Tutoriais

Como verificar o disco rígido e se funciona bem (passo a passo)

Índice:

Anonim

Muitos de vocês podem se perguntar: como verificar o disco rígido e se funciona bem ? Bem, verificar o disco rígido é quase obrigatório de tempos em tempos ou mesmo quando compramos um novo. Se não funcionar, entre.

Nossos discos rígidos precisam de boa manutenção, como bom uso. Como dispositivo tecnológico, requer certos exames que podem nos ajudar a diagnosticar certos erros ou problemas corrigíveis. Por isso, reunimos este guia para que você possa verificar seu disco rígido corretamente.

Esperamos que você goste dos nossos métodos com e sem programas.Vamos começar!

Índice de conteúdo

Método # 1: CHKDSK

Como você verá, primeiro haverá os métodos que podem ser executados sem baixar nenhum programa. Mais tarde, entraremos no pó para dizer qual ferramenta é melhor.

Neste método, vamos analisar o nosso disco rígido para encontrar erros ou problemas nos setores. A boa notícia é que eles podem ser resolvidos, mas a má notícia é que não podemos, se forem maiores do que pensamos.

Então, para usar o CHKDKS, vamos para " Esta equipe ", clicamos com o botão direito do mouse no que queremos e vamos para o menu " Propriedades ".

Dentro de " Propriedades ", vamos para a guia " Ferramentas ". Uma vez lá, clicamos em " Verificar ", onde aparece " Verificação de erro ". Você o examina e, quando terminar, ele dirá se há erros ou não.

Como você pode ver, esta ferramenta é diagnosticar qualquer erro que exista no nosso disco rígido. Mas, se tivermos erros, podemos ir muito mais longe.

  • Nós abrimos o Menu Iniciar e escrevemos " cmd ". Abra o prompt de comando como administrador. Aqui temos que pensar no disco rígido que queremos consertar. Você vai para “ Esta equipe ” e procura a letra que possui (C:), (F:), etc. Feche processos ou programas desnecessários que você não precisa no momento. Dependendo da ação, usaremos um parâmetro ou outro. Se queremos corrigir erros no disco, o parâmetro é / f; se quisermos corrigir erros no setor de disco, o parâmetro é / r. Veja o seguinte exemplo:

chkdsk "letra do disco rígido" "parâmetro"

Quando a interface WMI estiver pronta, digite o seguinte e pressione enter:

status do disco rígido

No meu caso, meus discos rígidos estão " OK ", então não tenho nenhum problema.

Método # 3: CrystalDiskMark

É considerado um " must have " em todos os PCs, porque é uma ferramenta muito boa para verificar a velocidade do nosso disco rígido, seja de leitura ou gravação. É verdade que seu tratamento é " referência ", mas pode nos ilustrar muito sobre as velocidades do disco rígido.

No final do dia, nosso SSD ou M.2 deve estar em uma determinada velocidade, portanto, é uma boa maneira de verificar essa velocidade. O teste pode ser leve ou mais pesado, dependendo de como você deseja fazê-lo. No entanto, eu recomendo que você continue lendo abaixo, porque existe um programa ideal para descobrir o estado do nosso disco rígido.

Você pode baixá-lo neste link: link.

Método # 4: CrystalDiskInfo

Tenha cuidado porque são dois programas diferentes. O primeiro serve como referência, mas isso não acontece. Este programa se concentra em fornecer informações interessantes sobre nossos discos rígidos. Se o disco rígido estiver chegando ao fim, o "estado de saúde" avisará.

Gostaria que você desse uma olhada em uma seção muito interessante: a das vezes em que é ligada e as horas. Digo isso porque a primeira coisa que devemos fazer quando compramos um disco rígido é observar os horários em que esteve e as horas em que esteve. Dessa maneira, podemos ver se estamos sendo coados por lebre.

RECOMENDAMOS O benchmark da Anvil Storage: O que é e para que serve?

Cuidado: isso acontece com um disco novo ou recondicionado.

Faça o download aqui: link.

Método # 5: Ajuste HD

Talvez o HD Tune não seja tão conhecido, mas é um utilitário de referência muito bom , além de diagnosticar falhas de nossos discos rígidos. Sabemos que talvez seja um utilitário um tanto antigo, mas funciona de uma maneira excelente e, acima de tudo, muito visual.

Recomendamos a leitura de 5 erros SMART que antecipam a morte do seu disco rígido

Após cada teste, o programa nos mostrará um gráfico com as velocidades de transferência. Infelizmente, ele tem uma versão paga muito melhor, mas tente a versão gratuita primeiro.

Você pode fazer o download aqui: link.

Método # 6: HDDScan

Por fim, este programa pode lhe interessar, porque é uma alternativa a todos os listados acima. Faz o mesmo que os outros, mas pode ter uma interface mais clara e básica.

Recomendamos porque funciona muito bem e porque pode detectar problemas no seu disco rígido.

Recomendamos os melhores discos rígidos do mercado.

Até agora, nosso guia para verificar o status do seu disco rígido, detectar erros e corrigi-los. Se você tiver alguma dúvida, informe-nos abaixo. Qual você usa? Você corrigiu os erros do seu disco rígido?

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button