Tutoriais

Como saber que tipo de partição eu tenho

Índice:

Anonim

O utilitário " Gerenciamento de disco " do Windows parece bem simples à primeira vista. Há uma lista dos discos rígidos instalados no seu PC combinados com uma representação gráfica das partições em cada um deles. Aqui você pode criar e editar partições, mas há muito mais a fazer. Você pode criar volumes simples, distribuídos, distribuídos ou espelhados em vários discos, ou criar e anexar discos rígidos virtuais.

Índice de conteúdo

Como saber que tipo de partição eu tenho

Gparted é outra opção muito útil e é um software livre

Se você se aprofundar um pouco mais, descobrirá que pode alternar seus discos rígidos entre MBR (Master Boot Record) e GPT (Guid Partition Table) como tipo de partição e, em seguida, pode especificar se deseja usar partições básicas (o padrão) ou dinâmicas, que é um método especial para permitir que o Windows gerencie a partição.

Existem muitos gerenciadores de partição de terceiros para o Windows, mas o Windows vem com sua própria ferramenta, que fez um bom trabalho em escondê-lo, mas encontrá-lo e usá-lo é muito fácil.

Além disso, você pode usar a ferramenta "Gerenciamento de disco" para redimensionar, criar, excluir e formatar partições e volumes, além de alterar as letras das unidades de disco, tudo sem precisar fazer o download ou pagar por qualquer outro software.

Sobre o gerenciamento de disco do Windows 10

Esta é uma ferramenta interna do Windows 10 que é amplamente conhecida pelos usuários de PC e pode ajudá-lo a gerenciar partições do disco rígido sem reiniciar e sem interrupção. É uma ferramenta conveniente para usuários do Windows 10. Os recursos de "Gerenciamento de disco" do Windows 10 são os seguintes:

  • Criar, apagar e formatar partições Alterar letras e caminhos da unidade Marcar partições como ativas Explorar uma partição para ver seus arquivos Estender e reduzir partições Adicionar volume espelhado Inicialize um novo disco antes de poder usá-lo Converta uma partição MBR em GPT e vice-versa Converta um disco básico em dinâmico

O que é uma partição?

Ao se referir a um disco rígido, uma partição de disco é uma seção do disco rígido separada de outros segmentos. As partições ajudam os usuários a dividir o disco rígido de um computador em unidades diferentes ou em partes diferentes por vários motivos. Por exemplo, permitindo que vários sistemas operacionais sejam executados no mesmo dispositivo.

Com tabelas de alocação de arquivos mais antigas , como o FAT16, a criação de partições menores permitiu que o disco rígido do seu computador funcionasse com mais eficiência e economizasse mais espaço no disco rígido. No entanto, com novas tabelas de alocação de arquivos, como FAT32, esse não é mais o caso.

Entendendo a interface

Na primeira vez em que você executar o "Gerenciamento de disco" (o que pode ser feito clicando com o botão direito do mouse no botão Iniciar do Windows 8.1 ou Windows 10 e selecionando a opção apropriada), você verá uma interface de dois painéis. A lista de volumes está na parte superior e a lista de unidades físicas na parte inferior.

O painel inferior mostra não apenas a lista de unidades físicas, mas também uma representação gráfica das partições ou volumes em cada unidade, incluindo muitas informações úteis.

Nesta janela, você notará que as unidades exibem informações adicionais. Por exemplo, na maioria dos PCs, será visto que a unidade C: é a unidade de inicialização, enquanto a partição "Sistema Reservado" é a partição ativa.

Essa partição reservada para o sistema realmente contém os arquivos de inicialização; portanto, o BIOS inicializa a partir dessa partição e o Windows carrega através da partição C:.

Se você selecionar uma unidade ou partição e usar a opção "Ação" no menu, verá uma lista com a maioria das opções, incluindo como criar um volume único, estendido, distribuído ou espelhado e como alternar entre o tipo de disco MBR / GPT o Básico / Dinâmico.

Se você clicar com o botão direito do mouse em uma partição, verá uma lista diferente de ações. Você pode alterar a letra ou o caminho da unidade para outra unidade ou pode reduzir / estender o volume, formatar ou excluí-lo.

Como exibir partições no Gerenciamento de Disco

Para ver as partições e volumes que você possui no sistema operacional Windows, "Gerenciamento de Disco" é a ferramenta preferida, que ajuda a verificar se a unidade é reconhecida e possui uma ou mais partições. Para fazer isso, siga as etapas abaixo:

  • No Windows 10, pressione a combinação de teclas Win + R. Ao mesmo tempo, clique em "Gerenciamento de disco".

No lado inferior da tela, duas seções separadas serão abertas. Na seção inferior, uma representação gráfica das partições nas unidades instaladas será exibida. A seção superior é para exibir o status, capacidade e sistema de arquivos de uma unidade.

As unidades instaladas no sistema serão exibidas na seção inferior, começando com a unidade de inicialização (Disco 0). Em quase todos os casos, a solução de problemas será feita na seção inferior. Aqui, os usuários podem visualizar todas as unidades, verificar se estão online e verificar se elas contêm partições válidas.

Como verificar se o seu disco usa GPT ou MBR

Versões modernas do Windows (e outros sistemas operacionais) podem usar o MBR (registro de inicialização mestre) mais antigo ou a nova tabela de partição GUID (GPT) para seus tipos de partição. Veja como verificar que tipo de tabela de partição você está usando.

Essas são apenas maneiras diferentes de armazenar a tabela de partição em uma unidade. O GPT é mais moderno e é necessário para inicializar os sistemas Windows no modo UEFI. O MBR é necessário para inicializar sistemas Windows mais antigos no modo BIOS, embora a versão de 64 bits do Windows 7 também possa ser inicializada no modo UEFI.

Que tipo de partição é o seu disco rígido usando

Para verificar qual tabela de partição seu disco está usando, você tem duas opções: você pode usar a ferramenta de gerenciamento de disco gráfico do Windows ou a linha de comando.

Opção 1: Gerenciamento de disco

Para acessar "Gerenciamento de disco", clique com o botão direito do mouse no menu Iniciar ou pressione Windows + X e selecione "Gerenciamento de disco". Você também pode pressionar Windows + R para abrir a caixa de diálogo Executar, digite "diskmgmt. msc ”na caixa de diálogo e pressione Enter.

Localize o disco que deseja verificar e clique com o botão direito do mouse e selecione "Propriedades".

Na janela que se abriu, clique na guia "Volumes". Lá, você encontrará o estilo de partição que seu disco, MBR ou GPT está usando.

Opção 2: comando Diskpart

Você também pode verificar o tipo de partição usando o comando "diskpart" padrão em uma janela do prompt de comando.

Primeiro, abra uma janela do prompt de comando como administrador clicando com o botão direito do mouse no botão Iniciar ou em Windows + X e selecionando "Prompt de Comando (administrador)".

Você também pode localizar o atalho do prompt de comando no menu Iniciar, clicar com o botão direito do mouse e selecionar "Executar como administrador".

Digite os dois comandos a seguir, pressionando Enter após cada um:

diskpart list disk

Você verá uma tabela listando os discos conectados. Se um disco for GPT, ele terá um asterisco (ou seja, um caractere *) abaixo da coluna GPT. Se for um disco MBR, estará vazio na coluna GPT.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button