Tutoriais

▷ Como criar uma máquina virtual no hyper

Índice:

Anonim

Hoje, daremos mais um passo e aprenderemos passo a passo como criar uma máquina virtual no Hyper-V. Vamos ver como configurar isso para obter o melhor desempenho possível. Não devemos nos concentrar apenas nos principais Hypervisores, como VMware ou VirtualBox. O Windows também possui uma boa ferramenta para esses fins, como o Hyper-V.

Índice de conteúdo

Sem dúvida, a virtualização é algo que cada vez mais pessoas e profissionais a utilizam, passou a ser um serviço disponível apenas para as melhores empresas, mas cada vez mais usuários estão entrando neste mundo e aproveitando as vantagens que ela oferece. A Microsoft não queria ser menor e implementou em seu principal sistema de desktop a opção de virtualizar nossas máquinas e sistemas através de hardware.

Só precisamos ter em mente que precisaremos ter uma versão do servidor Windows, 10 Pro, Enterprise ou Education para ter o Hyper-V. Os usuários do Windows Home não terão a possibilidade de virtualizar com esta ferramenta, pois ela não está disponível para essas versões do sistema.

Já fizemos um tutorial sobre o que era o Hyper-V e como ativá-lo no Windows 10. Aqui, trabalharemos na criação e configuração de uma máquina virtual nesse Hypervisor.

Criar máquina virtual no Hyper-V

Bem, sem mais demoras, continuaremos para ver como criar uma máquina virtual no Hyper-V. Como de costume, teremos que já ativar nosso Hypervisor no sistema.

Como ativar o Hyper-V no Windows 10

Abrimos o Hyper-V através do menu Iniciar. Nós o encontraremos na seção Ferramentas Administrativas. Embora também possamos escrever diretamente " Hyper-V Administrator"

Depois de abrir o Hyper-V, clicaremos no botão da barra de ferramentas " Ação ", " Novo " e " Máquina virtual ". Dessa forma, começaremos com o assistente para criar a máquina virtual no Hyper-V

Na primeira janela do assistente, teremos que colocar o nome da máquina virtual e o local onde ela será armazenada. Neste exemplo, vamos criar uma máquina virtual Ubuntu.

Em seguida, teremos que selecionar a geração da máquina virtual que queremos fazer. Para entendermos rapidamente, se tivermos um computador físico com UEFI e a possibilidade de ativar tecnologias de virtualização, selecionaremos "Geração 2"

Na próxima janela, teremos que alocar uma quantidade de RAM para a máquina virtual. No caso do Ubuntu em sua versão desktop de 64 bits, poderíamos colocar, por exemplo, 2 GB. Mas também podemos ativar a opção " Usar memória dinâmica para esta máquina virtual ". Isso permitirá que mais recursos sejam alocados, se necessário.

Quanto à configuração da rede, podemos escolher apenas "Não conectado" ou " Interruptor de falha " para estabelecer uma rede na máquina virtual. Então veremos como criar uma conexão no modo ponte. Nós continuamos.

O próximo passo será criar ou atribuir um disco rígido virtual para a máquina virtual. Se ainda não tivermos concluído, clicaremos em " Criar um disco rígido virtual " e alocaremos uma certa quantidade de espaço (em GB).

A última janela corresponde à seleção do modo de instalação do sistema operacional na máquina virtual. Como temos uma imagem ISO do sistema em questão, usaremos a segunda opção e selecionaremos o arquivo no nosso disco rígido.

Também podemos optar por instalar mais tarde ou, se tivermos um NAS ou algum sistema de arquivos compartilhado semelhante com um sistema operacional, escolheremos a terceira opção

O assistente nos mostrará um resumo e, finalmente, nossa máquina virtual estará pronta para ser instalada.

Iniciar máquina virtual

Agora, o que precisaremos fazer é iniciar a máquina virtual para iniciar a instalação do sistema operacional.

Para isso, devemos nos colocar, por exemplo, na máquina virtual e clicar com o botão direito. Vamos escolher a opção " Conectar ". Também teremos essa opção na barra de ferramentas localizada no lado direito do Hypervisor.

O processo de instalação será o mesmo que para qualquer outro sistema.

Erro de solução: nenhum sistema operacional foi carregado Hyper-V

Nesse momento, se durante as etapas anteriores selecionarmos a opção " Geração 2 ", é possível que tenhamos um erro agradável ao conectar a máquina virtual pro pela primeira vez.

Esse erro ocorre devido ao fato de, por padrão, uma opção " Inicialização segura " ser ativada na máquina virtual cuja função é analisar as assinaturas do sistema operacional a ser instalado para validar que apenas os componentes aprovados podem ser executados.

Como não foi esse o caso, obtivemos esse erro.

O que teremos que fazer para solucionar esse erro é desativar a inicialização segura da máquina virtual. Para isso, faremos o seguinte:

  • Clique com o botão direito do mouse na máquina virtual para escolher " Desconectar " para desligar a máquina. Agora vamos para a opção " Configuração " localizada na barra de ferramentas na área direita. Uma vez lá dentro, vamos para a " Segurança ”. Aqui desmarcaremos a opção " Inicialização segura "

Feito isso, clique em " Aplicar " e tente novamente para iniciar nossa máquina virtual. Agora tudo deve correr bem.

Configuração Hyper-V

Depois que a máquina virtual é criada, é importante ver algumas opções de configuração que nos ajudarão a melhorar as possibilidades de nossas máquinas virtuais.

Como criar um adaptador de rede no modo ponte no Hyper-V

Bem, como vimos anteriormente durante o processo de criação da máquina virtual, só poderíamos configurar como adaptador de rede o que vem por padrão no Hyper-V. Para configurar uma máquina virtual com o modo bridge e que obtenha diretamente o endereço IP do roteador, teremos que criar um novo adaptador de rede. Vamos ver o que devemos fazer:

  • Localizado na janela principal do Hyper-V, devemos clicar na opção " Switch Manager ". Opção localizada na barra de ferramentas direita do programa.

  • Agora clicamos em " Novo comutador de rede virtual " e escolhemos a opção " Externa " Clicamos em " Criar comutador virtual "

Na próxima tela, devemos escolher a placa de rede que será responsável por fornecer a ponte ao roteador. Por padrão, a opção que estamos usando no momento para conectar-se à rede será mostrada como ativa. No nosso caso atual, é Wi-Fi.

Escolha o adaptador na máquina virtual

Para escolher o novo adaptador criado, teremos que ir para a configuração da máquina virtual e nos colocar na seção " Adaptador de rede ", exibiremos a lista " Comutador virtual " e escolheremos o que criamos na seção anterior

Agora, quando iniciarmos a máquina virtual, verificaremos se estamos obtendo o endereço IP diretamente do roteador.

Outras opções

O restante das opções de máquinas virtuais são bastante semelhantes a outros Hypervisores.

  • Adicionar hardware: a partir daqui, podemos adicionar novos drivers de hardware, como discos rígidos virtuais ou adaptadores de rede. Firmware: com esta opção, poderemos modificar a sequência de inicialização da máquina virtual ou excluir as imagens ISO ativas no leitor de CD-ROM virtual.Memória: podemos sempre configurar a quantidade de memória RAM da máquina virtual. Recomendamos ativar a RAM dinâmica se tivermos um computador com bom hardware para que o Hyper-V gerencie esse recurso automaticamente. Processador: a partir desta opção, podemos atribuir mais de um núcleo à seção Administração da máquina virtual: na segunda seção, podemos modificar o nome da máquina virtual, o local dos arquivos de paginação ou configurar os pontos de controle para armazenar certos estados de máquina. a máquina virtual.

Basicamente, este é o caminho para criar uma máquina virtual no Hyper-V

Também recomendamos os seguintes itens:

Qual Hypervisor você costuma usar? Se você teve algum problema ou deseja fazer sugestões, deixe-o nos comentários.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button