Tutoriais

Como saber em qual partição o ubuntu está instalado

Índice:

Anonim

É muito provável que o disco rígido do seu computador esteja dividido em várias partições, pois isso permite que você o acesse independentemente. Também existem vários motivos diferentes pelos quais você deve particionar seu disco.

Deseja conhecer a partição em que você instalou o sistema operacional Ubuntu? Não perca o nosso guia!

Índice de conteúdo

Como saber em qual partição o Ubuntu está instalado

Muitas vezes, você desejará listar partições de disco no sistema em todos os dispositivos. Isso pode ocorrer antes de você decidir sobre um novo formato de partição ou talvez depois de criar um. Também pode ser que você queira apenas listar as partições para poder ver o uso do disco ou o formato da partição em cada uma delas.

Todos os comandos listados abaixo devem ser executados como superusuário. Você pode fazer login como root ou superusuário antes de executá-los ou usar "sudo", caso contrário, você receberá um erro "comando não encontrado". Além disso, você pode especificar um dispositivo específico, como / dev / sda ou / dev / hdb como um argumento de linha de comando para imprimir partições no dispositivo especificado.

Neste artigo, mostramos vários comandos básicos para gerenciar uma tabela de partição em sistemas baseados em Linux.

O comando fdisk

O fdisk é um utilitário de manipulação de disco baseado em linha de comando, usado com mais freqüência em sistemas Linux / Unix. Com a ajuda do comando fdisk, você pode visualizar, criar, redimensionar, excluir, alterar, copiar e mover partições em um disco rígido usando sua própria interface amigável baseada em menus.

Essa ferramenta é muito útil em termos de criação de espaço para novas partições, organização de espaço para novas unidades, reorganização de uma unidade antiga e cópia ou movimentação de dados para novos discos. Permite criar no máximo quatro novas partições primárias e várias partições lógicas (estendidas), dependendo do tamanho do disco rígido que você possui no seu sistema.

Como visualizar todas as partições no Linux com fdisk

O fdisk é um comando do Linux baseado na interface do usuário para manipular a tabela de partição do disco. Também pode ser usado para listar a tabela de partição.

O comando básico a seguir lista todas as partições de disco existentes no seu sistema. O argumento "-l" (lista de todas as partições) é usado com o comando fdisk para visualizar todas as partições disponíveis no Linux.

Para listar partições de disco em todos os dispositivos, você não deve especificar um dispositivo.

Partições são mostradas pelos nomes dos seus dispositivos. Por exemplo: / dev / sda, / dev / sdb ou / dev / sdc.

# fdisk -l

Como visualizar uma partição específica no Linux com o fdisk

Para visualizar todas as partições em um disco rígido específico, use a opção "-l" com o nome do dispositivo. Por exemplo, o comando a seguir exibirá todas as partições de disco no dispositivo / dev / sda. Se você tiver nomes de dispositivos diferentes, digite o nome do dispositivo como / dev / sdb ou / dev / sdc.

# fdisk -l / dev / sda

Como imprimir uma tabela de partição inteira no Linux com o fdisk

Para imprimir toda a tabela de partição do disco rígido, você deve estar no modo de comando do disco rígido específico, por exemplo, / dev / sda.

# fdisk / dev / sda

No modo de comando, digite "p". Ao digitar “p”, você imprimirá a tabela de partição específica / dev / sda.

Outros comandos para listar partições na linha de comandos

Parted

Este é um utilitário de linha de comando para manipular partições de disco. Além da capacidade de criar, excluir e modificar partições, também pode ser usado para listar a tabela de partições atual. Como na maioria dos comandos nesta lista, a opção de linha de comando -list ou -l listará as partições do disco.

bash # parted -l

Isblk

lsblk é o comando do Linux que lista todos os dispositivos de bloco no sistema. Você pode listar informações sobre todas as partições disponíveis ou apenas dispositivos especificados. Imprime informações em uma árvore que é fácil de ler. Além disso, com este comando, você pode especificar os campos que deseja exibir.

bash # lsblk

O comando acima exibirá uma lista de todos os dispositivos e partições disponíveis. Se você deseja listar apenas determinadas informações em um dispositivo específico, use o formato de comando mostrado abaixo.

bash # lsblk -o NOME, FSTYPE, TAMANHO / dev / sdb

Sfdisk

Sfdisk é semelhante ao fdisk na listagem de partições. A saída padrão é um pouco diferente do comando fdisk, mas praticamente imprime informações semelhantes. Você pode usar a opção de linha de comando -l, assim como o comando fdisk.

bash # sfdisk -l cat / proc / partitions

Outra opção para listar partições de disco é imprimir o arquivo do dispositivo de partição no diretório / proc /. Ele contém informações limitadas do que outros comandos são impressos, mas é uma boa opção quando outros comandos e utilitários não estão disponíveis.

bash # cat / proc / partitions

montar

Mount é outro utilitário Linux que também pode ser usado. Na verdade, a montagem mostrará apenas os discos e partições atualmente montados. Supondo que todas as suas partições estejam montadas, ele listará as partições de disco, mas não mostrará as desmontadas.

bash # mount

gparted

Se você preferir ter uma interface gráfica em oposição a um utilitário de linha de comando, o gparted é uma boa opção. A execução do gparted sem argumentos mostrará todas as partições que estão nos dispositivos. Você também pode alterar os dispositivos da interface gráfica do usuário para visualizar partições em diferentes discos.

Todos os comandos e utilitários mencionados acima não são usados ​​apenas para listar todas as partições de disco, mas também podem ser usados ​​para criar e modificá-las.

cfdisk

O Cfdisk é um editor de partições Linux com uma interface de usuário interativa baseada em ncurses. Pode ser usado para listar partições existentes, bem como criá-las ou modificá-las.

O Cfdisk trabalha com uma partição por vez. Portanto, se você precisar ver os detalhes de um disco específico, use o nome do dispositivo com cfdisk.

$ sudo cfdisk / dev / sdb

df

Df não é um utilitário de particionamento, mas imprime detalhes sobre sistemas de arquivos montados. A lista gerada pelo df inclui até sistemas de arquivos que não são partições de disco reais.

Somente os sistemas de arquivos que começam com / dev são dispositivos ou partições reais.

Use 'grep' para filtrar arquivos / partições reais do disco rígido.

Observe que o df mostra apenas sistemas de arquivos montados ou partições e não todos.

pydf

É uma versão aprimorada do comando df, escrita em python. Imprime todas as partições no disco rígido de maneira fácil de ler.

Novamente, o pydf se limita a exibir apenas sistemas de arquivos montados.

blkid

Imprime os atributos do dispositivo de bloco (partições de armazenamento), como uuid e tipo de sistema de arquivos. Não relata espaço em partições.

$ sudo blkid

hwinfo

O Hwinfo é uma ferramenta de informações de hardware de uso geral e pode ser usada para imprimir a lista de discos e partições. No entanto, a saída não imprime detalhes em cada partição como os comandos anteriores.

Conclusão

Listar as partições é útil para obter uma visão geral das diferentes partições, o sistema de arquivos nelas e o espaço total. Pydf e df estão limitados a exibir apenas sistemas de arquivos montados.

O Fdisk e o Sfdisk exibem uma grande quantidade de informações que podem levar algum tempo para serem interpretadas, enquanto o Cfdisk é uma ferramenta de particionamento interativo que exibe apenas um dispositivo por vez.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button