▷ Como saber se a placa-mãe está morta?
Índice:
- Aprenda a determinar se sua placa-mãe está morta
- A primeira coisa é descartar uma falha na RAM ou na placa gráfica
- A fonte de alimentação, possível causa do problema
- Redefinir CMOS
Quando se trata de problemas relacionados a hardware, os problemas da placa-mãe estão entre os mais temidos pelos usuários. A placa-mãe é um dos componentes mais caros, por isso significa fazer um buraco bem grande no seu bolso. Às vezes, usuários e até técnicos declaram prematuramente que algumas placas-mãe estão mortas na chegada sem realizar testes de diagnóstico extensos. Este artigo orientará você na realização de testes relevantes para determinar se uma placa-mãe está morta.
Índice de conteúdo
Aprenda a determinar se sua placa-mãe está morta
Antes de tomar qualquer ação com sua placa-mãe ou qualquer outro componente conectado a ela, certifique-se de descarregar sua eletricidade estática. Se possível, compre uma pulseira estática e sempre a use antes de interagir com os componentes do seu PC. Se você não tem acesso a uma pulseira estática, uma maneira simples de descarregar a eletricidade estática do seu corpo é tocar suavemente uma superfície de metal com os dedos.
Recomendamos ler nosso post sobre as melhores placas - mãe do mercado
Ligue o PC e aguarde um breve bipe. Se nada for exibido no monitor e um bipe curto não for ouvido, isso pode ser uma indicação de falha na placa-mãe. O bipe curto significa o sucesso do autoteste de inicialização do PC. Este sinal sonoro também é tecnicamente conhecido como "sinal sonoro do POST". POST é a maneira como o PC verifica os requisitos de sistema e as conexões de hardware necessários para o sistema ligar corretamente. Quase 50% das vezes, se nenhum sinal sonoro for exibido e nada for exibido, isso é indicativo de uma placa-mãe morta. Você deve executar todos os testes possíveis para descartar outros defeitos de hardware e garantir que sua placa-mãe esteja realmente morta.
A primeira coisa é descartar uma falha na RAM ou na placa gráfica
Remova a RAM e a placa gráfica e ligue o PC novamente. Nesta etapa, tentaremos descartar um defeito nesses dois componentes. A maioria das placas produz um código de bipe semelhante ao som do POST se detectar que nenhuma RAM está instalada. Esse som de erro da RAM é caracterizado por bipes longos e repetitivos. Portanto, se você ouvir esse tipo de sinal sonoro após ligar a placa-mãe, conclui-se que a placa-mãe não está morta e que é a RAM que está causando o problema. Se esse sinal não ocorrer, continue com os testes de diagnóstico restantes.
Outra maneira de descartar um defeito relacionado à RAM é tentar redefinir a RAM para outros slots de memória, se possível. Isso exclui ainda a possibilidade de falha na RAM ou no slot da placa-mãe. Tente outra RAM funcional, se possível. Se você tiver RAM adicional compatível disponível, tente usá-lo na sua placa-mãe para descartar problemas relacionados à memória.
Verifique se o alto-falante na placa-mãe está conectado corretamente ao slot designado. Os bipes da placa-mãe são possíveis por um pequeno alto-falante conectado à placa-mãe. Verifique o manual da placa-mãe para descobrir onde esse alto-falante está localizado e verifique se ele ainda está conectado corretamente.
A fonte de alimentação, possível causa do problema
Tente uma fonte de alimentação diferente. Há momentos em que a fonte de alimentação pode parecer funcional e normal, mas não é verdade. Só porque o ventilador da fonte de alimentação ou da CPU está girando e as luzes do LED de energia estão acesas, isso não significa necessariamente que a fonte de alimentação está fornecendo a voltagem necessária. Se você possui uma fonte de alimentação de reposição ou conhece alguém que possui, pegue-a e teste-a na sua placa.
Redefinir CMOS
Redefina o CMOS. No momento, estamos ficando sem cartas para jogar. O semicondutor de óxido metálico complementar ou CMOS é uma parte da placa-mãe que é comumente conhecida por abrigar as configurações do BIOS. Existem duas maneiras de redefinir o CMOS na placa. O primeiro é remover a pilha do CMOS, você deve vê-la sem problemas. Você precisa colocar a bateria do CMOS de volta no slot após pelo menos 5 minutos e depois ligar o PC.
Se isso não funcionar, você pode tentar de outra maneira. Pode ser necessário usar os jumpers para executar uma redefinição completa no seu CMOS. A localização desses jumpers e o processo de redefinição do CMOS ao usá-los variam de placa-mãe para placa-mãe; portanto, a melhor maneira de obter informações completas sobre esse processo é através do manual da placa-mãe. Após concluir com êxito as etapas necessárias, ligue a placa-mãe e cruze os dedos.
Se isso não funcionar, tente montar seus outros componentes em uma placa semelhante. Este último passo pode ser o último prego no caixão para a sua situação. Migração de todo o hardware essencial conectado à sua placa-mãe para outra placa-mãe, que é a única maneira de validar se sua placa-mãe finalmente sucumbiu à morte.
Com isso, termina nosso artigo sobre como determinar se uma placa-mãe está morta, lembre-se de compartilhá-la nas redes sociais para que possa ajudar mais usuários que precisam dela.
A Intel garante que 'a lei de moore' não está morta e que eles provarão isso
O grande título da palestra da Intel foi: 'A lei de Moore não está morta, mas se você pensa assim, você é estúpido', disseram eles.
CEO da Nvidia diz que a lei de Moore está morta
O CEO da NVIDIA, Jensen Huang, é a personalidade mais recente a ter como certa a lei de Moore, além de dizer que as GPUs substituirão as CPUs.
A neutralidade da rede está morta, grandes mudanças na internet ainda estão por vir
Os Estados Unidos acabam com a neutralidade da rede, dizemos tudo o que essa decisão de grande importância significa.