Tutoriais

▷ Como compartilhar uma pasta do Windows 10

Índice:

Anonim

O compartilhamento de arquivos existe desde as versões mais antigas do Windows e a versão mais recente não é exceção. Hoje, veremos as diferentes opções e possibilidades que temos para poder compartilhar a pasta do Windows 10 e, assim, conectar dois computadores na rede.

Índice de conteúdo

Além disso, veremos como conectar diferentes versões do Windows, usando o Windows 7. Para isso, a maneira de compartilhar pastas da maneira tradicional mudou no Windows 10, eliminando o "grupo doméstico" que existia até agora. Desde a atualização de abril de 2018, esse grupo foi removido e a capacidade de compartilhar pastas entre computadores com Windows 10 foi simplificada. Veremos as duas opções.

Compartilhamento de pasta tradicional do Windows 10

Dessa forma, garantiremos que nossas configurações de rede sejam compatíveis e válidas para todos os computadores que temos, independentemente das versões do Windows instaladas.

Por esse motivo, nos basearemos no conceito tradicional de um grupo de trabalho. Para a demonstração , vamos usar três computadores: nosso computador físico com o Windows 10 Pro instalado e duas máquinas virtuais. Um deles será outro Windows 10 e o outro, o Windows 7 Ultimate.

Conectar computadores à rede: configurações de rede

Bem, a primeira coisa que teremos que fazer é garantir que haja comunicação entre as diferentes equipes. Embora utilizemos máquinas virtuais, configuramos o acesso à rede de cada uma delas para que seja fisicamente ao roteador, assim simulamos uma rede interna real.

A primeira coisa que devemos fazer é verificar a configuração de rede que nossos computadores possuem. Como estamos em uma rede interna doméstica, o ideal será configurá-lo como "rede privada"

Para ver que tipo de rede temos no Windows 10, vamos iniciar e escrever "painel de controle". Em seguida, acessaremos o ícone da "Central de rede e compartilhamento"

Dessa forma, uma janela aparecerá com informações sobre nossa rede. Terá que ser da seguinte maneira:

Normalmente eles são assim, exceto em laptops que usam Wi - Fi para conectar-se a sites externos à nossa rede doméstica. Nesse caso, é certamente como uma rede pública; portanto, em um laptop, podemos ver os recursos compartilhados de outros computadores, mas não poderemos ver o laptop na rede se estiver localizado em outro computador.

Para alterar uma rede pública para privada no Windows 10, faça o seguinte:

  • Vamos para a configuração do equipamento clicando na roda dentada localizada no menu Iniciar.

  • Agora acessamos "Rede e Internet" e, dentro disso, localizamos nossa conexão. Isso terá o nome de "Ethernet" se for uma conexão física ou "Wifi" se for Wifi médio

  • Agora clique no ícone com o mesmo nome no lado direito e a partir daí podemos alterar a configuração do nosso tipo de rede para "Público" ou "Privado"

  • No Windows 7 , podemos fazê-lo na mesma seção do painel de controle clicando no ícone de rede

Computadores em rede: configurações de compartilhamento

O próximo passo será verificar quais permissões temos em relação às configurações avançadas de compartilhamento. Isso será feito da mesma maneira no Windows 10 e Windows 7, para isso faremos o seguinte:

  • Como antes, fomos ao Painel de Controle -> Central de Rede e Compartilhamento. Dessa vez, clicamos em "Alterar configurações avançadas de compartilhamento"

Teremos três seções, Privada, Convidada ou Pública e Todas as redes. Na primeira seção , precisamos ter as opções ativadas para permitir o compartilhamento e a detecção de rede.

Na segunda seção, se tivermos laptops com uma rede pública ou simplesmente desejarmos, também podemos ativar essas opções. Devemos ter em mente que, quando saímos, é aconselhável desativar essas opções.

Na terceira seção, deixaremos como está. Embora se tivermos computadores nos quais o usuário local não possui uma senha, desativaremos a opção "Ativar compartilhamento com proteção por senha". Como, mesmo sem uma senha, a equipe solicitará, lançando um erro de conexão.

Computadores em rede - configuração do grupo de trabalho

Se tivermos versões diferentes do Windows em nossa rede, teremos que configurar seu grupo de trabalho para que eles pertençam a ele. Dessa forma, eles podem estabelecer a conexão. Além disso, é recomendável que eles tenham um nome de equipe. Vamos ver como fazer isso.

Isso será feito da mesma maneira no Windows 7 e no Windows 10.

  • Vamos ao gerenciador de arquivos e clique com o botão direito do mouse em "Esta equipe" ou "Equipe" e escolhemos a opção "Propriedades"

  • Na janela de acesso, vamos para a seção "configuração do nome,…". Aqui clicamos em "Alterar configurações".

  • Dentro da nova janela, escolhemos a opção "Alterar…". Dessa forma, podemos colocar um nome para a equipe e outro para o grupo de trabalho. Faremos isso nas três equipes, com três computadores no grupo “CASA” e cada um com um nome.

  • Após modificar esses parâmetros, será necessário reiniciar o equipamento.

Compre a conexão existente e saiba o endereço IP

Agora devemos verificar se há uma conexão entre eles. Para isso, a primeira coisa que devemos fazer é saber qual é o endereço IP de cada computador. Isso será útil posteriormente para conectar-se a cada computador na rede.

Vamos iniciar e escrever "cmd" e abrir nosso console de comando em todos os computadores. Para conhecer cada IP, escreveremos o seguinte comando:

  • Ipconfig

Observamos a seção "Endereço IPv4". Esse será o IP que nos interessa. Para o nosso caso, teremos:

  • IP do Windows 7: 192.168.2.106 Virtual Windows 10: 192.168.2.105 IP físico do Windows: 192.168.2.102

Agora vamos verificar se há uma conexão. Na mesma janela de comando, escrevemos

  • Ping

Por exemplo, queremos ver no Windows 7 se podemos ver o Windows 10 virtual, então seria: ping 192.168.2.105

Se houver uma conexão, ela nos mostrará a resposta do outro nó e o tempo necessário para responder

Compartilhe e acesse a pasta do Windows 10

Já temos tudo pronto, então é hora de compartilhar a pasta do Windows 10 para que outros computadores possam vê-los. Este procedimento será realizado de forma idêntica com todo o equipamento.

  • A primeira coisa a ser feita é criar ou escolher a pasta que queremos compartilhar, uma vez localizada, clique com o botão direito do mouse e escolha "Propriedades". Agora vamos para a guia "Compartilhar".

  • Dentro disso, clicamos em "Compartilhamento avançado"

  • Clique em "Compartilhar esta pasta" Em seguida, devemos atribuir suas permissões aos usuários que desejam acessá-la. Podemos decidir ler seu conteúdo, alterá-lo ou ter controle total.

Agora tudo o que precisamos fazer é ir para outra equipe e conectar-se à equipe que possui sua pasta compartilhada. Faremos o seguinte:

No explorador de arquivos, vamos à seção "Rede" da árvore de diretórios à esquerda.

Vemos que apenas o computador com Windows 7 aparece na rede visível. Nesse caso, para acessar outro computador, iremos para a barra de endereços do navegador e escreveremos:

  • \\

Dessa forma, poderemos acessar os recursos compartilhados através do seu endereço IP.

Quando clicamos para pesquisar, uma janela de autenticação deve aparecer onde teremos que inserir o nome de usuário do computador servidor e sua senha. Introduzimos os parâmetros e acessaremos a pasta compartilhada

Se o usuário não tiver uma senha e a opção mencionada anteriormente sobre a configuração avançada de rede estiver ativa, isso causará um erro.

Nesse caso, desabilitamos a opção no painel de controle ou adicionamos uma senha ao usuário deste computador.

De qualquer forma, já podemos acessar o recurso compartilhado de cada equipe. Este procedimento será idêntico em cada equipe.

Se o computador da rede não aparecer, podemos escolher o endereço e escolher a opção " Fixar no acesso rápido". Então, teremos sempre que quisermos disponível. Com esse método, podemos compartilhar a pasta do Windows 10 em qualquer computador com qualquer versão do Windows.

Compartilhe a pasta do Windows 10 rapidamente

A opção anterior é boa se quisermos usar um método genérico para qualquer equipe. mas compartilhar a pasta do Windows 10 é muito mais fácil do que fazer tudo isso. Nem precisaremos pertencer ao mesmo grupo de trabalho, pois o Windows detecta automaticamente computadores visíveis e com recursos compartilhados na rede.

Vamos compartilhar uma pasta do Windows 10 Physical usando este método:

  • Vamos para a pasta em questão e clicamos com o botão direito do mouse e escolhemos a opção "Conceder acesso a…"

Na nova janela , podemos adicionar um usuário específico para que ele possa acessar esta pasta (para isso teremos que criá-la no computador em que compartilhamos a pasta ”) ou escolher diretamente “ Todos ” os usuários que desejam acessá-la. Também escolhemos as permissões que queremos que eles tenham.

Agora, vamos para um laptop com Windows 10 e com uma rede e um grupo de trabalho diferentes do que configuramos na seção anterior.

Acessamos o equipamento através do endereço IP, colocamos o usuário e efetivamente seremos capazes de ver perfeitamente os recursos compartilhados

Compartilhar uma pasta do Windows 10 é extremamente fácil e há total compatibilidade com outras versões do Windows.

Qual método lhe parece mais interessante ?, compartilhando pastas pela rede, não será necessário usar USB ou disco portátil.

Também recomendamos

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button