Vulnerabilidade descoberta no plasma kde
Índice:
Um pesquisador de segurança lançou uma história que pode ser de grande preocupação para quem usa o KDE Plasma no Linux. Desde que foi encontrada uma vulnerabilidade, é muito fácil de explorar. Essa lacuna permite a execução de código malicioso, incluindo arquivos.desktop e.directory. Encontrado no KDE Frameworks 5.60.0 e versões anteriores, impactando as versões 4 e 5 do ambiente de desktop.
Vulnerabilidade descoberta no plasma do KDE
A exploração do bug é baseada na maneira como a classe KDesktopFile lida com os arquivos.desktop e.directory. Foi descoberto que é possível criar arquivos com código malicioso, que são executados no computador.
Violação grave de segurança
O KDE Plasma gera um arquivo.directory em todas as pastas visitadas usando o Dolphin. Por estar oculto por padrão e por ser elementar, é fácil camuflá-lo em um arquivo compactado. Portanto, o invasor pode criar o arquivo compactado com uma pasta dentro, onde está o arquivo malicioso. Quando a vítima o descompacta, ele acessa o Dolphin, que lê automaticamente o arquivo.directory e o código malicioso é executado.
Embora isso exclua um ataque remoto, ainda é uma maneira bastante fácil de acessar o computador da vítima. Portanto, é algo que gerou muita preocupação entre os usuários, vendo como é fácil explorá-lo.
O KDE Plasma não deu nenhuma reação até agora. Embora se espere que em breve haja alguma medida de segurança adicional de sua parte, para evitar ataques com base nessa falha. É uma vulnerabilidade séria, mas pode ser corrigida. Esperamos que isso aconteça em breve.
Nova vulnerabilidade descoberta no skype
Nova vulnerabilidade descoberta no Skype. Descubra a nova vulnerabilidade que afeta os usuários do Skype e o perigo que ela contém.
Nova vulnerabilidade descoberta em processadores intel
Uma nova vulnerabilidade foi descoberta nos processadores Intel, desta vez relacionados ao chip UEFI BIOS.
Descoberta duas novas variantes da vulnerabilidade espectro
Continuamos a falar sobre vulnerabilidades relacionadas aos processadores. Desta vez, os pesquisadores de segurança encontraram dois novos: os pesquisadores de segurança encontraram duas novas vulnerabilidades nos processadores da Intel, relacionadas ao conhecido Spectre.