Tutoriais

Backup 3,2,1 - o que é e por que ele salvará seus dados?

Índice:

Anonim

Como todo mundo, com certeza você já perdeu todos ou alguns dos arquivos mais importantes que possuía no disco rígido devido a uma falha do mesmo ou por ter que formatar o Windows devido a algum problema fatal. Se tivéssemos o sistema de backup 3, 2, 1, isso nunca aconteceria, pois é a melhor maneira de se proteger contra desastres.

Índice de conteúdo

Hoje, explicaremos o que é esse tipo de estratégia de armazenamento para nunca perder dados e também forneceremos algumas histórias úteis sobre como fazê-lo facilmente e sem pagar nada ou pelo menos não muito.

O que é um backup 3, 2, 1 e o que ele fará

Como muitas outras regras não obrigatórias e não escritas na computação, essa é uma regra muito interessante e importante, especialmente para aqueles que, como eu, são um pouco distraídos e não são proativos nesses assuntos.

Um backup 3, 2, 1 é basicamente uma estratégia para garantir a replicação de seus dados de maneira ordenada contra desastres. Basicamente, trata-se de fazer 3 cópias de seus dados, armazenando em pelo menos duas mídias diferentes e enviando uma dessas cópias para um local físico diferente.

É certamente um desafio difícil para os preguiçosos, mas com apenas alguns minutos e sem investir dinheiro, teremos a garantia de pelo menos uma cópia se algo acontecer com nosso PC, telefone celular ou qualquer outra coisa. Explicaremos mais detalhadamente, fornecendo idéias sobre como executar o procedimento.

Primeiro: faça backup de 3 dados

O ideal nesta regra é ter pelo menos três cópias de backup dos seus dados. E se você também trabalha com conteúdo confidencial cuja perda seria desastrosa, é recomendável que essas três cópias sejam feitas manual ou automaticamente todos os dias ou todas as semanas.

Por probabilidade, mais cedo ou mais tarde um disco rígido que compramos morrerá, seja por ser antigo ou por um problema com a corrente ou porque nós mesmos excluímos acidentalmente os dados. Quanto mais cópias de arquivos tivermos, mais difícil será perdê-los. É óbvio, é claro, a melhor coisa é que eles estão em diferentes mídias. É improvável que nosso "Shift Delete" leve todos os três copos feitos de uma só vez ou que dois ou três discos rígidos falhem ao mesmo tempo.

Mas é claro que isso é bastante irritante se tivermos que fazê-lo manualmente, então existem programas como Acronis True Image, EaseUS, iDrive ou Paragon que farão essas cópias automaticamente se as configurarmos dessa maneira.

Segundo: 2 dessas cópias as mantêm em diferentes mídias

Depois que tivermos como fazer os três backups, agora é hora de armazená-los em dispositivos diferentes, por enquanto não estamos falando de enviá-los para o outro lado do mundo, simplesmente usando dois discos rígidos ou duas unidades fisicamente diferentes onde armazenar cada cópia. Não trapaceie, ter duas partições não o protege de uma falha na unidade ou até de formatar para a nora.

E um disco rígido tem um tempo médio de falha (MTTF) de 1 milhão de horas, armazenar cópias em duas unidades dobra a integridade para 2 milhões de horas e assim por diante. Mas, é claro, o ideal nesse caso é evitar que essas duas ou três unidades estejam conectadas à mesma fonte de alimentação ou ao mesmo sistema, pois pode ocorrer uma falha em cascata, por exemplo, devido a um aumento de energia.

Neste artigo, podemos usar muitas mídias de armazenamento, como um segundo disco, se tivermos um orçamento ruim, uma unidade flash USB, CD-ROM ou, melhor ainda, um NAS ou unidades de rede ou armazenamento na nuvem.

Terceiro: pelo menos uma cópia o coloca em um local físico diferente

Eles dizem que o raio não atinge duas vezes no mesmo lugar, embora sempre haja pessoas mais propensas a dar azar. Portanto, o ideal será que pelo menos um dos 1, 2, 3 backups que fizermos esteja localizado em um local físico diferente.

Não estamos falando de pegar sua unidade flash e colocá-la em uma gaveta sobre a mesa, pois possivelmente o raio do seu PC também poderia afetar o USB ou o CD-ROM. Portanto, seria melhor enviar essa terceira cópia para longe de nós, como se estivesse na nuvem.

O armazenamento em nuvem consiste em servidores de armazenamento conectados à Internet, onde cada usuário pode acessar de qualquer lugar com um nome de usuário e senha. Esses sistemas têm suporte técnico e matrizes de disco por trás do RAID, que oferecem as garantias máximas de integridade dos dados ao usuário. Mesmo que você não saiba, você já tem pelo menos uma nuvem gratuita de vários GB para você. Como Bem, basta ter uma conta no Google (Google Drive), Microsoft (OneDrive) ou Apple (iCloud). Essa é a localização física ideal para esta terceira cópia.

Idéias possíveis sobre como criar um backup 3, 2, 1

Aqui deixamos algumas idéias de como criar esse sistema de cópias 3, 2, 1. Cada uma delas precisará de uma infraestrutura diferente e, possivelmente, requer gastar um pouco de dinheiro para comprar unidades de armazenamento.

Método livre 3, 2, 1

A maneira mais fácil possível de fazer esse plano de cópia sem gastar um único euro é usar

  • 1: um segundo disco rígido 2: um drive USB 3: armazenamento em nuvem integrado em nossa conta Microsoft, Google ou Apple, ou até dois, se não houver mais discos rígidos

Quase todos nós temos um USB ou comprar um relativamente digno não vale mais que 7 euros. Também todos temos um smartphone, temos 15 GB gratuitos no Google Drive e uma conta da Microsoft para se registrar no Windows, para que tivéssemos mais 10 GB extras nessa nuvem.

Com isso, já temos tudo o que precisamos, três mídias diferentes, incluindo duas localizadas geograficamente em um local diferente. Seria como um 3, 2, 2 certo?

Poderíamos até baixar um programa como o EaseUS Todo Backup Free, com o qual podemos automatizar nossos backups em diferentes plataformas, pois detecta qualquer unidade USB e pode ser integrado ao armazenamento em nuvem, como vemos nas capturas de tela anteriores.

É um método 100% recomendado para quem deseja copiar seus arquivos de tempos em tempos e garantir sua permanência.

Backup 3, 2, 1 com um NAS

Dessa forma, já implica ter que comprar um NAS se nosso escopo for reduzido para empresas domésticas ou pequenas. Mas a grande vantagem de um NAS é que ele não apenas faz backups de rede automaticamente, mas seu sistema operacional nos oferece uma quantidade incrível de opções extras. A isso, acrescentamos o fato de ter um RAID de discos montados que, por sua vez, protege os arquivos com criptografia e replicação de hardware AES de 256 bits.

Portanto, nosso 3, 2, 1 poderia estar neste caso:

  • 1: unidade USB ou um primeiro NAS da empresa 2: um segundo NAS doméstico remoto 3: armazenamento em nuvem simples ou dupla como antes

É possível que a empresa em que trabalhamos já possua um NAS ou um sistema de cópia; se adicionarmos um NAS, teríamos um repositório remoto. O NAS é um equipamento caro, tornando-o um sistema orientado ao usuário que lida com grandes quantidades de dados confidenciais, como mesas de trabalho, PMEs ou apenas entusiastas.

Para nós, que trabalhamos nessa área de mídia de comunicação, é a estrutura mais ideal possível, pois alcançamos alta replicação de arquivos em um NAS com RAID 5, temos conteúdo na nuvem e também unidades de armazenamento de acesso rápido para nossos bancos de teste. Um NAS básico de dois compartimentos custa cerca de € 120 a mais que o custo de discos rígidos, mas realmente oferece muito mais do que apenas cópias.

Como você montará seu sistema de backup 3, 2, 1?

Você vê que entender essa regra de cópia é bastante simples e que é possível modificá-la como queremos e de acordo com nossas possibilidades.

Com o grande número de serviços que a Internet nos oferece hoje, seria raro um usuário não conseguir atender aos três requisitos. Como sempre temos discos rígidos extras, armazenamento USB e na nuvem. São dois bons métodos e também seguros, embora, se optássemos por um, seria usar um NAS, pois com eles podemos fazer grandes coisas.

Então deixamos aqui alguns tutoriais interessantes sobre esse tópico:

Como você irá propor o sistema 3, 2, 1? Você tem outras idéias interessantes para criar um 3.2 gratuito e simples?

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button