Tutoriais

Mouse sem fio Bluetooth vs: quais diferenças eles têm e qual é o melhor?

Índice:

Anonim

Você já deve ter se perguntado o que são essas duas tecnologias e qual é a melhor delas; comparar é um pensamento muito comum. No entanto, existe realmente um que é melhor? Hoje, veremos uma comparação direta entre Bluetooth vs Wireless para revelar a resposta final e algumas recomendações.

Índice de conteúdo

Bluetooth vs sem fio

Antes de tudo, precisamos esclarecer: sabemos que a tecnologia Bluetooth também é sem fio. Não se preocupem.

Quando falamos sobre tecnologia sem fio, nos referimos a esse método de ligação entre dispositivos usando uma antena única ou especial. Esses tipos de links são feitos de 1 para 1 (geralmente) e precisam de drivers e hardware específicos .

Por exemplo, o HyperX Cloud Flight se conecta ao PC usando uma antena, pois esses fones de ouvido sem fio estão conectados a ele. Se desconectarmos a antena USB , perderemos o sinal e não teremos outra maneira de conectar sem precisar recorrer a cabos.

Bem, como o mercado é hoje, é uma pergunta que você certamente se perguntou. Ainda mais quando consideramos que muitas das principais marcas estão investindo na pesquisa e desenvolvimento de dispositivos sem fio. Por exemplo, grandes empresas como Razer, SteelSeries ou Logitech já possuem uma frota de dispositivos sem fio e existem até alguns dispositivos que podem usar as duas tecnologias.

Embora não sejam duas tecnologias opostas, elas têm diferenças nucleares, então faremos uma pequena pesquisa sobre elas. Começaremos com o Bluetooth , pois é certamente o que todos temos mais em mente.

Tecnologia Bluetooth

Bluetooth é uma especificação industrial para diferentes tipos de redes sem fio sob o padrão WPAN (redes sem fio de área pessoal, em espanhol). Funciona em distâncias curtas (<10m para velocidade de transferência ideal) e funciona em frequências em torno de 2, 4 GHz.

Os três pontos que essa tecnologia tenta resolver são:

  1. Facilitar as comunicações entre computadores portáteis Permite que a tecnologia seja o mais sem fio possível. Permitem que pequenas redes sem fio simplifiquem a sincronização de dados entre dispositivos.

Essa tecnologia está sob a tutela do Bluetooth Special Interest Group, Inc., uma associação sem fins lucrativos fundada em 1998. Com mais de 30.000 empresas afiliadas, este grupo desenvolve e direciona o caminho que o Bluetooth seguirá no mundo da computação e a tecnologia. É curioso saber que, para usar essa tecnologia, você deve pertencer à associação, razão pela qual é tão numerosa.

Ao longo de seus mais de 20 anos de história, o Bluetooth passou por inúmeras atualizações e, hoje, sua versão mais renovada é a 5.1 . No entanto, o padrão ainda é o Bluetooth 4.0 , mas como poderia ser de outra forma, essa tecnologia é compatível com versões anteriores.

Entre as coisas que o Bluetooth 5.1 nos oferece é:

  • Grande raio de uso Boa velocidade de transferência de dados Largura de banda aumentada Conexão de baixa potência Sistemas de localização entre dispositivos

Como você pode ver, é uma tecnologia bastante completa e nos ajuda a desenvolver gradualmente o mundo sem cabos que podemos ver nas histórias de ficção. No entanto, apesar de ser um padrão, não é a única maneira de conectar dois dispositivos sem fio.

A seguir, veremos um pouco o outro lado da moeda e quais vantagens e desvantagens ela possui.

Tecnologia sem fio

Como já dissemos, quando falamos de tecnologia sem fio, estamos nos referindo àquele que os dispositivos usam para se conectar.

Como essa tecnologia não possui nenhum padrão, cada empresa utiliza sua própria solução. Portanto, não temos uma data específica para determiná-la como seu nascimento, mas podemos datar nos anos 90 e 2000.

Durante esses primeiros dias de tecnologia, os dispositivos sem fio começaram a ser comercializados para o público. Entre eles, alguns dos dispositivos usavam essa tecnologia para estabelecer uma conexão, embora fossem versões muito rudimentares e muito mais primitivas.

Como o Bluetooth , a tecnologia sem fio usa frequências de rádio de 2, 4 GHz para conectar-se a dispositivos. No entanto, é usado de uma maneira diferente e é usado para determinados dispositivos específicos. Dependendo do dispositivo, ele usa o padrão que hoje conhecemos como Wi-Fi 4 ou Wi-Fi 5 e, em alguns casos, o IEEE 802.11g.

Essa conexão é rápida, razoavelmente segura e é conhecida por oferecer uma transferência com poucos erros e interferência. Além disso, pode oferecer um raio de uso de cerca de 10m, um número bastante aceitável.

Bluetooth vs Wireless: diferenças entre tecnologias

As diferenças entre esses dois métodos de conexão de dispositivos não são muitas, mas são bastante relevantes.

A seguir, veremos as duas características mais importantes delas.

Conexão entre dispositivos

Quando falamos sobre conexão entre dispositivos, é evidente qual é o melhor. Em termos absolutos, o Bluetooth é capaz de conectar-se a muitos outros dispositivos (embora nem sempre ao mesmo tempo) .

Como o padrão Bluetooth é compartilhado por muitos dispositivos eletrônicos, podemos nos conectar a inúmeras coisas. Coisas tão óbvias como conectar dois smartphones ou até mesmo estranhos, como conectar o mouse ao celular ou tablet. O ponto forte da tecnologia Bluetooth é, obviamente, sua grande flexibilidade e compatibilidade com diferentes plataformas.

Por outro lado, a tecnologia sem fio foi projetada para ser compatível apenas com um determinado tipo de dispositivo específico. Às vezes com uma antena USB específica, às vezes com uma frequência específica… Isso nos limita bastante e, se perdermos a antena, é possível que o dispositivo fique totalmente inutilizável.

É verdade que é um perigo latente e bastante ruim, mas, em troca, oferece outras vantagens importantes que a tornam uma alternativa muito interessante.

Desempenho

Embora os dois usem frequências de rádio em 2, 4 GHz , aproximadamente, os resultados são muito diferentes.

Por seu lado, o Bluetooth deseja oferecer a seus usuários os seguintes pontos:

  • Seja compatível com versões anteriores das versões anteriores Tenha um raio de ação generoso Seja polivalente em termos de ações (transferência de dados, reprodução de música, chamadas em tempo real…) Seja simples de usar e um tanto personalizável

No caso da tecnologia sem fio, o que procuramos é geralmente uma conexão imutável entre dois dispositivos específicos. Não conseguiremos conectar-nos entre dispositivos extras, mas nos beneficiaremos da conexão muito mais focada em ser ágil e eficiente. Essas vantagens são o que o torna um dos principais métodos ao criar dispositivos sem fio de qualidade.

Como mencionamos, com a rede sem fio quase não temos perda de dados, a transferência é muito ágil e há pouca interferência. É por isso que os dispositivos de jogos geralmente não carregam Bluetooth , mas a tecnologia sem fio comum.

De fato, para você ver o ponto de desenvolvimento dessa tecnologia, há alguns anos o marketing é praticado com frases elegantes: "igual ou mais rápido que o cabo".

Existe realmente um Bluetooth vs Wireless ?

Conversamos um pouco sobre a batalha entre Bluetooth e sem fio, mas faz sentido falar sobre isso?

Estamos acostumados a comparar tecnologias e periféricos de todos os tipos, mas não percebemos que isso nem sempre é justificado. Em alguns casos, é Nvidia ou AMD, o GTX 1060 ou o GTX 1660 ou mesmo com fio ou sem fio. No entanto, nem o Bluetooth nem a tecnologia sem fio que discutimos são idéias opostas.

A compatibilidade pode ser vista facilmente em vários dispositivos de marcas diferentes que nos oferecem as duas tecnologias. Por exemplo, o mouse para jogo Logitech G603 nos oferece as duas possibilidades, o que o torna um dispositivo bastante off-road.

Sabendo disso, você pode pensar que tudo o que leu faz pouco sentido. Não é em vão, saber mais sobre as coisas que usamos e como elas funcionam é sempre algo para agradecer.

Agora você sabe que se estiver procurando por um mouse que funcione para você em praticamente qualquer ambiente, o Bluetooth é uma boa decisão. Você pode conectá-lo ao computador, tablet ou celular, se for compatível.

Por outro lado, se você deseja ter uma conexão fiel e ágil, a tecnologia sem fio comum é uma solução muito melhor. Ele oferecerá os benefícios da falta de cabos, juntamente com a precisão e a qualidade de qualquer periférico de qualidade. No entanto, como não existe um padrão, ele está sujeito a cada empresa usar protocolos e métodos diferentes e não sabemos se o que eles nos vendem é marketing ou melhoria real.

Obviamente, lembre-se de que essas duas tecnologias geralmente são alimentadas por uma bateria ou baterias, portanto , tenha cuidado com o peso de seus mouses. Se estiver muito alto, poderá causar dor no pulso ou pior.

Recomendações do mouse

Abaixo, faremos uma recomendação para cada tipo de mouse que considerarmos de boa qualidade. Obviamente, existem quatro combinações, mas não vamos fazer de você um mouse que não possui nenhuma tecnologia.

Mouse Bluetooth

Para mouse Bluetooth , temos que destacar o Logitech M720 TRIATHLON .

Não foi surpresa que a Logitech tenha aparecido em algum lugar do artigo. Afinal, é uma empresa que passou bastante tempo desenvolvendo tecnologia sem fio desde o início. Nesse caso, o mouse recomendado utiliza a tecnologia Bluetooth para conectar até 3 dispositivos ao mesmo tempo.

A graça disso é que podemos trocar em qual dispositivo usamos o mouse com apenas um clique e podemos copiar o conteúdo entre as fontes. Ou seja, podemos conectar o mouse a dois computadores, copiar texto do primeiro, alterar e copiar o texto no segundo computador.

Como você pode ver, é um dispositivo muito versátil que pode ajudá-lo a trabalhar com mais eficiência. Outras coisas a serem observadas é que a roda pode ser desativada para rolar muito mais rápido e que o mouse funciona com uma bateria AA. Segundo a Logitech, dura até 24 meses com uma única bateria.

Não recomendamos jogar com este ou outros dispositivos baseados em Bluetooth , pois a perda de precisão e desempenho é perceptível. Mas, para todo o resto, é um mouse de 10.

Mouse sem fio Logitech M720 Triathlon, Multi-dispositivo, Receptor unificador de 2.4 GHz ou Bluetooth, 1000 DPI, 8 botões, bateria de 24 meses, laptop / PC / Mac / iPad OS, preto

Mouse sem fio

Na seção de mouse com tecnologia sem fio, temos o Razer Mamba Wireless.

As atualizações dos mouses Razer não são incomuns, pois a marca se acostuma, ao longo dos anos, a lançar versões aprimoradas de seus dispositivos. O Razer Mamba é um mouse bastante equilibrado, mas com os novos sensores ópticos da marca, a conexão sem fio era uma coisa natural.

Ele pesa cerca de 105 ge tem a característica de durar cerca de 50 horas de uso. Como não poderia ser de outro modo, a Razer nos garante uma velocidade de resposta de 1 ms, o que a torna perfeita para jogos.

É um mouse especialmente projetado para destros e a melhor aderência que podemos recomendar é a palma da mão. Suas dimensões são um pouco generosas, por isso foi projetado para mãos grandes. Podemos apoiar a mão no mouse e agarrar o dispositivo com facilidade, graças às suas grandes alças laterais.

No entanto, devemos enfatizar que não teremos iluminação RGB . Não é uma grande perda, mas pode ser decisivo para alguns usuários. No momento, podemos comprá-lo por cerca de € 60 na Amazon , um preço bastante aceitável.

Razer Mamba Wireless - Mouse com sensor óptico de 16.000 dpi, 7 botões programáveis, interruptores mecânicos, duração da bateria de até 50 horas Ergonomia com alças laterais aprimoradas para jogos por horas com conforto 83, 99 EUR

Mouse misto

Para mouse misto, adotamos um dispositivo que utiliza as duas tecnologias. Já mencionamos isso acima no artigo e é o Logitech G603 .

O Logitech G603 é um mouse para jogos projetado para servir videogames e outras coisas. É um dispositivo armado com funcionalidades e que funciona com baterias AAA . Além disso, ele pode funcionar com apenas uma bateria e durará várias semanas de uso, mesmo que seja diário e exaustivo.

Ele tem o formato de seu antecessor, o Logitech G403 , tornando-o um mouse recomendado para garras e garras.

Temos a característica de conectá-lo por meio de uma conexão sem fio comum ou por Bluetooth e ambos funcionam como discutimos. Além disso, com um simples interruptor na base, controlaremos se o mouse funciona com uma tecnologia ou outra e com outra podemos alterar a taxa de pesquisa.

É um mouse bastante completo e muito off-road. Além disso, não é particularmente caro, tornando uma excelente decisão levar sua mochila para o trabalho e ocasionalmente para jogar videogame.

Logitech G603 Mouse sem fio para jogos Lightspeed, Bluetooth ou 2, 4 GHz com receptor USB, sensor de herói, 12000 dpi, 6 botões programáveis, memória integrada, PC / Mac - preto EUR 48, 44

Palavras finais sobre Bluetooth vs Wireless

A conclusão que podemos oferecer sobre Bluetooth vs Wireless foi bastante bem estabelecida nos vários pontos.

Ambas as tecnologias não são contrárias; portanto , tecnicamente, não há ninguém melhor que o outro. Cada um procurará uma das tecnologias ou ambas, dependendo das características que deseja para suas tarefas diárias.

Para tudo o que exige precisão e agilidade, a tecnologia sem fio é muito melhor. Existem vários artigos e vídeos que investigam por que um é mais ágil que o outro e os resultados. Por exemplo, compartilhamos este vídeo das dicas técnicas da Linus:

Esses mouses sem fio podem ser usados para jogos ou até para design gráfico, embora , no último , recomendamos melhores tablets de desenho.

Por outro lado, se você deseja dispositivos mais adaptáveis aos diferentes problemas que pode encontrar, o Bluetooth é a melhor opção.

Além disso, devido ao uso e às especificações que fornecemos a esses dispositivos, eles normalmente consomem menos energia. Portanto, com a mesma quantidade de mAh ou baterias, a expectativa de vida desses dispositivos geralmente é maior.

Seja como for, agora a bola está no seu teto e a decisão cabe a você. Você prefere uma tecnologia a outra? Porque Compartilhe suas idéias abaixo!

Fonte do mouse Bluetooth

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button