Tutoriais

▷ Quando alterar a pasta térmica do meu processador?

Índice:

Anonim

Ao montar um PC, um dos aspectos mais importantes é o das temperaturas e como controlá-las. A pasta térmica é um dos nossos aliados mais importantes para esse fim, que é freqüentemente usado no processador (CPU). Neste artigo, explicaremos as chaves para saber quando alterar a pasta térmica em nosso processador ou placa gráfica.

Índice de conteúdo

Qual é a tarefa da pasta térmica?

A pasta térmica tem a função de transmitir o calor gerado pela CPU diretamente ao dissipador de calor. Hoje, não é concebível instalar uma CPU sem usar pasta térmica, uma vez que a superfície do dissipador de calor e do processador não são perfeitamente lisos, portanto, sem uma pasta térmica, a transmissão de calor seria ineficiente.

Agora, as propriedades da pasta térmica não duram para sempre e tendem a secar ao mesmo tempo, é quando chega a hora de substituí-la, mas…

Como sabemos quando chega a hora de substituir a pasta térmica?

O primeiro sintoma que notaremos é o aumento da temperatura da CPU, que pode ser identificado com qualquer ferramenta para esse fim (Core Temp, por exemplo). Como vemos no exemplo da imagem (com o amado i7-8700k do meu parceiro Miguel), a temperatura está bem longe de 90 graus, graças ao DELID que ele fez ao seu processador. Por esse motivo, não possui temperaturas muito altas e se aproxima do limite máximo de operação.

Todos os processadores AMD e Intel têm uma faixa de temperatura operacional máxima; você pode pesquisar o modelo do seu processador nos sites oficiais das duas empresas para descobrir as especificações de temperatura máxima. Se a temperatura da sua CPU estiver próxima da operação máxima, há um problema na dissipação de calor.

Isso pode ser devido não apenas à poeira acumulada no dissipador de calor e no ventilador, mas também devido a uma pasta térmica 'expirada' que não pode mais funcionar bem. Essa é a hora de substituí-lo.

Com que frequência você precisa alterar a pasta térmica?

Isso vai depender do tipo de macarrão que vamos usar. Se usarmos uma pasta térmica 'barata', é melhor substituí-la a cada seis meses ou a cada ano. Temos então algumas pastas de maior qualidade, como o Noctua NT-H1 ou o Arctic MX4, que podem durar até 5 anos após a aplicação. Embora essas pastas sejam geralmente de qualidade superior e durem mais, também não é aconselhável demorar tanto para substituí-la. Cada ano seria a regra mais lógica e geral. Não tenha medo disso! Caso contrário, você sempre pode optar por levá-lo à loja de computadores mais próxima

E na placa gráfica ou GPU é necessário?

Exatamente o mesmo acontece nas placas gráficas e nos processadores, mas normalmente a remoção dessa placa dedicada é muito mais delicada do que a de um dissipador de calor do processador. Recomendamos que você a altere assim que a garantia terminar. Embora se você for trabalhador manual e não tiver um selo de garantia, poderá alterá-lo e manter as almofadas térmicas, que se não racham ou se dissolvem, não são necessárias trocas a cada ano. Você pode baixar de 3 a 10 ºC em comparação com a pasta térmica original.

Que pasta térmica eu compro?

Sempre recomendamos o Arctic MX-4, pois não é condutor e podemos encontrá-lo em tamanhos diferentes. Também o Noctua NT-H1 é ótimo:

Composto térmico de micropartículas de carbono Arctic MX-4, pasta térmica para qualquer ventilador da CPU - 4 gramas EUR 7, 29 Composto térmico de micropartículas de carbono Arctic MX-4, pasta térmica para qualquer ventilador da CPU - 20 gramas 20, 79 EUR Noctua NT-H1 3, 5g, pasta térmica (3, 5g) 7, 90 EUR

Espero que você tenha achado útil nosso artigo sobre como substituir a pasta térmica. Alguma recomendação que esquecemos?

Fonte HardwarezoneGamingfactors

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button