Tutoriais

▷ Como personalizar o menu Iniciar no Windows 10

Índice:

Anonim

O menu Iniciar é uma das grandes melhorias no Windows 10 e é que quase todos nós estávamos acostumados ao menu Iniciar do Windows XP e não sentimos muito bem que no Windows 8 tínhamos um menu em tela cheia como um Tablet. A Microsoft nos ouviu e combinou as coisas positivas do XP e do Windows 8, e o resultado é o que temos hoje. Além do que vemos, o menu Iniciar possui muitos utilitários que talvez não conheçamos. Neste passo a passo, veremos como personalizar o menu Iniciar no Windows 10.

Índice de conteúdo

Janela de configuração do menu Iniciar do Windows 10

Nosso menu Iniciar possui uma seção exclusiva na configuração apenas para ele. Vamos ver quais opções temos. Para acessar sua configuração, basta abrir o menu Iniciar e escrever "Iniciar". Clique no ícone "Configuração de inicialização" e esta configuração será aberta.

Teremos estas opções disponíveis:

  • Mostrar mais ícones na inicialização: com esta opção, estendemos a extensão lateral do menu para colocar mais ícones do tipo painel. Lista de aplicativos no menu Iniciar: por meio dessa opção, ativaremos e desativaremos a área de aplicativos do menu Iniciar. Mostrar aplicativos adicionados / usados ​​recentemente: através dessas duas opções, configuramos que os aplicativos mais usados ​​ou instalados recentemente apareçam primeiro na lista. Use o início em tela cheia: se gostamos de iniciar o Windows 8, essa opção o disponibilizará.

Além disso, teremos uma opção para selecionar quais pastas queremos exibir no menu Iniciar. Esses itens aparecerão no lado esquerdo do menu, logo acima da roda de configuração.

Mude a cor dos ícones da placa e sua posição

Para alterar a cor dos ícones dos aplicativos que aparecem no menu (nem todos serão alterados), devemos ir nessa mesma janela para a seção "Cor".

  • Fixar / desafixar o ícone de início: Outra possibilidade é colocar e remover o ícone de qualquer aplicativo da lista no lado direito do menu. Para fazer isso, devemos selecionar o aplicativo que queremos com o botão direito e clicar em "Iniciar largura". Se, por outro lado, esse aplicativo já estiver ancorado no painel de aplicativos, teremos que pressioná-lo e escolher "Soltar do início"

  • Alterar posição do ícone: cada um desses ícones pode ser arrastado para a posição desejada. Para fazer isso, clique no ícone e segure-o, podemos arrastá-lo para onde quisermos.

  • Crie pastas de ícones agrupados: se durante a ação de arrastar um ícone, o posicionarmos em outro, este será selecionado e, ao liberar o botão , podemos criar um grupo. Se clicarmos nele, ele será exibido mostrando os aplicativos contidos nele. Para remover um aplicativo do grupo, só precisamos arrastá-lo para fora do grupo quando ele estiver implantado.

  • Pastas: também podemos adicionar as pastas que queremos ao painel lateral, bem como os aplicativos.

Redimensionar o menu Iniciar do Windows 10

Além de modificar a posição dos ícones no painel de personalização, também podemos modificar o tamanho do próprio menu e o tamanho dos ícones.

  • Tamanho do menu: para modificar seu tamanho, vamos para uma de suas bordas (lado superior ou direito) e o ponteiro se tornará datas de movimento. Pressionando o botão esquerdo e arrastando, podemos modificar suas dimensões.

  • Tamanho do ícone: também podemos alterar o tamanho dos ícones no painel de ícones personalizados. Para fazer isso, clique com o botão direito do mouse no ícone em questão e abra a lista suspensa "Alterar tamanho". Desta forma, podemos colocá-los pequenos, médios e até grandes. Para cada medição, ela ocupará certas posições no quadro.

  • Dê um nome às áreas do menu Iniciar: quando vários ícones aparecerem separados por um pequeno buraco no meio, podemos nos colocar sobre ele e dar um nome a ele. Essa é uma maneira de criar seções de ícone personalizadas ou agrupadas. Para criar uma nova seção, devemos garantir que, ao arrastar um ícone, ele seja separado dos outros por uma barra imaginária.

Como tornar o menu Iniciar transparente

Para finalizar, veremos a opção de tornar transparente o menu iniciar do nosso sistema.

Vamos clicar com o botão direito na área de trabalho e acessar a opção " Personalizar"

Na janela de configuração, iremos para a seção " Cores"

Na área correta, navegaremos até encontrar a opção " Efeitos de transparência ". Vamos ativar esta opção

Dessa forma, o menu Iniciar terá uma aparência translúcida que revelará o que está por trás dele.

Aumentar a transparência (versões anteriores a 1809)

Podemos aumentar ainda mais a transparência editando uma chave de registro do Windows. O problema é que, nas versões mais recentes do Windows, essa opção terá o efeito oposto.

Devemos pressionar " Windows + R " para abrir a ferramenta Executar e escrever " regedit " nela

Uma vez dentro do editor do registro, iremos para a seguinte rota:

Computador \ HKEY_CURRENT_USER \ Software \ Microsoft \ Windows \ CurrentVersion \ Themes \ Personalizar

Agora abrimos com um clique duplo no valor " EnableTransparency " e colocamos o valor 0

O que isso faria é aumentar a transparência do menu Iniciar, mas, como dizemos, só funciona nas versões anteriores do Windows 10

Bem, essas são todas as opções, ou pelo menos as mais atraentes, para personalizar nosso menu Iniciar. Você pode ficar lá movendo ícones e tamanhos por um longo tempo até que estejam perfeitos.

Se você deseja personalizar mais aspectos do seu sistema operacional, também recomendamos:

Quem precisa de ícones na área de trabalho com uma inicialização desse tipo? Para qualquer dúvida ou esclarecimento, basta deixar nos comentários.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button