Tutoriais

▷ Como formatar o disco rígido externo no Windows 10 [melhores métodos]

Índice:

Anonim

Hoje, veremos uma das ações mais frequentemente executadas por quem usa dispositivos de armazenamento portáteis; veremos como formatar um disco rígido portátil ou unidade USB para excluir todos os arquivos que temos nele e não ter que esperar alguns minutos para serem excluídos. manualmente.

Índice de conteúdo

A formatação de um disco rígido portátil pode resolver muitas de nossas vidas em determinadas ocasiões. É uma prática interessante se não queremos excluir arquivos através do explorador de arquivos, algo realmente cansativo se tivermos um grande número deles armazenados.

Outra razão pela qual podemos querer formatar nossa unidade de armazenamento é porque temos um vírus dentro ou queremos emprestar o dispositivo a alguém. É claro que não queremos que eles acessem arquivos pessoais e a melhor e mais rápida maneira de se livrar deles é formatando-o.

Outra suposição que fazemos e que essa ação será necessária será quando um dispositivo USB perder seu formato e permanecer como uma " unidade RAW ", algo que geralmente acontece se usarmos esses tipos de unidades amplamente.

O que acontece quando formata um disco rígido portátil ou USB

O fato de formatar um disco rígido conectado ao nosso equipamento por USB é que apagaremos as informações armazenadas nele. Embora se formos precisos, o que realmente estamos fazendo com a opção típica que tem "formatação rápida" é excluir a tabela de partição e criá-la novamente para que, aparentemente, tenhamos uma unidade sem nenhum arquivo. Pelo contrário, usando o Diskpart, apagaremos absolutamente tudo.

Nesse caso de formatação rápida, não estamos excluindo fisicamente os arquivos que estão dentro dela, mas, ao criar uma nova tabela de partição, eles não estarão visíveis e as novas informações inseridas substituirão a que já existe e é invisível..

Se usarmos um programa para recuperar arquivos, como recuperação remo ou similar, poderemos recuperar muitas das informações que aparentemente apagamos ao formatar rapidamente o disco rígido portátil.

Formate o disco rígido portátil para ser compatível com Mac e Linux

Ao formatar um disco rígido portátil, teremos que saber quais formatos existem e quais são os mais adequados, dependendo do motivo pelo qual vamos usá-lo.

  • NTFS: é o sistema de arquivos que o Windows usa para suas partições do sistema. Este formato é compatível com todos os sistemas Microsoft, mas não com outros sistemas operacionais, pelo menos na íntegra. Também não devemos usá-lo para conectá-lo a dispositivos de music player, por exemplo. O interessante deste sistema de arquivos em disco é que ele permite armazenar arquivos com mais de 2 GB. vFAT ou FAT32: esse formato é compatível com a leitura e gravação em praticamente todos os sistemas operacionais; o problema é que só podemos armazenar arquivos de até 2 GB. Por exemplo, mais um filme disso não será suportado. exFAT: ou FAT estendido, é um formato que amplia a capacidade do sistema de arquivos FAT de hospedar arquivos maiores que 2 GB. É compatível com Linux e Mac OS X da versão 10.7, desde que escolha um tamanho de cluster superior a 1024 bytes.

Maneiras de formatar o disco rígido portátil

Existem muitos programas que são capazes de executar a ação de formatar nosso disco USB, embora utilizemos os fornecidos pelo Windows nativamente para que não tenhamos a necessidade de instalar nada extra em nosso computador.

Formate o disco rígido portátil a partir do Windows Explorer (caminho direto)

Bem, a primeira maneira é ridiculamente simples, pois a única coisa que precisamos fazer para formatá-la é abrir o gerenciador de arquivos e ir para " essa equipe ".

Aqui, clique com o botão direito do mouse no disco rígido portátil para escolher a opção " formato... ".

Uma janela será aberta, na qual teremos que escolher uma série de parâmetros para configurar o formato que queremos atribuir ao disco rígido ou unidade USB.

Sistema de arquivos: temos as três opções que vimos anteriormente, escolha a que melhor se adequa a você para o uso que você dará ao disco rígido.

Tamanho da unidade de alocação: o tamanho padrão geralmente varia dependendo de cada unidade. Quanto menor o tamanho do cluster, menos espaços vazios serão deixados se estivermos armazenando arquivos pequenos. Um bom tamanho de cluster pode ter 1024 bytes para NTFS e exFAT e 4096 para FAT32.

A próxima coisa que precisamos fazer é clicar em " Iniciar " para aplicar as alterações. O disco será formatado e tudo dentro dele será removido.

Formate o disco rígido portátil com diskpart

Diskpart é uma ferramenta conhecida e usada para realizar todos os tipos de ações em nosso disco rígido através do terminal de comando.

A primeira coisa que faremos, é claro, é abrir um terminal de comando do Windows, pode ser o PowerShell ou o Prompt de Comando. Vamos usar a primeira opção.

Vamos clicar com o botão direito do mouse no menu Iniciar para que apareça um menu cinza em segundo plano, no qual teremos que escolher a opção " Windows PowerShell (administrador) ".

Agora colocaremos o comando:

diskpart

Para iniciar o programa.

lista de disco

Para listar os discos rígidos que estão no nosso computador. Aqui teremos que examinar com muito cuidado o espaço de armazenamento para identificar qual é o nosso disco rígido portátil. Nós mantemos o número que você tem.

selecionar disco

Para inserir a unidade que queremos formatar.

limpo

Excluímos todo o sistema de arquivos e partições que você possui.

criar partição primária

Criamos uma nova partição no disco.

selecionar partição 1

ativar

Entramos dentro da partição para executar as etapas de formatação.

formato fs =

ou

formato fs = rápido

Aqui teremos que colocar "ntfs", "vfat" ou "exfat" para atribuir um formato. Também podemos colocar a palavra "rápido" no final do comando para acelerar a formatação. Se não o colocarmos, ele excluirá completamente todos os arquivos da unidade, mas será consideravelmente mais lento.

atribuir letra =

Atribuímos uma carta para a unidade, a que queremos que ainda não esteja em uso.

sair

Encerramos o programa Diskpart.

Com essas duas opções, teremos o suficiente para formatar o disco rígido portátil de maneira rápida e lenta e atribuir o sistema de arquivos que queremos.

Você também pode estar interessado nessas informações:

Por que você acha útil formatar um disco rígido portátil ou unidade USB? Esperamos que as informações tenham sido úteis. Escreva-nos se você quiser saber mais ou se teve algum problema.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button