Conector Molex: tudo o que você precisa saber
Índice:
O conector molex não é tão usado hoje em dia. No entanto, ele ainda existe em vários PCs, por isso contamos tudo.
Anos atrás, as conexões da fonte de alimentação estavam longe do que temos hoje. É verdade que existem conexões que continuam sendo mantidas ou que foram levemente reformadas, mas o conector molex é um dos "esquecidos". No post de hoje, faremos uma pequena revisão desse magnífico conector.
Índice de conteúdo
Origem do conector MOLEX
A Molex Connector Company foi a criadora desse conector. Segundo alguns especialistas, afirma-se que a Molex desenvolveu e patenteou esses conectores entre 1950 e 1960. Em princípio, seria usado em casa, como em uma instalação industrial ou em automóveis. Podemos encontrar diferentes tamanhos de pinos: 1, 57 mm, 2, 13 mm e 2, 36 mm, cada um com uma amperagem diferente.
No setor de computação, vimos esses conectores aparecerem em 1976, que alimentavam as unidades de disquete. No entanto, não era um Molex comum, mas o AMP, um modelo de quatro pinos muito semelhante.
No entanto, ainda os vemos em conexões muito importantes, como o conector ATX molex de 24 pinos que serve para alimentar a placa-mãe. Eles consistem nas conexões de equipamentos mais importantes, alimentando placas-mãe ou placas gráficas.
Conector molex de 4 pinos
Esse conector atendeu a muitos componentes do PC, especialmente discos rígidos, DVD / CD-ROMs, placas de expansão etc. Poderíamos encontrá-los em qualquer lugar, mas agora ele foi substituído pelo conector SATA, principalmente.
Ele possui 4 pinos que precisavam ser retos e firmes porque, às vezes, um era um pouco mais dobrado que os outros e não era possível conectá-lo bem ao disco rígido ou componente. Com a aparência da conexão SATA que existia no passado. Nesse caso, nos referimos ao famoso AMP MATE-N-LOK.
A produção começou em 1963 e foi fabricada pela AMP. Foi composto dos seguintes 4 pinos:
- Amarelo: 12 volts. Preto: terra. Preto: terra. Vermelho: 5 volts.
Podemos encontrar uma conexão feminina e masculina, na fêmea vemos os 4 slots e no macho os 4 pinos.
Dito isso, podemos encontrar um conector molex menor que o normal que, anos atrás, foi usado para alimentar unidades de disquete de 3, 5 polegadas ou ventiladores de gabinete, por exemplo. Pessoalmente, eu tinha essa conexão no meu primeiro gabinete para PC, em 2007.
Muitos de nós lembramos com nostalgia desses conectores que deram vida às unidades de CD-ROM, serviram como adaptadores para fontes antigas quando desejávamos conectar a conexão de 6/8 pinos da nossa placa gráfica ou quando alimentavam os discos rígidos IDE e SATA.
MOLEX atualmente e seus usos
Isso já aconteceu e a realidade atual é através da conexão SATA, que, na minha opinião, é muito mais limpa e fácil de conectar do que o conector molex.
Recomendamos as melhores fontes de alimentação do mercado
Atualmente usado apenas para alguns controladores ou ventiladores RGB. Mas é cada vez menos comum encontrar esse conector clássico. O que você acha do desaparecimento do Molex? Que experiências você tem com eles? Certamente alguns de vocês deixaram de conectar / desconectar tanto.
RECOMENDAMOS VOCÊ Como converter um disco MBR em GPT no Windows 10O que são jogos moba e mmo: tudo o que você precisa saber
Nós explicamos tudo sobre os jogos MOBA e MMOG em detalhes. Onde títulos como League Of Legend e Dota 2 são os reis dos jogos grátis.
O que é um nas e para que serve? tudo o que você precisa saber
Muitos usuários ouviram a palavra NAS, mas realmente não sabem o que significa ou para que serve. Neste artigo, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre o Network Attached Storage (por que é tão importante em casa ou nos negócios). Não o perca!
Você deve comprar uma cadeira de jogos? tudo o que você precisa saber
Ao comprar uma nova cadeira, muitos usuários se perguntam se devem comprar uma cadeira de jogos. A resposta é sim, e estas são as razões