Diferença entre memória ram utilizável e instalada
Índice:
- Saiba quanta RAM eu instalei
- Minha RAM instalada é diferente da usada
- RAM utilizável e RAM instalada diferente nas propriedades do sistema Windows
- Solução para combinar a memória instalada com a utilizável
- Memória RAM dedicada à placa gráfica interna (IGPU)
- Veja quanta RAM é compartilhada
- Posso usar essa memória compartilhada?
- Conclusão sobre RAM utilizável e RAM instalada
Você já reparou se o seu computador está usando toda a memória RAM instalada? Saber a diferença entre a RAM utilizável e a RAM instalada poupará algumas dores de cabeça, principalmente se for um laptop com uma placa de vídeo integrada ou IGPU.
Todos sabemos ou devemos saber quanta RAM está instalada em nossos equipamentos. Isso será tão fácil quanto examinar as especificações do nosso computador, seja através da ficha técnica ou do manual do usuário do equipamento, se já o tivermos comprado completamente, ou analisando-o com algum software do nosso sistema operacional.
Índice de conteúdo
Saiba quanta RAM eu instalei
Para saber a quantidade de RAM que instalamos, é bastante simples, pois através do Windows podemos descobrir essas informações diretamente. Só precisamos ir ao nosso explorador de arquivos, clicar com o botão direito do mouse em " Meu Computador " e depois em " Propriedades ".
Perfeitamente, vemos uma seção dedicada à RAM, na qual vemos que o número disponível é de 16 GB. Bem, esta será a nossa memória instalada. Mas ainda teremos uma possibilidade um pouco mais avançada de descobrir isso, podemos até conhecer a marca, modelo, velocidade e configuração da memória instalada.
Com o CPU-Z, um software gratuito extremamente simples de usar, poderemos descobrir tudo isso. Uma vez baixado e instalado, vamos abri-lo e ir para a seção Memória, onde são mostradas informações gerais sobre a memória RAM.
Mas ainda podemos saber mais se formos para a seção "SPD" para ver o que está instalado em cada slot de memória da nossa placa-mãe. Clique na lista suspensa de slots e selecione um deles. Se estiver em branco, significa que é gratuito, mas se estiver ocupado, veremos algo como isto:
Na área superior, identificaremos que é um módulo DDR4 de 8 GB (8192 MB) da marca G.Skill. Logo abaixo, veremos os perfis JEDEC, que são basicamente a velocidade na qual a memória é capaz de funcionar e que será determinada pelo chipset da placa-mãe e da CPU.
Minha RAM instalada é diferente da usada
Bem, vamos recapitular para trás, porque se você tem feito o mesmo que nós até agora, deve ter notado que a memória instalada no seu PC não corresponde à memória usada. E a verdade é que isso geralmente não é fácil de identificar e também tem duas implicações diferentes, como explicaremos agora.
RAM utilizável e RAM instalada diferente nas propriedades do sistema Windows
O primeiro é identificado através do painel de propriedades do Windows (onde entramos anteriormente). Aqui veremos um primeiro valor, que corresponde à RAM instalada, e outro entre parênteses, que corresponde à memória que só pode ser usada. Isso pode ser devido a dois fatores diferentes:
Que o sistema operacional é de 32 bits e o computador de 64 bits: e o que muda isso? Bem, muito, já que um sistema operacional de 32 bits não é capaz de endereçar mais de 4 GB de RAM. Se, por exemplo, tivéssemos 8 GB, teríamos 4 deles desperdiçados. De qualquer forma, logo abaixo da memória RAM aparecem informações relacionadas ao sistema, que neste caso não são de 32 bits. Portanto, a perda de memória é por outro motivo.
Que o sistema dedique parte da memória RAM a outras funções, como gráficos: em computadores físicos geralmente não é comum, embora em máquinas virtuais. É verdade que, em PCs e laptops físicos, eles reservam uma porcentagem de memória para a placa gráfica, se for interna, mas não será refletida nessa tela de propriedades. Precisamente neste caso, o sistema reservou alguns GB para outros usos que não o sistema. Tenha cuidado, porque também pode ser devido a um vírus ou algum pequeno programa de bandido.
Solução para combinar a memória instalada com a utilizável
Este último ponto tem uma solução possível para que nosso PC possa usar toda a memória instalada. Será através da ferramenta " MSCONFIG " que podemos usar na ferramenta de execução se pressionarmos " Windows + R " no teclado.
Depois de pressionar enter, uma janela é aberta, onde teremos que clicar em " opções avançadas " na guia " Iniciar ". Nesta nova, encontraremos uma caixa que diz " quantidade máxima de memória ". Vamos ativá-lo e colocar o valor máximo que o sistema nos permite, por exemplo, será 8192 MB se tivermos 8 GB instalados. Lembre-se de que eles sempre são múltiplos de 1024 (8 × 1024 = 8192).
Além disso, saberemos rapidamente que estaremos no máximo se a seta não nos permitir aumentar mais o valor. Depois de definir o valor máximo, vamos desativar a caixa novamente, aceitar as duas janelas e reiniciar o computador.
Veremos que tudo voltou ao normal na melhor das hipóteses. Se não conseguimos melhorar isso, podemos considerar a possibilidade de que essa memória seja realmente necessária para outro controlador, que haja um vírus ou que tenhamos um sistema operacional de 32 bits.
Memória RAM dedicada à placa gráfica interna (IGPU)
Tendo superado a seção e suposição anteriores, veremos o problema mais comum de todos, embora não seja realmente um problema e vamos explicá-lo.
Quando temos um computador sem uma placa gráfica dedicada, parte da RAM do gerenciador de tarefas aparece como compartilhada. Lembre-se de que, quando não temos uma placa gráfica, com memória própria, estamos usando o chip gráfico integrado na CPU. Isso implica que precisamos de uma porcentagem de memória RAM, para que o sistema possa armazenar os gráficos temporariamente; portanto, ele deve fazer parte da memória RAM.
Nesse caso, não será possível eliminar essa memória RAM compartilhada, embora alguns BIOS nos permitam modificar esse valor para aumentá-lo ou diminuí-lo. De qualquer forma, devemos deixá-lo com um valor aceitável, porque apenas o Windows precisará de pelo menos 128 ou 256 MB para funcionar. Obviamente, se quisermos assistir vídeo, renderizar e, acima de tudo, reproduzir, precisaremos de muita memória compartilhada, e não há outra possibilidade senão jogar fora a RAM.
Veja quanta RAM é compartilhada
Vamos continuar com o exemplo do nosso laptop. Essa janela será obtida simplesmente abrindo o Gerenciador de Tarefas (Ctrl + Shift + Esc) e indo para a guia " desempenho ".
Vamos observar uma coisa curiosa: temos duas GPUs disponíveis na lista, o que significa que uma delas é a placa de CPU interna (Intel HD Graphics) e a outra é a dedicada (Nvidia MX), já que este laptop possui uma placa dedicada.
Bem, mesmo assim, vemos que na GPU 0 e na GPU 1 existem dois tipos de memória listados:
- Memória GPU dedicada: esta é a memória da placa gráfica. Esta memória é independente da RAM do equipamento. Nesse caso, teremos 128 MB para o cartão interno e cerca de 2 GB para o cartão dedicado. Memória GPU compartilhada: Essa memória é alocada automaticamente pelo sistema para que possa ser usada pela placa gráfica se a memória dedicada estiver completamente cheia.
Posso usar essa memória compartilhada?
A partir daqui , podemos tirar duas conclusões muito importantes. A primeira é que, se tivermos apenas IGPU, precisaremos de uma porcentagem de memória compartilhada, pois 128 MB seria muito pouco (para não dizer inviável) se quisermos reproduzir, renderizar ou assistir a um vídeo. A segunda é que, se tivermos uma GPU dedicada, essa memória compartilhada NÃO será consumida pelo cartão se não for necessária e estará totalmente disponível para o sistema operacional, se necessário.
Portanto , não devemos ficar alarmados ao ver os 4 GB colocados ali de maneira compartilhada, apesar de ter uma placa de vídeo, se o sistema precisar deles, ele os usará completamente. Mesmo em desktops, veremos uma certa quantidade de memória compartilhada nesta janela.
Conclusão sobre RAM utilizável e RAM instalada
Com este pequeno artigo, esperamos que você tenha um pouco mais de clareza sobre como o sistema e o computador gerenciam e alocam a RAM. Sempre será mais aconselhável ter uma placa de vídeo dedicada do que uma interna, para que você não precise cortar a memória RAM, especialmente se tivermos uma quantidade pequena.
Também sempre recomendamos instalar o Windows de 64 bits (ou outro sistema), pois todos os computadores são atualmente de 64 bits e as limitações de memória de um sistema operacional de 32 bits são de 4 GB. Com as diretrizes fornecidas, você poderá identificar por que o seu PC possui um valor diferente de RAM para instalar e usar a RAM. E se você não consegue descobrir, aqui estamos para ajudá-lo, ou em nosso fórum de hardware, que sempre existe uma comunidade pronta para ajudar.
Agora vamos deixar alguns tutoriais para você saber mais sobre hardware.
E nosso guia de hardware também não poderia faltar
O que você achou do nosso artigo sobre RAM utilizável e RAM instalada? Você já resolveu todas as suas dúvidas?
Directx 12 não diminui a diferença entre ps4 e xbox one
O DirectX 12 e o Windows 10 não ajudarão a reduzir a diferença de desempenho entre os consoles atuais de jogos Xbox One e PS4
Ansi vs iso: diferença entre teclados espanhóis
Indicamos as diferenças entre um teclado ANSI vs ISO. O que é usado na Espanha e quais são as características especiais entre cada um.
Diferença entre ecc e memória não ram
Explicamos as principais diferenças entre um ECC de RAM e o não-ECC convencional que usamos em nossos computadores.