Tutoriais

Diferença entre ecc e memória não ram

Índice:

Anonim

Possivelmente você não percebeu que as memórias de RAM geralmente são chamadas pelo formato: DDR, DDR2, DDR3 ou DDR4 atual. Mas entre eles existem dois tipos: memória RAM ECC e NÃO ECC. Os usados ​​pelos usuários domésticos são equipamentos e servidores de memória RAM não-ECC e estação de trabalho, chamados ECC. Você quer saber as diferenças deles? Nós explicamos a você neste tutorial!

Índice de conteúdo

Recomendamos a leitura:

  • A melhor memória RAM do mercado. Como ativar o perfil XMP a partir do BIOS da sua placa mãe. O que é Dual Channel e Quad Channel? Melhor SSD do momento.

O que são RAM ECC e NÃO-ECC?

O sistema de armazenamento de um computador é hierarquizado por subsistemas que fazem parte de um todo, sendo este o sistema de memória. Entre esses sistemas que compõem um sistema maior, estão o disco rígido, a RAM e o cache interno do processador. Obviamente, cada um tem um objetivo e função específicos, e a RAM, que significa Memória de Acesso Aleatório (traduzida como Memória de Acesso Aleatório ), não é exceção à regra. Há uma variedade de memórias de RAM, e elas tendem a ser confundidas por suas semelhanças, como é o caso das RAMs ECC e NÃO-ECC.

Na primeira instância, você deve entender quais ações a RAM executa por conta própria. Essa memória de acesso rápido ou aleatório permite o armazenamento de informações sobre os registros que o computador usa para realizar suas tarefas. Existem registros que servem especificamente para ações específicas, ou seja, cada tipo de registro tem sua funcionalidade.

A memória RAM mantém registros de determinadas tarefas, por isso influencia diretamente a velocidade de resposta do processador, pois existem blocos de armazenamento de dados que permitem a fragmentação dos processos. No entanto, sua característica mais distinta é a capacidade de armazenamento; Seu objetivo sempre será acelerar as respostas, para que o sistema não seja interrompido por algum programa e o processador não seja forçado a pesquisar no disco rígido, pois leva muito tempo para gerar uma resposta.

Um computador básico pode funcionar decentemente com 2 GB de RAM, enquanto aqueles que desejam usar aplicativos como jogos ou programas profissionais devem ter uma RAM com capacidade de 16 ou 32 GB. Obviamente, quanto maior a capacidade, mais cara será a memória e seu preço foi relativamente inflado nos últimos meses pela demanda por mais memória para smartphones.

Diferenças entre RAM ECC e NON-ECC

A palavra ECC significa "Error Correcting Code", que implica que a RAM possui um bit extra, que representa um código programado para detectar erros no processador e nos avisa que a RAM deve ser substituída. Como eles trabalham com um sistema binário, se o bit atingir 1, é que ele detectou um erro; se for 0, implica que tudo está correto. Quando existe um bit de correção de erros, significa que a RAM é capaz de armazenar informações de registros que não estão na memória CACHE do processador; essa é a memória de acesso instantâneo do processador.

É possível que ocorram erros devido a aumentos de temperatura ou falhas eletrônicas, e esses erros fazem com que alguns bits dos registros sejam alterados e, portanto, haja mau funcionamento do processador. As memórias RAM do ECC têm um design de arquitetura que permite detectar e corrigir o bit alterado, sem perder dados operacionais.

As RAMs ECC e NÃO-ECC são fáceis de identificar e diferenciar, porque a diferença é basicamente um pouco. O NON-ECC simplesmente não possui esse bit de correção de erros e é conhecido como RAM normal, presente na maioria dos computadores.

Como compactar memória RAM no Windows 10

Como identificar se você modula se sua RAM é ECC ou NÃO-ECC

É tão simples quanto acessar o adesivo de memória RAM e identificar o modelo exato. Muitas vezes você recebe a inscrição “Não ECC” e outras vezes o modelo. Se você não deseja abrir o PC, pode descobrir o modelo com o programa CPU-Z na guia SPD.

Anote o modelo e procure no site do fabricante Corsair, G.Skill, Kingston…) todas as suas características. Em uma das seções, será explícito se for Não ECC ou ECC. Mas se você usa um computador convencional, já prevemos que não será ECC.

Nossa conclusão sobre a memória ECC

Apesar de ter uma diferença mínima, eles raramente são usados ​​nos mesmos dispositivos; em outras palavras, as RAMs ECC e NÃO ECC cumprem as mesmas funções, apenas o ECC possui um valor agregado. No entanto, para o bit extra, ele também tende a ficar mais lento e pode ser de 20 a 30% mais caro e não muito comum nas lojas. A memória ECC é geralmente usada em servidores centrais, devido à necessidade de um sistema de backup em caso de falha no processamento. Um laptop ou um computador de escritório básico não deve ter problemas ao trabalhar com memória normal, pois o uso é simples o suficiente para que não ocorra falhas que impliquem correções automáticas.

Você achou o artigo bom? Não esqueça de curtir e compartilhar! Aguardamos seus comentários. Obrigada

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button