Tutoriais

▷ Usb 3.1 gen 1 vs usb 3.1 gen 2 todas as diferenças entre portas usb

Índice:

Anonim

Como muitos dos usuários, você estará aqui porque as nomenclaturas dos conectores USB são confusas às vezes. Hoje, veremos o USB 3.1 Gen 1 vs o USB 3.1 Gen 2 e quais são as diferenças entre as portas USB da moda na era atual. Portas que usamos todos os dias para conectar nossas unidades de armazenamento portáteis ou quaisquer outros periféricos que possuímos.

Índice de conteúdo

Você notou que os dois conectores são iguais, exceto em um número? Bem, isso é mais do que suficiente para ser sobre interfaces bastante diferentes entre eles. Além disso, você deve ter notado que quase não se fala em USB 3.0, por isso também lançaremos mais luz sobre esse tópico e outros.

Esqueça o USB 3.0

Bem, a primeira coisa que devemos identificar é a diferença entre um USB 3.0 e um USB 3.1 neste caso da Geração 1 ou Gen1, como é conhecido. E isso é bastante simples de explicar, pois ambos são exatamente iguais, como você ouve.

Isso ocorre porque o grupo USB-IF (USB Implementers Forum) decidiu absorver essa especificação USB 3.0 e atribuir um nome como USB 3.1 Gen1. O objetivo disso, eles dizem ser meramente administrativo, reduzir os documentos de consulta técnica sobre as especificações do produto. Dessa maneira, o uso de uma única nomenclatura é generalizado e é mais fácil de entender e identificar.

Talvez para aqueles que são apresentados a este mundo da computação, seja mais confortável e não ofereça margem para dúvidas, mas o fato de diferir da próxima que veremos em apenas uma letra ou número pode gerar sérias dúvidas quanto à compreensão do que temos. no nosso PC.

Em resumo, um USB 3.0 é exatamente o mesmo que um USB 3.1 Gen1.

USB 3.1 Gen 1 vs USB 3.1 Gen 2

Uma vez claro que 3.0 e 3.1 são os mesmos quando falamos sobre a primeira geração de USB, passamos a ver o que mais nos interessa: o que muda em um USB 3.1 Gen2 ?

Bem, amigos, o que muda (mais ou menos) é uma coisa, a velocidade com que cada um é capaz de trabalhar. Um USB 3.1 Gen1 oferece velocidades de 5 Gbps (625 MB / s) e o USB 3.1 Gen2 é capaz de até 10 Gbps (1.25 GB / s). Obviamente, isso tem mais implicações do ponto de vista técnico do que apenas velocidade, mas o que nos interessa é isso.

O grupo USB-IF criou terminologia ou pelo menos tentou fazer com que as marcas OEM pudessem diferenciar esses conectores nas especificações. Para USB 3.1 Gen1, a nomenclatura “ SuperSpeed ​​USB ” deve ser usada e, para USB 3.1, Gen2, “ SuperSpeed ​​USB + ”. Como podemos ver, a diferença ainda é mínima, e é por isso que hoje em dia quase todos eles simplesmente usam a marca de Gen1 e Gen2 e adicionam as especificações de cada um no final.

Outra maneira de diferenciá-los é através da cor, embora isso nem sempre seja verdade. O USB 3.1 Gen1 é azul e o USB 3.1 Gen2 é vermelho. Mas já dizemos que isso não é cumprido por todos os fabricantes, portanto, tenha cuidado.

Mas, como dissemos, as implicações da evolução dessa taxa de transferência vão além do que é realmente visto e o veremos agora.

Especificações do USB 3.1 Gen 1 vs USB 3.1 Gen 2 e USB Type-C

Nesta seção, estenderemos um pouco mais ao que chamamos de alteração nas especificações de ambas as interfaces.

A primeira coisa a considerar é a energia que flui através dos dois conectores. O USB 3.1 Gen 1 usa uma voltagem de 5V a um máximo de 1000 mA (miliamperes). No entanto, o USB 3.1 Gen2 funciona com 5V e até 2A nos conectores Tipo A ou Tipo A, que são os tradicionais. Precisamente por esse motivo, você viu em muitas placas ou hardware que esse conector fornece uma função de carga rápida para celulares ou outros dispositivos. E podemos fazer isso diretamente do software de uma placa, se for compatível com ela. O aumento da intensidade elétrica permite cargas mais rápidas do que com o USB 3.1 Gen1.

Além disso, o fato de ter maior velocidade também tem implicações em termos de linhas PCI ou LANES que um processador e uma placa-mãe com chipset gerenciam. Enquanto as portas USB 3.1 Gen1 em uma placa-mãe são normalmente gerenciadas diretamente pela CPU, as portas USB 3.1 Gen2 são tratadas pelo chipset para gerenciá-las, de modo a não sobrecarregar a CPU com sua alta velocidade.

O USB Type-C está aqui

É nesse ponto que o USB 3.1 Gen2 Tipo C aparece em cena, que é basicamente um USB 3.1 Gen2 normal, mas com um conector pequeno e reversível, e cada vez mais usado em dispositivos móveis e laptops.

Além do novo design, esse conector começou a ser usado pelo Mac para carregar seus MacBooks, pois tem a capacidade de trabalhar em 12V e 5A (60W) e até 20V e 5A (100W), também conhecidos como Thunderbolt e Thunderbolt 3, respectivamente.. Graças à tecnologia Thunderbolt da Intel, um laptop é capaz de carregar e também transferir dados em alta velocidade usando o USB 3.1 Type-C.

Obviamente, nem todos os USB Type-C implementam Thunderbolt, na verdade eles ainda são poucos e quase todos estão em notebooks de design Max-Q de ponta e em placa-mãe de ponta. De fato, o Thunderbolt 3 é capaz de fornecer uma taxa de transferência de 40 Gbps e ser compatível com a interface DisplayPort para conectar monitores 4K, por exemplo.

Como você pode ver, o novo USB 3.1 é muito mais do que uma simples evolução do 3.0 ou 3.1 Gen1. As conexões estão ficando mais rápidas e os dispositivos são mais complexos, então em breve teremos o USB 3.2 em nossas vidas.

Enquanto isso está acontecendo, esses outros tutoriais podem ser interessantes:

Quais portas USB você possui, elas têm uma cor diferente? Se você ainda tiver alguma dúvida, escreva-nos na caixa de comentários e nós o ajudaremos de qualquer maneira possível.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button