Internet

O que é um ransomware e como ele funciona

Índice:

Anonim

O ataque realizado por hackers que vem ganhando todas as manchetes desde sexta-feira nos deixou um termo que é novo para muitas pessoas. Esse termo é ransomware. De repente, essa palavra é encontrada em toda parte. Todas as notícias na televisão e na internet e todos os jornais mencionam isso constantemente. Mas para muitos ainda há dúvidas sobre o que realmente significa.

Por esse motivo, a título explicativo, informaremos o que é o ransomware e também como ele funciona e seu principal objetivo.

Índice de conteúdo

O que é ransomware? Como funciona?

Ransomware é um software malicioso. É a primeira, a definição mais simples que podemos oferecer sobre esse conceito, embora logicamente haja muito mais por trás dele. É um malware que busca criptografar os arquivos presentes em um computador. Dada a magnitude de alguns desses ransomware, como o WannaCry que estamos vendo muito hoje em dia, eles conseguem criptografar os arquivos mais sensíveis de qualquer computador.

Geralmente, eles tendem a se concentrar na criptografia desses arquivos confidenciais em nosso computador. Não importa de que tipo eles são. Pode ser documentos do Word ou PDF, embora até fotos ou vídeos. Geralmente, o tipo de arquivo que você vai tentar criptografar depende do objetivo do criador. O desenvolvedor estabelece quais arquivos são o destino do ransomware.

Recomendamos o melhor antivírus gratuito

Se o ransomware conseguir entrar no seu computador e criptografar os arquivos que ele procura, o mais comum é que você receba a mensagem de que foi infectado. Ao mesmo tempo, eles pedem um resgate para liberar seu computador. Geralmente é dinheiro real, embora em muitos casos eles também tenham sido vistos com bitcoins. Eles vão nos pedir uma transferência. Se essa transferência for feita, o que obteremos é uma chave com a qual descriptografar todo o sistema. Dessa forma, podemos liberar nosso computador e usá-lo novamente da maneira normal.

Dada a presença crescente de ransomware online, há cada vez mais códigos genéricos que nos ajudam a desbloquear o sistema. O problema é que eles nem sempre funcionam, embora em alguns casos possam ser extremamente úteis.

Você tem que pagar?

Esta parte é uma das mais controversas. Em geral, as autoridades e os especialistas em segurança recomendam não pagar e não ceder à chantagem por hackers. Muitos usuários pagam, geralmente por medo. É uma reação lógica, já que ter seu computador bloqueado, seu único objetivo é ter acesso a ele e a todos os seus arquivos.

É uma situação complicada. Existem empresas que foram forçadas a pagar grandes quantias para libertar seus sistemas do ataque de ransomware. O principal problema nesses casos é que pagar não é uma garantia.

Recomendamos o Windows 10 Home vs o Windows 10 PRO

Há casos em que, apesar do pagamento do resgate solicitado pelos atacantes, o computador não foi liberado. Portanto, apesar de efetuar o pagamento, não há garantia. É por isso que muitos recomendam não pagar. Mas o principal problema nessa situação é que quase não existem soluções possíveis. Sem pagamento, o computador não será liberado. Um beco sem saída.

Como prevenir o ransomware?

Para evitar ser infectado por ransomware, as dicas oferecidas são as usuais para qualquer tipo de malware. A principal maneira de espalhar o ransomware geralmente é por email; portanto, é recomendável evitar a abertura de emails desconhecidos e, especialmente, nunca baixar anexos neles. Você também deve ter cuidado com os downloads, portanto sempre de sites confiáveis.

Os instaladores de APK podem ser mais problemáticos, portanto, é necessário um cuidado especial com esse tipo. Também não é necessário instalar plugins estranhos que algumas páginas da web nos recomendam.

Geralmente, sendo um pouco cuidadosos, podemos evitar o enorme problema que o resgate representa para nós. Você já foi infectado por ransomware?

Internet

Escolha dos editores

Back to top button