Tutoriais

Como limpar o computador por dentro e por fora corretamente

Índice:

Anonim

Desta vez, apresentamos um tutorial sobre como limpar seu computador por dentro e por fora. E é que, pelo menos uma vez por ano, precisamos fazer uma limpeza profunda em nosso computador, embora seja recomendável fazê-lo a cada 6 meses para evitar a entrada de poeira excessiva e manter nossos equipamentos nas perfeitas condições possíveis.

Também recomendamos colocar o equipamento na mesa, em vez de no chão… Mas nesses pequenos truques, entraremos em mais detalhes durante o artigo. Não o perca!

Como limpar o seu computador passo a passo

Isso pode parecer um caminho complicado, mas não tem muitos segredos. Antes de começar, desconecte todos os cabos; afinal, você não quer arriscar um choque elétrico, não é? Também é recomendável ter em mãos:

  • Aspirador de p30 clássico da casa. Uma cédula de microfibra. Conjunto de pincéis de qualidade (e que não solta os cabelos facilmente). Álcool isopropílico se você estiver limpando o processador e a placa gráfica, se você quiser uma lata de ar comprimido.
Recomendamos a leitura do nosso guia para os melhores refrigeradores, ventiladores e pias líquidos do mercado.

Limpando o gabinete e os ventiladores do dissipador de calor

Primeiro, desencaixe as tampas da caixa do PC. Uma vez aberto, você vai pensar quase inércia sobre o uso de um compressor de ar para remover toda a poeira, certo? Geralmente não é uma boa ideia. Em alguns casos, o compressor pode colocar mais poeira no seu PC ou até mesmo cair um pouco de água devido à temperatura ambiente; portanto, não recomendamos a limpeza do computador, embora às vezes não tenhamos escolha.

A primeira coisa que você fará é remover os fãs. Desacople a ventoinha do processador e a fonte. Faça anotações dos cabos que abastecem cada ventilador e memorize a maneira como eles são ajustados, para que você não se perca ao remontar tudo novamente.

Depois que os ventiladores forem removidos, aplique um sopro de ar comprimido (fixe as pás do ventilador com um dedo para evitar danificar o rotor do ventilador) até que toda a poeira se esvai. Limpe uma esponja ou um pano levemente umedecido com álcool isopropílico nas barras de ventilação e elas estão prontas. Certifique-se de executar todos os processos em um espaço aberto e, se você é alérgico ao pó, tenha mais cuidado.

Limpando RAM e cartões adicionais

Remova com cuidado a placa gráfica, outras placas de expansão que você instalou e as memórias RAM de seus respectivos slots. As memórias são geralmente muito fáceis de remover, pois abrir os dois entalhes de segurança é mais do que suficiente.As placas instaladas na caixa geralmente são baseadas em um parafuso externo, combinado com um leve puxão para o exterior. Após removê-los, aspire e escove cada soquete. Além disso, faremos o mesmo procedimento com as ventoinhas e com a placa gráfica ou qualquer outra placa que possua uma ventoinha.

Aplicação de pasta térmica

Depois de remover os componentes da caixa, é uma boa idéia reaplicar a pasta térmica, para garantir o desempenho e a eficiência energética da máquina. Para fazer isso, puxe cuidadosamente o processador, segurando-o pelas laterais. Limpe a pasta térmica antiga em cima do processador usando papel higiênico e álcool isopropílico. Feito isso, cubra toda a superfície usando uma camada muito fina de pasta térmica. Uma pequena espátula é ideal para esta aplicação. O que não está claro para você? Recomendamos a leitura de como alterar a pasta térmica no seu PC.

Limpando a placa-mãe

Com todos os componentes removidos, você pode usar um compressor de ar para remover toda a poeira. Nesse caso, é importante que a placa-mãe esteja fora da caixa, para que não acumule poeira nos outros componentes e parafusos. E a limpeza prossegue com a escova e depois aspire para limpar todo o equipamento.

NÓS RECOMENDAMOSIntel Celeron: desktop e laptop Eles valem a pena?

Reconecte todos os componentes removidos - comece colocando o processador de volta no lugar, lembrando-se de garantir que a trava esteja firme e correta. Em seguida, é hora de reconectar cabos, RAMs e placas adicionais. Por fim, coloque o dissipador de calor ou o resfriamento líquido e todos os ventiladores.

Estamos quase terminando a parte interna. Se desejar, antes de fechar o gabinete do PC, lembre-se de limpar o álcool isopropílico nas paredes internas do PC. Feito isso, agora você pode parafusar ou encaixar a tampa.

Limpando a parte externa da caixa

Esta é a parte mais fácil , mas profundamente importante, afinal, é o que as pessoas veem em uma primeira impressão. Não adianta limpar o interior e deixar o lado externo sujo. Para limpar a parte externa, siga estas dicas:

  • Use um pano macio, levemente úmido e sem fiapos. Evite excesso de umidade nas fendas. Nunca use solventes ou abrasivos. Se a caixa estiver muito suja, limpe o pano com álcool isopropílico em toda a caixa para remover as partes mais sujas. Nas dobras e parafusos, use um cotonete de algodão ou um palito de dente, para remover manchas de lugares onde a flanela não chega.

Com isso, concluímos nosso guia sobre como limpar seu computador por dentro e por fora. O que você acha? Que truques você costuma usar para limpar seu equipamento?

Como sempre, recomendamos a leitura de nossos tutoriais e, se você tiver alguma dúvida, entre em contato e responderemos.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button