Diferença entre cpu e gpu
Índice:
A CPU e a GPU são os dois principais processadores existentes em todos os PCs, o primeiro é responsável por todos os tipos de tarefas, enquanto o segundo é especializado em gráficos; portanto, é lógico que existem grandes diferenças entre eles, apesar de ambos eles são compostos dos mesmos elementos básicos, transistores. Neste artigo , revisamos a arquitetura geral da CPU e GPU para entender suas grandes diferenças.
Qual a diferença entre a CPU e a GPU?
Tanto a GPU quanto a CPU são processadores compostos por muitos transistores; de maneira simples, podemos dizer que os transistores realizam operações matemáticas e leem dados em linguagem binária, uma linguagem composta de zeros e que é a única capaz entender computadores. Além disso, todas são diferenças.
Primeiro de tudo, nos concentramos na CPU, que é o processador de uso geral, isso significa que ele pode fazer todos os tipos de cálculos, a CPU é projetada para processamento de dados seriais. Este último implica a presença de núcleos muito grandes em um número muito pequeno, portanto, é capaz de executar um pequeno número de programas ao mesmo tempo. No entanto, esses programas são extremamente complexos e incluem grandes quantidades de instruções.
Por outro lado, temos o processador gráfico ou a GPU muito mais especializada para tarefas que exigem um alto grau de paralelismo. A GPU é composta por milhares de núcleos internos, núcleos muito menores e, portanto, podem executar um número muito menor de operações. Isso torna uma GPU otimizada para processar grandes quantidades de dados e executar as mesmas operações específicas repetidamente. Uma GPU é capaz de executar milhares de programas ao mesmo tempo, embora estes tenham que ser muito mais específicos do que o que uma CPU pode suportar. Tradicionalmente, os programas que uma GPU executa consistem em uma única instrução e vários dados.
A GPU está na placa de vídeo e sua capacidade de trabalhar em paralelo é tão grande que pode multiplicar por 100 ou até mais o desempenho que uma CPU pode obter em operações especializadas em vetores e matrizes, são operações geométricas.
Recomendamos a leitura dos melhores processadores do mercado
Inicialmente, as GPUs eram usadas apenas para processamento gráfico, mas a grande evolução pela qual eles aumentaram muito suas capacidades, então hoje existem muitos campos nos quais você pode tirar proveito de sua grande capacidade de trabalhar em paralelo, por exemplo. Por exemplo, em pesquisas científicas com simulação de modelo, inteligência artificial ou mineração de criptomoedas.
Para entender a grande diferença que existe entre uma CPU e uma GPU, não há nada melhor do que o vídeo a seguir de Hunters of Myths; primeiro, veremos um pequeno robô desenhando um rosto; depois, vemos uma grande máquina que representa a GPU e algo muito mais complexo em menos tempo.
Directx 12 não diminui a diferença entre ps4 e xbox one
O DirectX 12 e o Windows 10 não ajudarão a reduzir a diferença de desempenho entre os consoles atuais de jogos Xbox One e PS4
Ansi vs iso: diferença entre teclados espanhóis
Indicamos as diferenças entre um teclado ANSI vs ISO. O que é usado na Espanha e quais são as características especiais entre cada um.
Diferença entre ecc e memória não ram
Explicamos as principais diferenças entre um ECC de RAM e o não-ECC convencional que usamos em nossos computadores.