Processadores

Dhyana é o novo processador chinês baseado na arquitetura zen da amd

Índice:

Anonim

A Hygon, uma empresa chinesa dedicada ao design de microprocessadores, anunciou que começou a produzir em massa seus primeiros processadores x86, codinome " Dhyana " e baseados na microarquitetura Zen da AMD, o mais recente design da empresa baseado em x86 quão bom é o resultado.

Hygone inicia o design do processador Dhyana baseado na microarquitetura Zen da AMD

O projeto da Hygon de processadores Zen é o resultado de um acordo alcançado no ano passado de 2016, através do qual uma empresa chamada Haiguang Microelectronics Company (HMC), na qual a AMD possui uma participação de 51%, licenciou o Arquitetura Zen para Hygon, da qual a AMD possui uma participação de 30%. Esses processadores Dhyana baseados em Zen serão fabricados por uma fundição externa, provavelmente pela TSMC.

Recomendamos ler nosso post sobre a AMD Ryzen 7 2700X Review em espanhol (análise completa)

Este acordo alcançado é necessário para garantir que a AMD renderá os 293 milhões de dólares que a licença da arquitetura Zen levará para as empresas chinesas, sem violar o contrato de licenciamento cruzado da arquitetura x86 que assinou com a Intel, a proprietária deste arquitetura

As empresas chinesas decidiram construir seus processadores Dhyana em vez de confiar nos processadores EPYC da AMD, não apenas porque desejam mais controle sobre o fornecimento desses chips, mas também para garantir que a China possa acompanhar todos os softwares que executam o processador. processador e eliminar qualquer porta dos fundos para governos estrangeiros. Não é segredo que a China quer reduzir sua dependência de outros países.

Este contrato para licenciar a arquitetura Zen permitirá à AMD obter uma boa fonte de renda, o que é importante, pois o dinheiro não é exatamente algo que resta na empresa Sunnyvale.

Fonte Tomshardware

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button