Tutoriais

Como limpar o processador corretamente 【passo a passo】 ⭐️

Índice:

Anonim

Se você está procurando um guia sobre como limpar o processador corretamente, está com sorte. Apresentamos nossas dicas sobre como limpar e remover toda a sujeira da sua CPU.

Quando precisamos trocar um dissipador de calor ou realizar uma manutenção extensiva em todo o nosso hardware, uma das tarefas essenciais é limpar o processador. A pasta térmica tem uma vida útil limitada e deve ser substituída ao longo do tempo. Portanto, informamos como limpar corretamente o processador.

Índice de conteúdo

Ferramentas necessárias

Antes de começar a trabalhar, você precisa reunir em casa certas ferramentas que não são difíceis de obter e sobre as quais falamos muito nos tutoriais da Revisão profissional.

Se você não possui a ferramenta em questão, leia com atenção, porque propomos outros substitutos.

Chave de fenda

É um clássico que nunca deve faltar em qualquer limpeza que fazemos a qualquer um de nossos componentes, porque sempre (não me pergunte por que) você precisa desaparafusar, extrair, desengatar etc.

Nesse caso, precisaremos apenas de uma chave de fenda Phillips de ponta pequena. Recomendamos sempre ter uma chave de fenda universal na qual os bits ou cabeças possam ser trocados.

Se você não possui uma chave de fenda em casa, pode usar uma tesoura pequena cujas pontas correspondem ao tamanho do entalhe. Tenha cuidado ao usá-los, pois você pode danificar o entalhe e não conseguir removê-lo.

Em um caso extremo em que o parafuso não possui um entalhe por estar muito danificado, teremos que usar um alicate para soltá-lo.

Recomendamos a leitura dos seguintes tutoriais:

Papel de cozinha ou toalhetes

O papel de cozinha é essencial para secar ou arrastar a pasta térmica do nosso chip. Quando dizemos papel de cozinha, qualquer derivado nos serve, como guardanapos, lenços ou papel higiênico. Se você também não tiver, use lenços umedecidos.

O ideal seria uma daquelas almofadas que trazem os dissipadores de calor que compramos, que são perfeitos para limpar o processador. Embora eu já tenha avisado que, se você não tem nenhuma das opções acima, você precisa fazer compras mais cedo ou mais tarde, certo?

Álcool

Usaremos o álcool típico que temos nos armários de remédios porque ele não deixa resíduos no processador e porque serve para desinfetá-lo. Não vamos derramar esse líquido diretamente no dissipador de calor, não se preocupe. Vamos combiná-lo com as hastes para aplicá-lo da maneira mais segura.

Avisamos que o álcool é um elemento essencial e seguro; portanto, compre um pouco se não o tiver em casa. A água não é muito boa porque não se dá muito bem com componentes elétricos.

Rods

Esses utensílios nos ajudam a aplicar o álcool no processador, depois de limpá-lo antes. Colocaremos as hastes na garrafa de álcool para impregná-las com este líquido desinfetante e as esfregaremos através do processador.

Como você pode ver, não é um processo complexo.

Pasta térmica

A pasta térmica é essencial para a execução do trabalho, pois precisamos transmitir o calor do processador para o dissipador de calor, para que o último o expire para o exterior com seus ventiladores.

Pense que primeiro vamos limpar o processador e depois montá-lo novamente, para substituir a pasta térmica.

Remover dissipador de calor

Com as ferramentas à nossa disposição, vamos começar abrindo a caixa do PC e removendo o dissipador de calor. Recomendamos remover toda a placa-mãe para trabalhar com mais conforto, mas não há problema em apenas liberar o dissipador de calor e trabalhar dentro da caixa.

Processador limpo

Etapa 09

É hora de limpar o processador, então faremos da seguinte maneira:

  1. Pegue papel de cozinha, papel higiênico ou guardanapos e passe-os sobre o processador. Tente remover toda a pasta térmica. O processador deve estar perfeitamente limpo. Certamente, você não será capaz de retirar tudo. Pegue um pedaço de pau e coloque a ponta na garrafa de álcool. Queremos umedecê-lo, não queremos que escorra e deixe tudo perdido. Faça passes leves com o cotonete embebendo álcool no processador para umedecê-lo. Pegue um pouco de papel e remova os restos de pasta térmica.Quando tudo estiver limpo, passe o papel para secar bem.

Caso o processador tenha alguma pasta térmica na parte inferior (pelos pinos), passe cuidadosamente o mesmo bastão para limpá-lo.

Coloque pasta térmica

Com tudo seco e limpo, só podemos colocar a pasta térmica por cima. Sabemos que alguns de vocês se envolvem com a maneira de aplicar a pasta térmica, mas não enlouquecem: coloque um ponto como o tamanho de uma ervilha ou lentilha.

Está provado ser a maneira mais segura e limpa de fazer isso, porque outras maneiras nos fazem derramar pasta térmica em todos os lugares.

Embora, para os processadores AMD Ryzen ou LGA 2066 socketa, uma cruz seja melhor atingir todos os núcleos.

Instalar dissipador de calor

Coloque o dissipador de calor com cuidado, parafusamos na ordem da foto acima para não perder o dissipador e teremos terminado.

Tente colocar o dissipador de calor com cuidado para que a pasta térmica se espalhe por todo o chip. É bobagem, mas isso nos ajuda a não encontrar coisas estranhas mais tarde.

Depois de instalar tudo de volta na caixa, ligue o PC e monitore as temperaturas para verificar se está tudo bem.

10 minutos após o início da sessão:

  • Deixe descansar sem fazer nada. Abra algum software para monitorar a temperatura, como o HWMonitor ou o programa da sua placa-mãe. Verifique se não há saltos de temperatura, por exemplo, de 30 a 45 graus repentinos. A temperatura não deve saltar tão grande, teria que ser constante, a menos que a façamos funcionar muito.

Recomendamos a leitura do nosso guia em:

O tutorial chegou ao fim. Com essas quatro etapas, teríamos terminado este pequeno guia para limpar o processador. Espero que tenham gostado e ajudado. Se você tiver alguma dúvida, veja você abaixo! Você já limpou o processador? Quais são as suas experiências?

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button