Crystaldiskmark: o que é este programa e como ele funciona? ?
Índice:
- O que é o CrystalDiskMark ?
- O que há de especial neste programa?
- Opções gerais do programa
- Opções úteis
Hoje vamos falar sobre outro programa que você pode ter visto em diferentes redes e notícias: CrystalDiskMark. Utilizamos este programa para testar nossos discos rígidos e costumamos usá-lo para mostrar as características de algumas unidades de memória.
Índice de conteúdo
O que é o CrystalDiskMark ?
Algo a se notar é que podemos baixar uma versão chamada Shizuku Edition . Achamos um pouco peculiar, já que é o mesmo programa, mas com fundo azul com uma garota de anime.
No entanto, você pode estar pensando: "Existem muitos programas que executam essa mesma função, o que tem que a diferencia?" . Você está certo e, de fato, conversamos recentemente sobre o ATTO Disk Benchmark . O que diferencia esses dois programas para que ambos mereçam ser usados?
O que há de especial neste programa?
Um dos pontos-chave que achamos que torna o CrystalDiskMark especial são as configurações padrão. Semelhante ao que a Apple faz, a interface é intuitiva e, na tela inicial, oferece ao usuário as coisas mais comuns que ele pode desejar.
Enquanto outros programas oferecem uma caixa de ferramentas, aqui eles oferecem uma máquina pré-fabricada, na qual você só precisa pressionar um botão. No entanto, o programa não pára por aí, pois podemos editar seus testes alterando um número aceitável de parâmetros. Infelizmente, alguns como qual teste é seqüencial e qual aleatório não pode ser alterado.
Em seguida, analisaremos brevemente as características da tela principal. Nesta janela, podemos diferenciar:
- Número de testes (5): o número de vezes que o teste é realizado para ter dados confiáveis. Tamanho do teste (1GiB): o tamanho do arquivo a ser transportado. Quanto maior, mais difícil e longo o teste. No entanto, o resultado será melhor, pois nos dirá como a memória funciona com cargas de trabalho pesadas. Disco para o teste (C: 53% (247 / 464GiB)): Como você pode imaginar, escolhemos o disco no qual queremos fazer os testes. Início dos testes (5 botões): esses botões iniciam cada teste individualmente, exceto o botão 'Todos', que servirá para executá-los todos sequencialmente.
Para editar a configuração de teste, podemos acessar a opção Configuração> Filas e linhas (na barra de ferramentas superior). Lá, a tela a seguir será exibida e poderemos editar quantas filas de dados queremos e quantos encadeamentos queremos que estejam em execução.
Além disso, se alterarmos as filas ou threads nessa tela, os botões na janela principal também serão alterados. Portanto, os nomes dos botões são assim, pois se referem ao número de filas (número Q +) e ao número de threads (número T +) . Por outro lado, Seq aparecerá acima se for gravação / leitura seqüencial ou 4KiB se for gravação / leitura aleatória .
Em seguida, falaremos sobre as outras opções que temos.
Opções gerais do programa
Embora essas opções não sejam tão importantes quanto a configuração dos testes, é recomendável conhecê-las para interagir mais facilmente com o programa.
Como sempre, começamos a partir da esquerda e terminamos à direita, embora , para facilitar um pouco mais a compreensão, a dividamos em duas partes. Por um lado, teremos as opções que podem nos servir de utilidade e, no segundo grupo, teremos as opções secundárias ou visuais.
Opções úteis
A primeira das opções que veremos é Arquivo .
Aqui temos apenas três opções muito simples que você pode acessar através dos atalhos que eles mostram.
- Copiar serve literalmente para copiar as informações na tela principal. Para colocar o texto copiado em prática, basta usar o atalho Ctrl + V ou a opção colar. Salvar é uma função semelhante, mas, em vez de salvar as informações no buffer de entrada para poder colá-las, o que faz é salvá-las em um arquivo de texto. Exiting é usado para fechar o programa e fechar todos os seus processos.
Continuando a fila, temos a opção Configuração .
Nos Dados de Teste , temos duas opções: Padrão ou Todos 0x00. Esta opção é apenas para SSDs e altera a maneira como transmite um pouco os dados. Em linhas gerais , recomendamos que você mantenha a opção padrão.
Como já dissemos, esse aplicativo é moderadamente mais conhecido, pois costuma ser usado para realizar benchmarks rápidos. Tanto na Computex 2019 quanto nos vazamentos subsequentes sobre memórias, você a verá rodando mais de uma vez.
E você, o que você acha do design do CrystalDiskMark ? Que opção você adicionaria se pudesse? Compartilhe suas idéias na caixa de comentários.
Fonte HardzoneCrystalmarkO que é um ransomware e como ele funciona
O que é e como um ransomware funciona. Descubra tudo sobre o ransomware e como ele funciona para poder detectá-lo a tempo. Leia tudo aqui.
O que é o antialiasing e como ele funciona
Preparamos este artigo para explicar de uma maneira simples o que é o antialiasing e como ele funciona, um termo que todos lemos muitas vezes.
O que é o kernel e como ele funciona?
O kernel ou kernel é a parte central de um sistema operacional e é o responsável por fazer toda a comunicação segura entre o software e o hardware do computador.