também pode estar interessado nestes tutoriais:

Que tipo de teclado e mouse você usa? Se você tiver alguma dúvida ou precisar saber mais sobre este tópico, pergunte-nos na caixa de comentários.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button