Notícia

Cientistas japoneses criam abelhas zangão que polinizam flores

Índice:

Anonim

As abelhas estão morrendo e isso preocupa toda a comunidade científica, que está tentando encontrar soluções alternativas, como a dos cientistas japoneses, que desenvolveram um drone capaz de polinizar flores como as abelhas.

As abelhas estão morrendo a um ritmo alarmante

Por que a população de abelhas está diminuindo a um ritmo frenético é algo que os cientistas não conseguem explicar. Em 1988, havia cerca de 5 milhões de favos de mel nos Estados Unidos; durante 2015, o número de favos de mel havia diminuído para 2, 5 milhões. Essas mesmas estatísticas são repetidas em todo o mundo e não por falta de tentativa ou desejo por parte dos apicultores, as abelhas simplesmente morrem.

Muitos de vocês que assistiram o sexto episódio da terceira temporada de Black Mirror não precisam se preocupar porque essas abelhas robóticas ainda não estão tão avançadas.

A equipe, parte do Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia Industrial do Japão (AIST), diz que o que os motivou a desenvolver o drone é imaginar as consequências catastróficas do desaparecimento desses insetos no ecossistema.

A equipe japonesa do AIST, liderada pelo químico Eijiro Miyako, pretende projetar enxames de drones capazes de polinizar flores. A idéia é ajudar as abelhas nessa tarefa, não substituí-las.

A polinização das flores influencia um em cada três alimentos consumidos pelos seres humanos; se estes desaparecerem, seria muito prejudicial para todos os seres que deles dependem, inclusive nós, causando falta de comida e fome em muitos países do mundo.

O próximo passo para os cientistas japoneses é criar inteligência artificial que permita que essas abelhas voem sozinhas e polinizem, um desafio que não será nada fácil.

Notícia

Escolha dos editores

Back to top button