Tutoriais

Install Como instalar e criar uma máquina virtual no qemu a partir do ubuntu

Índice:

Anonim

Hoje vamos ver como instalar o Qemu no Ubuntu e o processo de criação de uma máquina virtual no Qemu por meio de sua interface gráfica. Existem alguns hipervisores no mercado que nos fornecem, entre outras soluções, uma interface gráfica para poder instalar nossas máquinas virtuais no modo desktop. Não apenas devemos nos concentrar em um Hypervisor como o VirtualBox, também existem outras opções muito interessantes que nos permitirão executar esse tipo de procedimento em sistemas operacionais como o Ubuntu.

Índice de conteúdo

O Qemu, além de poder trabalhar no modo de comando, também fornece uma interface gráfica para poder instalar nossas máquinas virtuais de maneira gráfica, como os hipervisores típicos do VirtualBox e do VMware no Windows. E isso não é uma exceção nos sistemas Linux, com o Ubuntu o terminal é cada vez menos necessário para trabalhar com o sistema, embora sempre seja uma parte muito importante.

O que é Qemu

O Qemu é um emulador de processador baseado na conversão de código binário em código de nível superior, para que possa ser entendido pela máquina host. Essa foi sua primeira missão, embora também tenha recursos de virtualização, graças à sua função inicial, e é exatamente para isso que é usada hoje.

Com esta ferramenta, poderemos virtualizar máquinas em um sistema operacional convidado como GNU / Linux, Windows ou Solaris e uma versão externa chamada Q para Mac OS X. Uma das características mais importantes deste Hypervisor é que ele é capaz de rodar em praticamente qualquer tipo de processador, seja de 32 ou 64 bits ou PowePC, MIPS, SPARC e praticamente todas as arquiteturas existentes. Isto é precisamente devido ao seu design original para emular os processadores.

O Qemu não é inicialmente uma ferramenta com interface gráfica ou GUI, portanto, a primeira coisa que podemos assumir é que todas as funcionalidades devem ser gerenciadas na janela de comando. Porém, graças à implementação do Qemu manager para Windows e Qemu Launcher para Linux, é possível instalar uma extensão para este programa para fornecer uma interface gráfica.

Recursos do Qemu:

  • É capaz de virtualizar Linux, Windows, DOS, Solaris, BSD, MacOS e outros sistemas e inclui suporte para plataformas x86, AMD64, Mips, Alpha e Sparc, permitindo emular ambientes de rede e periféricos e qualquer máquina virtual Controle remoto para máquinas virtuais Possibilidade criar discos dinâmicos para ocupar apenas o espaço usado para a instalação da máquina virtual. Poderemos armazenar o estado de uma máquina virtual e retornar a ela após uma falha no sistema host. Capacidade de gerenciamento completo a partir da janela de comando.

Para saber tudo sobre o Qemu, é melhor consultar o guia completo do usuário com informações sobre todos os recursos do Hypervisor

Como instalar o Qemu no Ubuntu

Antes de criar uma máquina virtual no Qemu Ubuntu, teremos que prosseguir para instalar o programa e as ferramentas necessárias. Além do aplicativo Qemu, precisaremos instalar alguns pacotes adicionais para estender a funcionalidade do Qemu. É o caso da instalação da interface gráfica.

Em seguida, prosseguimos para abrir um terminal, acessando o botão de aplicativos ou diretamente pressionando a combinação de teclas " Ctrl + Alt + T ".

Agora vamos escrever o seguinte comando e os pacotes que vamos instalar juntos com o Qemu, obtidos diretamente dos repositórios:

sudo apt-get install qemu-kvm qemu virt-manager virt-visualizador libvirt-bin

Aguardamos a conclusão do processo e podemos abrir o Qemu diretamente do nosso ambiente gráfico. Para fazer isso, precisamos ir ao menu de aplicativos e localizar o ícone " Virtual Machine Manager"

Se após a instalação tentarmos abrir o gerenciador virtual e ocorrer um erro, o que precisaremos fazer é reiniciar a máquina

Criar máquina virtual no Qemu Ubuntu

Bem, quando a interface gráfica do Qemu é aberta, o procedimento é bastante semelhante a qualquer outro Hypervisor. Vamos prosseguir então.

Nós devemos clicar no ícone do monitor no canto superior esquerdo para abrir o assistente de criação da máquina virtual.

Na primeira etapa, devemos escolher a maneira pela qual instalaremos o sistema operacional. Vamos escolher o primeiro, correspondente à imagem ISO, pois temos um Windows 10 para fazer o processo

Se estendermos as opções de arquitetura, podemos escolher se a máquina terá 32 ou 64 bits

Na próxima janela, devemos escolher, de acordo com o nosso caso, a imagem para a instalação do sistema.

Em seguida, desativamos a opção inferior para selecionar o sistema operacional que vamos instalar. Temos absolutamente todas as distribuições do Windows disponíveis no menu, assim como outros sistemas operacionais.

Na próxima janela, teremos que inserir a quantidade de RAM e o número de CPUs que queremos atribuir à máquina virtual. Isso dependerá do número de núcleos que nossa equipe possui.

Em seguida, devemos selecionar a quantidade de armazenamento para o disco virtual do sistema. Por padrão, os discos virtuais serão armazenados no caminho " / var / lib / libvirt / images"

Em seguida, teremos que colocar o nome da máquina virtual e selecionar o modo de rede. Por enquanto, vamos deixar isso no modo NAT. Com isso, concluiremos o processo de criação da máquina virtual.

Configuração da máquina virtual no Qemu

Em seguida, uma janela será aberta com as diferentes opções de configuração, que, como podemos ver, são bastante semelhantes ao VirtualBox. É aqui que podemos modificar certos aspectos da máquina em detalhes, embora a intervenção do terminal de comando ainda seja necessária para determinadas funções. Aqui veremos algumas configurações recomendadas antes de prosseguir com a instalação da máquina virtual:

Opções de inicialização

Nesta opção, podemos configurar o modo de inicialização e os dispositivos da máquina virtual. Recomendamos ativar a opção " Ativar menu de inicialização " para poder escolher entre o disco rígido ou o CD (ISO) sempre que desejar.

Opções de disco rígido

Por padrão, a configuração é definida como um disco IDE. Se clicarmos na lista de barramento de disco, podemos selecionar, por exemplo, SATA para obter maior desempenho na virtualização

Configuração de rede

Nesse painel, podemos selecionar o tipo de rede à qual nossa máquina virtual se conectará. Por padrão, ele está configurado no modo NAT e, para poder fazê-lo no modo bridge e obter o IP diretamente do roteador, precisamos executar uma série de etapas de configuração no modo de comando que seguirão um tutorial completo.

Para isso, faremos um tutorial para configurar uma rede de ponte ou tipo de ponte no KVM / Qemu em breve.

Resto da configuração

O restante da configuração não é excessivamente importante, exceto que queremos fazer coisas muito específicas com nossa máquina virtual.

Se quisermos instalar um novo hardware em nossa máquina virtual, teremos que clicar em " Adicionar Hardware ". Podemos instalar portas de conexão, placas de expansão, dispositivos TPM, etc. Adicionaremos o que considerarmos adequado para prosseguir com o uso da máquina virtual.

Depois de concluir a configuração, o processo de instalação do sistema operacional será exatamente igual ao de uma máquina real, portanto, não vale a pena entrar nesses detalhes.

Este é o procedimento para instalar o Hypervisor e criar uma máquina virtual no Qemu Ubuntu.

Você também pode estar interessado nessas informações:

Você já usou o Qemu? Diga-nos o que você pensa sobre essa ferramenta de virtualização

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button