O que é o antialiasing e como ele funciona
Índice:
Antialiasing é um termo que todos os jogadores de PC leram e ouviram milhares de vezes; todos sabem que melhora a qualidade gráfica diminuindo o dente de serra, mas poucos usuários realmente entendem como ele funciona. Preparamos este artigo para explicar de uma maneira simples o que é o antialiasing e como ele funciona.
Como uma tela funciona e o que é alias?
Para entender a operação do antialiasing, precisamos esclarecer como a tela funciona, as telas são compostas por milhões de pixels, nada mais são do que pequenos pontos que acendem em uma determinada cor e o conjunto de todos eles forma a imagem que vemos. O problema com isso surge quando queremos representar algo que não é uma linha reta, por exemplo, uma curva. Ao desenhá-lo na tela, haverá muitas imperfeições devido à maneira como as telas funcionam, a imagem a seguir ilustra perfeitamente.
Um exemplo menos extremo, vemos na imagem a seguir:
O que é antialiasing e tipos diferentes?
Depois de entendermos o que é o aliasing , já podemos entender o que é o antialiasing , como o próprio nome indica, você estará pensando que é algo que tenta evitar dente de serra nas imagens representadas nas telas. É isso mesmo, antialiasing pode ser definido como um conjunto de técnicas para evitar os efeitos do aliasing e obter superfícies mais finas e mais próximas da perfeição. Existem várias técnicas de antialiasing, mas todas elas podem ser agrupadas em dois grupos fundamentais, as técnicas de superamostragem e as técnicas de pós-processamento.
Qual placa gráfica eu compro? Os melhores do mercado 2017
No caso de anti - aliasing de superamostragem, o que é feito é renderizar a imagem em uma resolução mais alta que a do monitor, reduzi-la e ajustá-la à resolução da tela, o que melhora consideravelmente a qualidade da imagem e os dentes. serra são grandemente reduzidas a ponto de serem imperceptíveis. Você estará pensando que isso é fantástico porque removemos o problema de aliasing, o problema com essas técnicas de superamostragem é que elas consomem uma grande quantidade de recursos em nosso PC e tornam os jogos mais lentos, algo que ninguém gosta.
Exemplos de anti-aliasing por oversampling são SSAA e MSAA, o primeiro dos quais renderiza a imagem inteira em uma resolução maior que a da tela, enquanto o segundo apenas nas bordas dos objetos, portanto o impacto do SSAA no desempenho é muito superior, o que significa que é muito mais lento que o MSAA. Outros exemplos de antialiases de superamostragem são o CSAA e o EQAA, que consomem ainda menos recursos que o MSAA.
Se aplicarmos antialliasing por superamostragem na primeira imagem da postagem, obteremos o seguinte resultado:
No caso de um jogo, veremos algo assim:
Em segundo lugar, temos técnicas de anti-aliasing de pós-processamento, que são o que fazem é embaçar ligeiramente a imagem para ocultar os dentes da serra, essa técnica é aplicada depois que a imagem é renderizada e o impacto no desempenho é mínimo. O problema com essas técnicas é que a imagem fica um pouco embaçada e perde nitidez, algo bastante comum nos jogos atuais.
Um exemplo de antialiasing de pós-processamento é o FXAA, o que essa técnica faz é detectar as bordas das imagens depois que elas foram renderizadas e aplicar um filtro de desfoque nas bordas. É muito mais rápido do que a amostragem excessiva de antialiasing; portanto, pensou-se que os substituiria; o problema é que piora a qualidade da imagem, reduzindo sua nitidez e deixando algumas texturas achatadas.
Logo depois, surgiram outras técnicas de antialiasing de pós-processamento que alcançam melhor qualidade de imagem que a FXAA, são SMAA e TXAA. Na realidade, o TXAA combina técnicas de pós-processamento e superamostragem, para que fique entre os dois grupos em qualidade e desempenho de imagem.
Aqui termina nosso post sobre anti - aliasing, se você tiver alguma dúvida, pode deixar um comentário. Lembre-se de compartilhar esta postagem com seus amigos nas redes sociais, se tiver sido útil para você, é algo que nos ajuda muito. Como sempre, recomendamos a leitura do nosso guia para as melhores placas gráficas do mercado.
O que é um ransomware e como ele funciona
O que é e como um ransomware funciona. Descubra tudo sobre o ransomware e como ele funciona para poder detectá-lo a tempo. Leia tudo aqui.
O que é o kernel e como ele funciona?
O kernel ou kernel é a parte central de um sistema operacional e é o responsável por fazer toda a comunicação segura entre o software e o hardware do computador.
▷ O que é um processador quântico e como ele funciona?
A era do processador quântico está se aproximando e a computação desaparecerá como a conhecemos. Aprendemos que é um processador quântico.