Tutoriais

Format Como formatar um disco rígido em nível baixo

Índice:

Anonim

A formatação de baixo nível é uma expressão que você certamente ouviu em mais de uma ocasião. A questão é o que realmente significa e se você precisar? A formatação de baixo nível é uma operação do disco rígido que deve impossibilitar a recuperação de dados dos seus dispositivos de armazenamento assim que a operação for concluída.

Parece algo que você pode querer fazer se doar um disco rígido ou talvez descartar um PC antigo que possa conter informações particulares úteis e importantes. Como formatar um disco rígido de baixo nível.

Índice de conteúdo

O que é formatação de baixo nível e para que serve?

A formatação de baixo nível, diferentemente da formatação de alto nível, é uma operação executada diretamente contra setores do disco. Essa operação mitiga a camada do sistema de arquivos e vai diretamente para o armazenamento subjacente. Normalmente, as operações nos dispositivos de armazenamento são executadas usando uma camada de abstração lógica chamada sistema de arquivos. Os humanos não pensam em termos de bits e setores, mas em termos de nomes de arquivos e possivelmente tamanhos de arquivos. É exatamente isso que os sistemas de arquivos fazem, além de algumas outras coisas, como manter relacionamentos de diretório de arquivos, otimizar a leitura e gravação, manter a integridade das operações e muito mais.

Recomendamos ler nosso post sobre Como limpar a placa de vídeo do seu PC passo a passo

No Linux, por exemplo, você possui drivers de sistema de arquivos, responsáveis ​​por esse tipo de trabalho, chamados ext2, ext3, ext4, reiserfs e outros. Ao criar uma partição, você a formata com algum sistema de arquivos. A escolha determinará o que você pode ou não fazer com o armazenamento subjacente, que agora será exposto ao usuário. Esse é o chamado formato de alto nível, porque você não se importa com o tipo de hardware que possui. Você realmente não precisa saber de nada, exceto que existe um disco rígido que agora pode armazenar as coisas.

A formatação de alto nível pode ser vista como uma espécie de mapa de possibilidades: informa ao kernel, que gerencia todas as operações úteis do disco rígido, onde os dados podem ser armazenados e de que maneira. Isso significa que, se você estiver reutilizando um disco rígido, os dados antigos que foram armazenados anteriormente no dispositivo ainda poderão estar disponíveis em sua forma original. Obviamente, esses dados antigos não fazem sentido, pois o novo sistema de arquivos na parte superior não sabe sobre ele e substituirá livremente os segmentos durante operações normais. Mas se você estiver usando apenas 1-2% do seu armazenamento total, teoricamente pode haver blocos inteiros de dados antigos que podem ser lidos, ignorando o sistema de arquivos, por assim dizer.

Para alguns, isso é considerado um risco à privacidade, pois os discos rígidos acidentalmente presenteados, roubados ou reutilizados podem conter dados antigos acessíveis. Na maioria dos casos, usuários determinados e experientes podem extrair dados armazenados aleatoriamente da mídia de armazenamento.

A formatação de baixo nível é um procedimento em que os dados são gravados diretamente na mídia de armazenamento, ignorando a camada do sistema de arquivos. Não importa se o disco rígido tem uma partição ou mais, NTFS ou BTRFS ou qualquer outra coisa. Você está usando o driver de dispositivo, que pode ser IDE ou SCSI ou SATA ou outros, e está gravando dados em setores físicos. Mais importante, o formato de baixo nível será gravado em todos os bits do dispositivo de armazenamento, garantindo que os dados antigos sejam destruídos para sempre.

A execução de uma operação de formatação de baixo nível é conhecida como formato de passagem única. Alguns consultores de segurança, especialistas e paranóicos podem recomendar que você faça três ou mais passagens para garantir que nenhum vestígio de dados antigos possa ser recuperado. Estatisticamente, isso é um exagero total.

A formatação de baixo nível deve ser realizada com extrema cautela. Você deve ter certeza absoluta de que executará esta operação no dispositivo de armazenamento correto. Uma escolha errada pode levar à destruição total, absoluta e irrecuperável de seus dados críticos. O que você deve fazer para a formatação de baixo nível é pegar o disco antigo e conectá-lo à sua máquina. O disco já pode ter uma tabela de partições com várias partições, sistemas de arquivos e até dados. Também é possível que seu sistema monte automaticamente essas partições.

Formatação de baixo nível com DBAN

Para formatação de baixo nível, você pode usar uma pequena ferramenta chamada DBAN que pode ser usada com qualquer marca de disco rígido e apagará todos os dados existentes com três passagens. Isso significa que ele apagará e substituirá os dados existentes três vezes para tornar a recuperação impossível. Observe que esta ferramenta foi projetada para funcionar com discos rígidos magnéticos (SATA e ATA), não SSDs.

Para usar esta ferramenta, você precisará criar uma unidade flash inicializável. A melhor ferramenta para fazer isso é o Rufus, sobre o qual já falamos antes.

Recomendamos a leitura de nossa postagem no Tutorial: execute uma distribuição GNU / Linux a partir de um Pendrive

Quando você tiver configurado todas as opções corretamente, clique em "Iniciar". Aguarde o processo terminar e você terá uma unidade flash inicializável que contém sua ferramenta de formatação de baixo nível. ”

Em seguida, reinicie o PC e pressione F12 repetidamente até que o PC pergunte a você de qual dispositivo você deseja iniciar. Selecione a unidade flash e a ferramenta de formatação deve abrir. A partir de agora, você deve ter muito cuidado, pois é aqui que você pode excluir os dados do disco rígido para sempre.

Depois que o aplicativo é carregado, ele solicita o modo de uso que desejamos, fornecemos o modo manual pressionando Enter e ele nos mostra uma lista de todos os discos rígidos que instalamos.

Movemos as setas de direção para o disco rígido desejado e pressionamos Enter. Depois disso, precisamos apenas pressionar F10 para iniciar o processo de formatação de baixo nível. Nós apenas temos que deixar o aplicativo funcionar.

Formatação de baixo nível com o HDD Low Level Format

O HDD Low Level Format é outra ferramenta que podemos usar para fazer a formatação de baixo nível.A vantagem deste aplicativo é que ele funciona no Windows, facilitando o uso.O inconveniente é que você não pode formatar o disco. difícil que contém o sistema operacional.

Podemos fazer o download da versão portátil do aplicativo que não precisa de instalação. Depois de baixado, abrimos e escolhemos o modo gratuito. O aplicativo nos mostra a lista de discos rígidos que temos em nosso PC, seleciona o que nos interessa e confirma a operação de formatação de baixo nível. Nós apenas temos que deixar a ferramenta funcionar.

Recomendamos a leitura dos seguintes tutoriais em discos rígidos:

Isso encerra nosso tutorial sobre como formatar um disco rígido de baixo nível; lembre-se de compartilhá-lo nas redes sociais para que ele possa ajudar mais usuários que precisam.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button