Placas Gráficas

CEO da Nvidia diz que a lei de Moore está morta

Índice:

Anonim

O atual CEO da NVIDIA, Jensen Huang, tornou-se a mais recente personalidade a dar como certa a lei de Moore. Durante uma palestra recente na conferência GPU Technology em Pequim, China, o executivo da NVIDIA disse que o avanço nos processadores gráficos pode significar a substituição de CPUs por GPUs.

A lei de Moore está morta, de acordo com o CEO da NVIDIA

Para aqueles que não estão familiarizados com esse assunto, a Lei de Moore é o nome dado a uma observação feita pelo co-fundador da Intel, Gordon Moore, em 1965. Especificamente, Moore disse que o número de transistores para cada centímetro quadrado de um circuito integrado dobra a cada ano, e previu que essa tendência continuaria no futuro. Mais tarde, ele garantiu que, como regra geral, a velocidade das GPUs dobra a cada dois anos.

No entanto, o atual CEO da empresa disse que ele é um dos primeiros executivos de uma grande empresa de semicondutores a anunciar a morte da lei de Moore. Na sua opinião, os recursos atuais das GPUs estão avançando a uma taxa mais rápida do que representada pelas observações de Moore.

Huang diz que, embora os transistores de CPU tenham crescido a uma taxa de cerca de 50% a cada ano, seu desempenho cresceu apenas 10%. Além disso, garante que os designers tenham cada vez mais dificuldade em arquitetar arquiteturas avançadas para CPUs, para que os processadores possam ser substituídos por GPUs, o que oferece muito mais jogo e possibilidades.

Da mesma forma, o CEO da NVIDIA disse que as GPUs da empresa são a solução perfeita para aplicativos baseados em inteligência artificial e que, em um futuro próximo, as placas gráficas poderão desempenhar um papel maior em certos aspectos da computação.

Por outro lado, o CEO da Intel, Brian Krzanich, tem outra opinião a esse respeito, conforme refletido em uma declaração feita por ele no ano passado:

"Nos meus 34 anos na indústria de semicondutores, eles anunciaram a morte da Lei de Moore até quatro vezes. À medida que passamos da tecnologia de 14 nanômetros para 10 nanômetros e depois de 7 para 5 nanômetros, nosso plano é demonstrar que a lei de Moore ainda está em vigor. ”

Placas Gráficas

Escolha dos editores

Back to top button