Avaliações

Análise do Corsair icue h115i rgb pro xt em espanhol (revisão completa)

Índice:

Anonim

A Corsair divulgou novas atualizações para seus excelentes sistemas de refrigeração e o que analisamos hoje é o Corsair iCUE H115i RGB Pro XT. Um sistema que agora inclui mais um elemento de decoração, como o sistema LED RGB, em uma cabeça de bomba levemente atualizada e duas excelentes ventoinhas Corsair ML140 PWM.

As luzes e o perfil operacional da ventoinha e da bomba são gerenciáveis ​​a partir do software iCUE. Disponível nos tamanhos 240, 280 e 360 ​​mm, é um dos melhores e mais vendidos sistemas de refrigeração. Sem mais delongas, vamos começar!

Mas antes de agradecermos à Corsair por sua confiança em nós por mais um ano, fornecendo esse sistema de refrigeração para poder analisá-lo em profundidade.

Características técnicas da Corsair iCUE H115i RGB Pro XT

Desembalagem

Começamos como de costume, desembalando este novo Corsair iCUE H115i RGB Pro XT. Um sistema de refrigeração que deve chegar até nós na caixa que você viu acima, bastante estreita e alta, com uma construção de papelão rígido de boa qualidade. Todas as faces exteriores têm acabamento em estilo de vinil em cores corporativas e com fotos da equipe e alguns recursos na parte traseira.

Nesse caso, vamos abri-lo por uma de suas faces estreitas, usando um sistema semelhante a um caso. No interior, vemos o sistema perfeitamente disposto em um molde de papelão e completamente embrulhado em sacos plásticos.

O pacote neste caso traz os seguintes acessórios:

  • Sistema Corsair iCUE H115i RGB Pro XT RL 2x Ventiladores Corsair ML140 PWM Mini cabo USB para conexão interna a bordo Placa traseira para soquetes Intel Adaptadores para montagens Intel, AMD e Threadripper Bolsa de parafuso Manual de instalação e guia de garantia

O aspecto positivo nesse caso é que temos poucos cabos no sistema, já que os ventiladores não têm iluminação; portanto, no total, serão os três que saem da cabeça de bombeamento e outros dois ventiladores.

Nesse caso, nenhuma seringa de pasta térmica está incluída, como vimos recentemente no dissipador de calor A500, só temos a seringa pré-aplicada na cabeça de bombeamento.

Design e características exteriores

Não é realmente um modelo novo, o Corsair iCUE H115i RGB Pro XT baseia-se claramente nos modelos anteriores do H115i Pro, só que agora temos uma cabeça com mais iluminação, um leve redesign e ventiladores com lâminas brancas. Também está incluído um elemento fundamental, como o gerenciamento de desempenho e iluminação do software.

Nesse caso, o sistema de refrigeração líquida está disponível nos três tamanhos em que o fabricante trabalha: 240 mm como H100i, 280 mm que analisamos e 360 ​​mm como H150i, portanto, omitiu apenas a versão de 120 mm. Todos estes produtos têm uma garantia de 5 anos.

Radiador de 280mm

O radiador do Corsair iCUE H115i RGB Pro XT é o elemento responsável pelo resfriamento do líquido que circula pelo circuito fechado do sistema. Esta versão com um formato de montagem de 280 mm possui medidas de 322 mm de comprimento, 137 mm de largura e 27 mm de espessura. Ou seja, poderíamos dizer que é cerca de 3 mm mais estreito do que os próprios fãs, que são obviamente 140 mm pregados. Se adicionarmos os ventiladores, a espessura total será de 52 mm, uma medida adequada para quase todos os chassis.

É um bloco totalmente construído em alumínio e pintado de preto tanto na superfície quanto no sistema de chapas de alumínio que dissipam o calor. O radiador consiste em dutos planos instalados longitudinalmente na armação de alumínio do bloco, que por sua vez são unidos por chapas finas em formato de onda para capturar calor e expandir a superfície de troca. Nas duas extremidades, temos as câmaras correspondentes nas quais o líquido muda de direção para entrar ou sair do bloco.

O fabricante nunca especifica o TDP máximo que os dissipadores de calor suportam, mas sendo um sistema de 280 mm e compatível com o Threadripper, os 280W são garantidos e certamente aumentam para cerca de 300W ou mais, como é lógico. Portanto, é um sistema bastante versátil no sentido de variedade de soquetes, pois oferece desempenho semelhante a um sistema de 360 ​​mm, sendo mais compacto e também mais econômico. Devemos levar em consideração as medidas do nosso chassi para ver se ele suporta ventoinhas de 140 mm.

Como sempre, o sistema para instalar os ventiladores e o dissipador de calor no chassi é exatamente o mesmo, para que pudéssemos colocar os ventiladores nos dois lados. Este Corsair iCUE H115i RGB Pro XT, como o restante, possui as conexões de tubo em uma das áreas laterais, com bicos de metal e perfeitamente selados para que o líquido não vaze. Perdemos um plugue para uma possível purga do sistema ou para trocar o líquido após alguns anos de uso, é algo útil que poucos fabricantes incluem.

Finalmente, o radiador possui uma estrutura de alumínio espessa em toda a área externa para impedir que o conjunto se dobre ou que as aletas sejam atingidas. Seu peso será de aproximadamente 650 g sem contar o restante dos elementos.

Bloco de bomba com 16 LEDs e tubos de borracha

Agora, continuamos com o bloco de bombeamento Corsair iCUE H115i RGB Pro XT, que possui uma placa fria de tamanho mais ou menos padrão que poderá cobrir sem problemas uma Ryzen ou uma CPU Intel do soquete LGA 2066, mas não um Threadripper em toda a sua extensão. Esta placa é feita de cobre e fixada ao restante do bloco por meio de uma série de parafusos de cabeça estrela. Como podemos ver, a pasta térmica já foi aplicada a toda a superfície, para que possamos salvar essa etapa. Embora não machucasse ter uma seringa de pelo menos 1g para manutenção.

A estrutura externa do bloco, vemos que é feita de plástico acrílico preto para economizar peso e eliminar elementos que conduzem eletricidade e calor. Nesses lados, encontramos o conector Micro USB para conectar o cabo de gerenciamento através do software e uma saída dos dois cabos que serão responsáveis ​​pelo fornecimento de ventiladores e do bloco. Especificamente, temos um conector duplo de 4 pinos para os ventiladores, um conector com um único cabo para o controle PWM da bomba e um conector SATA de energia geral para o sistema.

Da mesma forma, as laterais do bloco Corsair iCUE H115i RGB Pro XT possuem um sistema de troca de adaptadores para os diferentes soquetes. Basicamente, trata-se de trocar e pressionar esses adaptadores sem usar nenhum parafuso. Devemos agir com cuidado, pois são difíceis de remover e inserir.

A cabeça superior também é feita de plástico, mas com um acabamento polido para deixar transparecer a iluminação RGB integrada. O design foi ligeiramente modificado em comparação com as versões anteriores, e agora a parte superior é um pouco mais larga. É composto por 12 LEDs no anel externo e outros 4 LEDs para o logotipo central. Graças ao iCUE, podemos gerenciar independentemente cada luz e aplicar os efeitos que considerarmos adequados.

Em relação à bomba, temos um tipo DDC com sistema de câmara dupla para separar o líquido frio do quente, algo quase genérico em todos os sistemas atuais. Ele é capaz de girar em torno de 3000 RPM no máximo e, o melhor de tudo, o motor é extremamente silencioso a ponto de nem perceber sua presença.

Resta ver que os tubos sairão da bomba com um cotovelo de 90 ° ou de plástico rígido que permite a rotação. Este sistema é o mesmo que todas as versões usam e nunca nos deu problemas. Em relação aos tubos, eles são feitos de borracha bastante grossa e permitem alguma flexibilidade. Seu comprimento é de aproximadamente 40 cm e, por fora, são reforçados com uma malha de fio de nylon preto brilhante.

Ventoinhas Corsair ML140 PWM

Agora continuamos com os ventiladores do sistema Corsair iCUE H115i RGB Pro XT, que são o Corsair ML140 PWM na versão 280mm e o ML120 PWM nos outros dois. Ventiladores bem conhecidos por seu sistema giratório de levitação magnética que prolonga sua vida útil e reduz o ruído do todo. Para este sistema, eles estão obviamente na versão 140 x 25 mm, enquanto nos outros casos, teremos a versão 120 x 25 mm.

Nesse caso, as versões com iluminação RGB e capacidade de gerenciamento do iCUE não foram usadas. De fato, o controle PWM é realizado pelo cabeçote de bombeamento RL, graças a ele podemos controlar sua velocidade sem grandes problemas.

São ventiladores que têm controle por modulação por largura de pulso ou PWM capaz de girar em uma faixa entre 400 e 2000 RPM. Na velocidade máxima, eles geram um ruído de 37 dBA. Essas ventoinhas são otimizadas para montagem em dissipadores de calor, pois possuem uma pressão estática razoavelmente alta de 3 mmH2O, que por sua vez gera um fluxo de ar máximo de 97 CFM.

Neste caso específico, uma versão específica com lâminas brancas e corpo preto é incluída para melhorar a estética do conjunto. E, assim como a bomba, eles são extremamente silenciosos a uma velocidade de rotação média. Como o RL, eles têm uma garantia de 5 anos, embora sua vida útil não seja especificada.

Detalhes de montagem

O sistema de montagem do Corsair iCUE H115i RGB Pro XT também não é diferente do resto dos produtos de refrigeração da marca.

Um aspecto positivo é que os adaptadores de soquete AMD Ryzen Threadripper estão incluídos. É compatível com sTR4 e TRX40, pois , em essência, seu design é exatamente o mesmo. Também está incluído o suporte correspondente para a plataforma Intel e adaptadores para LGA 115x e LGA 20xx. No caso da plataforma AM4, teremos que usar o próprio suporte incluído nas placas-mãe.

Como mencionamos, o sistema de troca de adaptadores é realizado simplesmente puxando os que estão no lugar e pressionando os que precisamos. Eles não são parafusados ​​juntos e dependem apenas de um sistema de ranhuras feito diretamente no chassi do bloco da bomba. Finalmente, a fixação da placa é realizada de maneira simples com parafusos de rosca manual (ou estrela), pois teremos que apertar sua capacidade máxima sem medo, pois as medidas são ajustadas para que nada aconteça com o IHS do processador.

A compatibilidade que temos com este bloco será:

  • Para a Intel, temos compatibilidade com os seguintes soquetes: LGA 1150, 1151, 1155, 1156, 2011 e 2066 E, no caso da AMD, o seguinte: AM2, AM2 +, AM3, AM3 +, AM4, TR4 e TRX40

Perdemos apenas a compatibilidade com os soquetes Intel anteriores, como os 775 a 1366, e os soquetes AMD FM1 e FM2, por isso não é um drama.

ICUE Iluminação e Software

Antes de prosseguir com os testes de desempenho, vale a pena dar uma breve visão geral das possibilidades de gerenciamento que temos neste Corsair iCUE H115i RGB Pro XT, graças ao Corsair iCUE, um programa que pode ser baixado do site oficial do fabricante.

Para o programa detectar esse sistema, precisamos conectar o cabo Micro USB à cabeça da bomba e o cabeçalho correspondente ao tipo USB 2.0 interno, normalmente localizado na área inferior da placa-mãe.

O software possui 4 seções, embora a última seja dedicada apenas a notificações em caso de alertas do sistema. O primeiro permite personalizar a iluminação do aparelho, fornecendo uma visão em tempo real dos 16 LEDs RGB que podemos tratar juntos ou um por um.

A segunda e terceira seções incluem tudo o que tem a ver com o desempenho, temperatura e gráficos do sistema RL. Na seção de desempenho, podemos atribuir um perfil operacional para ventiladores e bombas, bem como visualizar os registros de rotação e temperatura do conjunto em tempo real. Lembre-se de que a temperatura registrada é a da placa fria, não a função do processador. A terceira seção fornece informações mais abrangentes do que a anterior.

Teste de desempenho com o Corsair iCUE H115i RGB Pro XT

Após a montagem, é hora de mostrar os resultados da temperatura com este Corsair iCUE H115i RGB Pro XT em nossa bancada de testes, que consiste no seguinte hardware:

BANCO DE TESTE

Processador:

Intel Core i9-7900X

Placa de base:

Asus X299 Prime Deluxe

Memória:

16 GB a 3600 MHz

Dissipador de calor

Corsair iCUE H115i RGB Pro XT

Placa gráfica

AMD Radeon Vega 56

Fonte de energia

Corsair AX860i

Para testar o desempenho deste dissipador de calor com os dois ventiladores instalados, submetemos o Intel Core i9-7900X a um processo de estresse com o Prime95 Small por um total de 48 horas ininterruptas e na velocidade de estoque. Todo o processo foi monitorado pelo software HWiNFO x64 para mostrar a temperatura mínima, máxima e média em todos os momentos.

Também devemos levar em consideração a temperatura ambiente, que mantemos constantemente em torno de 24 ° C.

Conhecemos bem essa CPU 10C / 20T e uma temperatura média de estresse de 69 o C não é ruim, embora seja verdade que outros sistemas de refrigeração do fabricante tenham obtido um melhor resultado. Isso também ocorre porque reforçamos um pouco o processo de estresse do grupo de teste, com um teste mais exigente. Além disso, mantivemos o perfil de desempenho "equilibrado" do sistema no iCUE.

As temperaturas em repouso, vemos que elas não são muito diferentes das do ambiente, com apenas 30 o C em média e picos que não excederam 80 o C a qualquer momento durante esses dois dias. Isso indica uma grande capacidade de resposta do sistema de resfriamento e uma placa fria com alta condutividade térmica.

Palavras finais e conclusão sobre o Corsair iCUE H115i RGB Pro XT

Neste ponto, sabemos que a Corsair é um dos melhores fabricantes de sistemas de refrigeração líquida que encontramos, já que estamos com eles há alguns anos e analisamos quase todas as suas configurações. Este Corsair iCUE H115i RGB Pro XT não traz grandes novidades técnicas, pois utiliza o mesmo sistema de bombeamento e um circuito com materiais e comprimento idênticos.

Onde vemos as notícias estão na atualização na iluminação RGB do bloco de bombeamento, agora com mais LEDs, capacidade de endereçamento e gerenciamento completo na operação da bomba e dos ventiladores. O iCUE é um dos melhores e mais completos programas que atualmente temos e, para os fãs de produtos de iluminação e Corsair, ele é ótimo.

Mas o que importa mais de uma RL é seu desempenho e, neste caso, não decepciona com temperaturas muito boas em processadores de alta potência como este 7900X, nos quais endurecemos o teste de estresse. Menos de 70 ° C em uma CPU capaz de armazenar mais de 100 ° C é fenomenal, com pico sensacional e temperaturas ociosas. Além disso, a bomba está muito silenciosa.

Recomendamos o nosso guia para os melhores dissipadores de calor do mercado

A qualidade de construção é mais uma vez impecável, com tubos de borracha de alta qualidade, radiador de alumínio e bloco de bomba bem construído com chassi de metal e reservatório de plástico. As ventoinhas do ML140 são perfeitas, silenciosas e com ótimo desempenho e estética.

A compatibilidade também está quase completa, com exceção dos soquetes mais antigos. Temos até adaptadores para Threadrippers, algo não tão comum em outros fabricantes, expandindo bastante as possibilidades de mudanças de plataforma pelo usuário.

Esta atualização está disponível em 280 mm e 240 e 360 ​​mm, especificamente no Corsair iCUE H115i RGB Pro XT, por um preço oficial de 154, 90 euros, embora possamos ver ofertas um pouco mais ajustadas em outras lojas de computadores. Se o H115i Pro lhe parecia básico no design e o H115i Platinum parece muito escandaloso, aqui está uma versão que combina o melhor dos dois.

VANTAGENS

DESVANTAGENS

+ BOMBA MUITO SILENCIOSA

- NENHUM PLUGUE PARA MUDAR O FLUIDO

+ ADEQUADO PARA CPUs DESBLOQUEADAS E DE ALTO DESEMPENHO

+ VENTILADORES ML140

+ GESTÃO DE ICUE E ILUMINAÇÃO MELHORADA

+ QUALIDADE DE CONSTRUÇÃO

A equipe de Revisão Profissional concedeu a ele a medalha de ouro:

Corsair iCUE H115i RGB Pro XT

PROJETO - 90%

COMPONENTES - 88%

REFRIGERAÇÃO - 85%

COMPATIBILIDADE - 90%

PREÇO - 83%

87%

Avaliações

Escolha dos editores

Back to top button