Tutoriais

▷ Como escolher o ventilador certo para o seu PC

Índice:

Anonim

Você está pensando em montar um novo ventilador dentro do seu PC? Para encontrar o ventilador certo, é necessário pesquisar seus recursos e os detalhes a serem considerados. No mercado, podemos encontrar um grande número de ventiladores com tamanhos diferentes, diferentes tecnologias de rolamentos, velocidades e muitos outros detalhes que complicam o processo de seleção. Neste guia, explicamos o que você deve levar em consideração para obter o ventilador certo e montá-lo no seu PC.

Como escolher o ventilador certo para as necessidades do seu PC

De fato, não é difícil selecionar um ventilador adequado, desde que você seja um bom juiz de suas próprias necessidades e especificações do produto. Em geral, basicamente escolhemos dois tipos de ventiladores, aqueles focados em alta pressão estática e aqueles focados em oferecer um grande fluxo de ar. Essas características dependem fundamentalmente do design das pás do ventilador.

Recomendamos que você leia nosso post sobre Melhores dissipadores de calor, ventiladores e refrigeração líquida para PC

O ventilador do painel frontal geralmente requer um tipo de ventilador de alta pressão estática para permitir que ele passe pela frente do chassi, o que injeta um fluxo constante de ar frio no chassi. O ângulo de inclinação das pás do ventilador e a curvatura da lâmina são dois fatores que influenciam o valor da pressão de um ventilador.

Os ventiladores de alta pressão estática geralmente têm pás muito grandes e muito próximos um do outro, isso resulta na passagem de menos ar, mas a uma velocidade muito alta. Por outro lado, os ventiladores focados em oferecer um grande fluxo de ar têm mais pás, mas são menores e são amplamente separados um do outro. Esses ventiladores permitem a passagem de uma grande quantidade de ar, embora isso o faça a uma velocidade mais baixa.

Exemplo de um ventilador de alto fluxo de ar:

Exemplo de um ventilador de alta pressão estática:

Esses ventiladores de alta pressão estática também são usados ​​em dissipadores de calor, pois oferecem maior desempenho empurrando o ar com grande força contra o radiador de alumínio dos dissipadores de calor. Na parte traseira do chassi, ele é normalmente equipado com um ventilador de extração de calor, tornando o volume do vento mais importante que a pressão. Ao mesmo tempo, o calor dentro do chassi pode ser descarregado mais rapidamente para a parte externa do chassi com o uso de um ventilador que move uma grande quantidade de ar.

Características mais importantes dos fãs

A seguir, analisamos as características mais importantes dos ventiladores, como fluxo de ar, pressão estática, ruído gerado, rolamentos e iluminação, que estão tão na moda hoje.

Fluxo de ar: o fluxo de ar de um ventilador mede a quantidade de ar que o ventilador passa por suas pás por unidade de tempo. O fluxo é medido em CFM ou m3 / h, quanto maior o valor, maior a quantidade de ar que o ventilador se move. Um CFM de 50 é o número mínimo para tornar um ventilador eficiente.

Pressão estática: representa a força com que o ventilador empurra o ar através de suas pás. A pressão estática é medida em mmH2O, quanto maior esse valor, maior a pressão com a qual o ventilador empurra o ar. Idealmente, opte por uma ventoinha que exceda 2 mmH2O ou pelo menos se aproxime muito desse valor.

Ruído: nenhum usuário gosta que seu PC seja muito barulhento, por isso é importante escolher fãs o mais silenciosos possível. O ruído é medido em decibéis (dBa) e devemos optar por um modelo que não exceda 30 dBa. O ruído gerado pelo ventilador aumenta à medida que sua velocidade de rotação aumenta, embora os valores de CFM e mmH2O também aumentem, e é por isso que devemos buscar o melhor compromisso possível entre silêncio e desempenho.

Rolamentos: são os rolamentos que estão dentro do ventilador e permitem sua rotação, desgastam com o uso, por isso é importante que sejam de alta qualidade. Hoje, os melhores ventiladores têm rolamentos de levitação hidráulica ou magnética.

Iluminação: é algo que parece muito bom, mas não adiciona nada ao desempenho do ventilador. A iluminação pode ser uma adição estética interessante, mas você nunca deve colocá-la acima da qualidade e do desempenho; é melhor optar por uma ventoinha com altos valores de CFM e mmH2O, mas sem luzes.

Isso termina nosso post sobre como escolher um ventilador adequado para o seu PC, esperamos que tenha sido muito útil para você. Lembre-se de compartilhá-lo nas redes sociais para poder ajudar mais usuários.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button