Tutoriais

Como limpar o resfriamento líquido corretamente 【passo a passo】 ⭐️

Índice:

Anonim

Se você estava planejando limpar sua refrigeração líquida, recomendamos que você leia este guia para realizar uma manutenção adequada e garantida.

A manutenção do resfriamento por líquido não é adequada para iniciantes, portanto, é necessário realizar uma manutenção segura e funcional. Muitos de nós desaconselhamos esse tipo de kits ou refrigeração por esse motivo: manutenção. Se alguns já cometem um erro ao manter um PC normal, você não deseja vê-lo nas mãos de um dispositivo desse calibre. Bem-vindo ao nosso guia sobre como limpar o resfriamento líquido passo a passo.

Índice de conteúdo

Manutenção periódica

A primeira coisa que você deve saber é que é necessário realizar manutenção no seu resfriamento líquido a cada 6 meses. É verdade que nada passa um pouco, mas tente não exceder 6 meses. Nesse ponto, temos que substituir o líquido.

Tudo depende de como fizemos a instalação, portanto, lembre-se de como você instalou o kit. Se você tem os tubos bem fechados e adicionou espirais de prata ou biocidas, você tem muito trabalho realizado.

Recomendamos a leitura:

Materiais que precisaremos

Primeiro, você deve saber a quantidade de líquido necessária para solicitar novos líquidos. Se você tiver um sistema de drenagem na refrigeração, será muito mais fácil.

Água destilada

Precisamos lavar bem o circuito inteiro e encher o kit inteiro. Você precisa comprar uma jarra grande de aproximadamente 4 litros aproximadamente. É muito importante termos uma boa jarra, porque vamos usá-la muito.

Tubo para extrair

É um tubo transparente de PMMA que geralmente tem 12 milímetros. Podemos encontrá-los na Amazon ou em lojas de computadores como PCcomponentes, Coolmod ou Wipoid. São tubos de refrigeração líquida normais e comuns. Eles são essenciais para limpar a refrigeração líquida e também são encontrados em 10 ou 13 milímetros.

Garrafa de 1 litro

Removeremos o líquido da refrigeração através de um tubo que vai para esta garrafa, também temos qualquer garrafa que você não tenha usado em casa.

Basicamente, será o recipiente em estrela para limpar o resfriamento de líquidos, porque transportaremos muito líquido através dele. Meu conselho é que sejam dois litros, porque você nunca sabe se podemos ser curtos.

Funil

O funil nos ajudará a derramar o líquido de uma garrafa para outra de maneira confortável e sem derramar nada. Você precisará limpá-lo igualmente para que a transmissão de fluidos seja boa.

1 litro de líquido

Basicamente, trata-se de comprar novos líquidos para nossa refrigeração. Aqui a escolha é geralmente muito particular, então vou apenas dizer que você compra um bom líquido de 1 litro de marcas como Mayhems, Corsair ou EKWB.

Concentrado

Embora isso seja opcional, há muitos usuários que desejam dar um pouco de cor ao kit, para que você possa comprar um líquido concentrado de mil cores diferentes. Como dica, tente procurar no YouTube se alguém tem o concentrado que você gosta para ver como fica antes de comprá-lo. Com o tempo, o efeito passará e manchará o tubo.

Garrafa

Simplesmente, é uma jarra vazia de cerca de 4 litros ou mais com a qual vamos transportar misturas e que vamos usar para misturar bem nosso novo fluido.

ATENÇÃO: leia todo o passo antes de fazê-lo, pois você pode cometer um erro. Não realize o processo enquanto o lê, mas leia o que precisa ser feito, pois há muitas coisas a serem feitas na etapa.

1. Removemos a conexão do dreno

Antes de removê-lo, verifique se a chave não está paralela à tomada, pois, nesse caso, ela estará aberta. Se a chave estiver na horizontal, significa que será fechada, para que possamos retirar o soquete com segurança, porque nada sairá.

Removemos a tampa superior do tanque e desconectamos o cabo de 24 pinos que vai da fonte à placa-mãe. Também desligamos a fonte de alimentação traseira.

2. Nós extraímos o líquido na garrafa

Colocamos o tubo com o qual vamos extrair o líquido no " hidrante "; no final que fica de fora, colocamos a garrafa e giramos a chave perpendicularmente para abrir o circuito.

Quando tudo derramar e os tubos forem deixados com " anéis ", fecharemos a chave. Agora, você deve limpar as extremidades do tubo com um pouco de papel de cozinha.

3. Colocamos água destilada no tanque

Lembre-se de que abrimos a tampa superior do tanque e que a torneira está fechada, então despejamos água destilada nele.

Quando enchemos a maior parte do tanque (deixamos um dedo afastado), fechamos a tampa do tanque e ligamos o computador. Se tivermos feito bem, o fluido circulará por todo o circuito.

4. Extraia o líquido e encha

Com o PC funcionando, vamos extrair o líquido novamente através do tubo para a garrafa.

Quando estiver quase vazio, fará bolhas. Fechamos a torneira novamente e despejamos água destilada de volta no tanque. Não preencha todo o caminho. Vamos ter que repetir o processo até termos um líquido limpo = totalmente transparente.

Você deve levar em consideração o material que está usando para não corromper o circuito. Tenha cuidado ao usar líquidos corrosivos ou incompatíveis, pois isso pode danificar o circuito.

RECOMENDAMOS VOCÊ Quais são as diferenças entre os soquetes Intel

5. Nós extraímos todo o líquido

Vamos desligar o computador, abrir a chave e extrair todo o líquido da garrafa. Aqui você deve prestar atenção aos resíduos que permanecem dos fluidos anteriores. Você pode vê-lo nos recessos do tanque: parte superior e inferior.

Para fazer isso, desmontaremos o tanque e o limparemos completamente depois.

6. Limpe todas as peças

É hora de começar a trabalhar: você precisa limpar qualquer parte que tenha entrado em contato com o fluido anterior. Então você tem que fazer o seguinte:

  • Remova o tanque principal e limpe bem todas as juntas, rasgos, etc., manchadas pelo líquido anterior. Obviamente, limpe o tanque que extraímos bem. Você pode ajudá-lo nesse processo com um papel de cozinha.

Depois de fazer o trabalho superficial, fica sério. O bloco de água acima do processador deve ser limpo. Então, desmontamos o bloco de água e todas as suas partes até chegarmos ao processador. Tenha cuidado neste momento.

7. Adicione o novo fluido

Vamos pegar o funil e colocá-lo em cima de uma nova garrafa. Normalmente, os líquidos vêm no formato de 1 ou 2 litros.

Agora, encha a garrafa com água destilada. Quando está cheia, passamos a água da garrafa para a jarra. Despejamos todo o líquido novo na garrafa e enchemos o restante com água destilada.

Despejamos a garrafa na mesma jarra de antes. Quando terminamos, removemos o funil e o limpamos.

8. Encha o tanque com o novo líquido

Se você chegou até aqui, suponho que terá uma jarra com água destilada e o novo fluido, certo? Nesse caso, é hora de encher o reservatório com o novo fluido.

Faça o seguinte:

  • Pegamos a jarra e despejamos o líquido no tanque até que ele esteja a um dedo de distância.Agora, ligue o computador para que o novo fluido seja distribuído por todo o circuito. O tanque começará a esvaziar porque a água começa a se distribuir por todo o circuito. Enquanto esvazia, nós a preenchemos. Obviamente, quando não estiver vazio, não adicione mais.

9. Nós "pintamos" a água

Pegamos o "corante" e colocamos uma gota no tanque. Espere um pouco e tome outra gota novamente. Você faz o mesmo, toma outra gota e espera. Basta fazê-lo 2 ou 3 vezes.

Teremos o nosso novo circuito limpo e colorido.

Até agora, nosso tutorial. Sabemos que é complexo e que pode ser difícil de entender, mas é um processo um tanto trabalhoso. Esperamos apenas que você siga o guia com muito cuidado para poder desfrutar do seu resfriamento líquido.

Recomendamos a leitura dos melhores dissipadores de calor do mercado

O guia serviu você? Você tem refrigeração líquida? Que experiências você teve com sua manutenção?

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button