Pasta térmica do processador: tipos, usos e recomendações
Índice:
- O que é e o que é a pasta térmica
- Características químicas que devemos conhecer
- Tipos de pasta térmica no mercado
- Almofada térmica
- Pastas térmicas do tipo cerâmico
- Pastas térmicas do tipo metálico
- Pastas térmicas de metal líquido
- E a pasta térmica que inclui o dissipador de calor, é boa?
- Como aplicar a pasta térmica
- Marcas e modelos recomendados
- Corsair TM30
- Arctic MX-4
- Noctua NT-H1 e Noctua NT-H2
- Hidronauta e urso pardo térmico
- Prata do Ártico 5
- Condutor de urso térmico
- Conclusão e links interessantes sobre pasta térmica
É essencial saber qual pasta térmica deve ser montada no seu processador ao enfrentar a montagem de um PC por partes. É verdade que, às vezes, os dissipadores de calor de estoque ou aqueles que compramos de forma independente têm sua própria aplicação de pasta térmica. Mas isso é realmente bom o suficiente ?
Índice de conteúdo
O cardápio do dia consiste em explicar um pouco sobre o que é pasta térmica e o que ela faz em nosso processador, quais tipos existem e também os modelos e marcas mais recomendados, então vamos lá.
O que é e o que é a pasta térmica
Adaptadores, pasta térmica e clipes
Bem, a pasta térmica é um composto líquido com um certo grau de viscosidade que é usado para conectar eficientemente duas superfícies e, assim, facilitar a transferência de calor entre elas. Especificamente, usamos a pasta térmica para fixar a CPU no dissipador de calor que instalamos nela, para que não fique muito quente. E você dirá o que acontece se não colocarmos pasta térmica entre a CPU e o dissipador de calor?
Vamos começar lembrando que o encapsulamento do processador, ou IHS (difusor térmico integrado), é o elemento que faz contato direto com a superfície do dissipador de calor. Ambas as superfícies são metálicas, sempre feitas de cobre ou alumínio. Embora pareçam completamente lisas e perfeitas, são microscopicamente irregulares e não fazem contato perfeito um com o outro. Isso é chamado de alta resistência térmica, pois o calor se recusa a passar de uma superfície para outra porque não está totalmente ligado.
Características químicas que devemos conhecer
Dito isto, a pasta térmica, por ser um composto líquido, preenche todas essas imperfeições entre as duas superfícies e facilita a transferência de calor entre elas. Da pasta térmica, normalmente precisamos conhecer algumas características químicas básicas:
- Composto químico: determina se a pasta é eletricamente condutora, se é tóxica e se os materiais utilizados são de qualidade. Condutividade térmica: medida em W / mK, ou seja, a quantidade de energia na forma de calor que é transmitida em um metro de material e em graus Kelvin. Para nós, quanto maior a condutividade, melhor será a pasta. Resistência térmica: é exatamente o oposto, é medido em cm 2 / W e é a oposição do composto à passagem de calor. Quanto menor, melhor será. Viscosidade e densidade: medida em cP (Poises) e g / cm 3, reflete a capacidade de ligação de partículas que possui (se derrama ou não) e o peso que possui. Se for fino e viscoso, será como água ou metal líquido.
Tipos de pasta térmica no mercado
Para saber qual pasta térmica montar no seu processador, precisamos primeiro conhecer os tipos de compostos existentes no mercado, pois o uso de um ou outro determinará amplamente as características químicas finais, então vamos lá.
Almofada térmica
almofadas térmicas
Não é realmente uma pasta térmica como tal, mas são folhas que são, em muitos casos, bastante espessas e flexíveis, que podemos usar sem quebrar com relativa facilidade. Eles são feitos de materiais à base de silicone que às vezes são ainda melhores do que as próprias pastas com condutividades superiores a 10 W / mK.
Eles também podem ser adquiridos e geralmente são instalados nos chips de memória de placas gráficas, bloqueadores VRM ou unidades SSD.
Pastas térmicas do tipo cerâmico
Cara, você passou
Esse tipo de macarrão difere dos demais por ser normalmente branco. Em sua composição, possui um pó de origem cerâmica, como macropartículas de carbono ou diamante (do mal), misturado com silicone líquido que confere essa viscosidade e cor. Eles têm uma condutividade entre 2 e 11 W / mK.
Essas pastas térmicas são cada vez menos vistas, pois em quase todos os casos em que há um PC envolvido, os que veremos a seguir são usados. Isso ocorre porque seu desempenho geralmente é pior do que os baseados em metal, exceto em alguns casos que veremos mais adiante na lista recomendada e é por isso que eles são usados apenas em chips de baixo desempenho.
Pastas térmicas do tipo metálico
Distinguiremos essas pastas pela sua cor acinzentada característica e a razão é que elas possuem componentes metálicos, como zinco ou óxido de cobre, juntamente com silicone líquido. Eles geralmente têm condutividades d entre 4 e 13 W / mK.
O bom dessas pastas é que elas são mais duráveis e suportam temperaturas mais altas, por isso são usadas em processadores de nova geração. Eles são mais caros que os anteriores, mas sem dúvida sua aquisição vale a pena.
Pastas térmicas de metal líquido
Essas pastas são uma evolução das anteriores, baseadas em metais mais condutivos e em uma porcentagem maior, o que também as torna mais caras e de aplicação um pouco mais complexa. São normalmente à base de níquel e cobre, embora também sejam à base de prata e ouro, muito mais caros, mas com ótimo desempenho térmico.
A condutividade dessas pastas pode chegar a 80 W / mK, vamos pensar que o alumínio puro tem uma condutividade de 209 W / mK e o cobre de 380 W / mK. Essa pasta térmica se tornará mais líquida quanto mais quente ficar e também possui condutividade elétrica.
Isso dificulta a aplicação, pois fazer muito pode causar um curto no soquete. Destina-se apenas aos usuários mais exigentes, com forte overclock e que sabem o que estão fazendo, e também são muito mais caros.
Pasta térmica de metal líquido, prós e contras
E a pasta térmica que inclui o dissipador de calor, é boa?
Dissipador de calor South Bridge
É um tópico em que muitos usuários desconfiam das próprias marcas, mas a verdade é que os que vamos ver aqui colocam na pasta de qualidade de seus dissipadores de calor, especificamente o mesmo que eles vendem. Por exemplo, a Noctua sempre coloca o NT-H1 em seus dissipadores de calor, uma das melhores pastas que encontramos no mercado de forma independente e a baixo custo.
No caso dos fabricantes de processadores, ultimamente eles costumam incluir pasta térmica à base de metal (o cinza) de boa qualidade no caso da AMD, e com a vantagem de ser perfeitamente estendida e em sua medida justa na base de contato com a CPU. Só teremos que nos preocupar quando virmos componentes brancos ou sumidouros de estoque da Intel, já que a gigante azul não se caracteriza por se preocupar demais com o resfriamento de seus processadores.
De nossa parte, recomendamos deixar essa pasta pré-instalada como está e não remover ou adicionar mais, no caso da AMD. No que diz respeito à Intel, como você pode fazer o que deseja, vale a pena experimentar o estoque afundar no evento que ele oferecer. Se a CPU ficar muito quente, nova pasta e novo dissipador de calor.
Como aplicar a pasta térmica
Bem, um aspecto importante deste tópico será aplicar a pasta térmica, embora não tenha muitos segredos.
Para começar, não há uma maneira totalmente correta de aplicar a pasta, mas há uma incorreta, e é a de aplicá-la, deixando lacunas internas vazias. Isso ocorre porque, ao colar a CPU no dissipador de calor, a pasta se espalha e, se houver brechas internas, o ar encapsulado permanecerá e, consequentemente, a separação entre os metais.
Por outro lado, para pequenos processadores como o Intel Core, será suficiente derramar uma queda generosa no meio do IHS. Só ele será estendido quando instalarmos o dissipador de calor. Outros usuários fazem isso por meio de duas linhas na forma de "X" ou uma linha na vertical; nesse caso, é melhor não fazê-lo em "X", pois usaremos muito composto e certamente ficará sobrando e caindo nas laterais.
Por fim, temos a pasta térmica de metal líquido, que teremos de extrema cautela e também usaremos uma pequena espátula para melhor distribuí-la por toda a superfície, exceto pelas bordas. É uma pasta condutora e também se torna mais líquida quando aquecida, por isso devemos evitar deixar lacunas e impregnar as bordas.
Marcas e modelos recomendados
Bem, já sabemos que existem três tipos de pastas no mercado, juntamente com as almofadas térmicas que são usadas para outros fins que não uma CPU, portanto, não as consideraremos.
Corsair TM30
Corsair TM30 - Pasta Térmica CPU / GPU (Alto Desempenho, Base Premium de Óxido de Zinco), 3 Gramas- Melhor como metal líquido: a pasta térmica de óxido de zinco de micropartículas Corsair TM30 garante uma condutividade térmica muito alta. que converte o calor da CPU / GPU de forma rápida e eficaz.Fácil de aplicar: graças à consistência, é o tm320 ainda mais fácil para iniciantes e fácil de usar. Com microscópios abrasivos com ranhuras e baixa viscosidade na CPU / resfriador / garante uma aplicação segura: o Corsair TM30 é uma pasta diretiva não elétrica, minimiza o risco de curtos-circuitos e oferece proteção perfeita para o seu computador. ou pastas de plástico Micro Part ikelwr meleit, você não deve comprometer o Corsair TM30. uma vez pulverizado, mantém você por muitos anos Super valor ao dinheiro: qualquer injeção do TM30 contém o suficiente para várias aplicações de CPU convencionais e, após a aplicação, mantém a pasta TM30 por vários anos
A Corsair junta-se ao clube da marca com sua própria pasta térmica com este TM30, e a verdade é que eles fizeram as coisas muito bem. É uma pasta térmica não condutora à base de óxido de zinco em cujo tubo temos um total de 3 gramas, o suficiente para a aplicação de 5 ou 6 CPUs Intel. A condutividade térmica é de 3, 8 W / mK.
Nós mesmos tivemos acesso a esse passe para realizar uma análise na qual vimos um desempenho semelhante ao mais famoso de todos, o Arctic MX-4. Ainda mais, eu jogo valores abaixo do MX-4 tanto em repouso quanto em estresse, portanto, da nossa parte, é um dos mais recomendados hoje.
O primeiro da Corsair, mas pisoteando e entre os melhores
Arctic MX-4
Composto térmico de micropartículas de carbono Arctic MX-4, pasta térmica para qualquer ventilador da CPU - 4 gramas (com ferramenta)- A edição 2019 do MX-4 convence a todos com sua qualidade e desempenho usuais e reconhecidos que sempre o distinguiram.Melhor que o metal líquido: Composto por micropartículas de carbono para uma condutividade térmica extremamente alta, garante a dissipação do calor gerado pela CPU ou pelo COMPUTADOR TÉRMICO.: A fórmula MX-4 Edition 2019 garante uma dissipação de calor excepcional dos componentes e mantém a estabilidade necessária para levar seu sistema a seus limites APLICAÇÃO SEGURA: A MX-4 Edition 2019 é isenta de metais e eletricamente não condutora, eliminando o risco de curtos-circuitos ALTA SUSTENTABILIDADE: Ao contrário dos compostos térmicos de metal e silicone, o MX-4 Edition 2019 não compromete o tempo: dura pelo menos 8 anos
Sem dúvida, o mais comparado e o mais usado no mundo dos jogos, não apenas pelos benefícios que são muito bons, mas também pela relação desempenho / preço. Teremos disponível em embalagens de 2, 4, 8, 20 e até 45 gramas, quase nada. Sua condutividade térmica é de 8, 5 W / mK.
O mais popular e usado para jogos para PC
Noctua NT-H1 e Noctua NT-H2
Noctua NT-H1 10g, Pasta Térmica (10 g) 14, 90 EUR Noctua NT-H2 3, 5g, Pasta Térmica incl. 3 toalhetes (3, 5 g) 12, 90 EURTambém tivemos acesso a essas duas novas atualizações da pasta térmica favorita, que vêm das mãos de um dos melhores fabricantes de sistemas de refrigeração para PC. Em nossa análise, comparamos, é claro, com o MX-4 e ele tem praticamente os mesmos valores que este, especificamente, o NT-H2 melhorou 2 graus em relação ao MX-4 com a CPU em carga.
O fabricante especifica uma condutividade térmica de 8, 9 W / mK para o modelo NT-H1, e a disponibilizaremos em seringas de 3, 5 e 10 gramas. Além disso, o NT-H2 inclui 10 toalhetes para limpar a CPU.
Bom desempenho em CPU poderosa e overclock
Hidronauta e urso pardo térmico
Pasta Térmica de Hidronauta Grizzly Térmica 1, 5 ml Condutividade térmica de 11, 8 W / mk; Resistência térmica de 0.0076 K / W; Viscosidade 140-190 Pas 9, 99 EUR Kryonaut térmico Grizzly 12, 5W / mK 1g composto - Dissipador de calor (1 g, -200 - 350 C) Kryonaut térmico Grizzly 1 gr - Pasta térmica 5, 99 EUREssa marca também constrói duas das pastas térmicas de maior desempenho do mercado. Obviamente, são dois compostos bastante caros e também vêm em vários tamanhos disponíveis: 3, 9 e 7, 8 gramas para o Hydronaut e 5, 55 e 11, 1 gramas para o Kyronaut.
Primeiro, teremos a versão Hydronaut baseada em materiais metálicos, que possui uma condutividade de 11, 8 W / mK e suporta altas temperaturas de até 350 graus. Segundo, teremos a passas Kyronaut, à base de materiais cerâmicos com uma condutividade não inferior a 12, 5 W / mK.
O melhor que existe em pastas térmicas com compostos metálicos, cerâmicos e de silicone
Prata do Ártico 5
Arctic Silver AS5 - Dissipador de calor, nas cores preto e prata - 3, 5 g- Feito com 99, 9% de prata, 3 formas e tamanhos exclusivos de partículas de prata pura para maximizar a área de contato entre partículas e a transferência térmica O Suspension Fluid é uma mistura proprietária de óleos polissintéticos avançados que trabalham juntos para fornecer 3 fases funcionais Distintivo de 3, 5 gramas de peso Formulado para conduzir calor, não eletricidade
Este composto possui uma condutividade térmica de 8, 9 W / mK e também é apresentado como um dos melhores, graças à sua composição de placas micronizadas a 99, 9%. Digite as pastas à base de cerâmica. Devido a esse composto, a Arctic recomenda tomar cuidado para não impregnar os elementos pelos quais a eletricidade circula. Ele vem em seringas de 3, 5 gramas.
Composto à base de prata de alta condutividade
Condutor de urso térmico
Condutor térmico pardo 73W / mK 1g Composto - Dissipador de calor (1g, 10-140C)- Oferece transferência de calor ideal para sistemas de refrigeração em larga escala Temperatura de operação: 10 a 140 C Condutividade térmica 73 w / mk Densidade: 6, 24 g / cm
Se fosse apenas pelo nome, certamente eles não venderiam um, mas a verdade é que esta pasta térmica de metal líquido é uma das melhores hoje, porque tem uma condutividade não inferior a 73 W / mK.
Esta pasta é, sem dúvida, apenas para os mais exigentes e também requer uma habilidade um pouco mais desenvolvida para sua aplicação. Para começar, o dissipador de calor deve ser limpo com álcool para não deixar vestígios de pastas térmicas “normais” e, em seguida, espalharemos a pasta térmica sobre a superfície com uma ferramenta que inclua o pacote de compra. Tenha cuidado, pois precisamos garantir que seja uma camada muito fina e que não atinja a borda externa.
Esta pasta destina-se a ser usada nas CPUs mais poderosas do mercado e também para usuários que iludem seu processador.
A pasta térmica com melhor desempenho do mercado
Conclusão e links interessantes sobre pasta térmica
Bem, você já sabe qual pasta térmica deve ser montada no seu processador; uma dessas listas será a indicada para o que você solicita, especialmente se você planeja comprar um PC de alto desempenho, não pode usar nada.
Agora deixamos alguns links interessantes e, é claro, com nossos guias de hardware:
Bem, nada, esperamos que, com esta pequena lista de marcas e modelos de pastas térmicas, você possa montar seu PC corretamente e com o resfriamento que ele merece. Se você conhece uma pasta térmica melhor que a listada ou similar, deixe um comentário.
Almofada térmica vs pasta térmica, qual é a melhor opção? ?
Enfrentamos o bloco térmico vs pasta térmica Quem você acha que vencerá esse duelo? ✅ Por dentro, nosso veredicto.
Como abrir portas do roteador - usos, portas e tipos importantes
Aqui veremos como abrir portas do roteador que conecta você à Internet. Se você precisar de acesso remoto, servidor web ou P2P, nós explicamos isso a você.
Tipos de câmeras de vigilância e seus diferentes usos
O uso da câmera de vigilância está se tornando mais popular e traz muitas melhorias com a passagem da tecnologia. Se você quer saber o que são