Tutoriais

▷ Como verificar erros de bsod no Windows

Índice:

Anonim

Hoje vamos ensinar como verificar os erros BSOD no Windows passo a passo. Um tutorial muito prático que nos permitirá revisar todos os problemas que aparecem em nosso sistema e que significa cada uma das capturas de tela que o Windows nos ignora. Pronto? Vamos começar!

Índice de conteúdo

É provável que qualquer pessoa com um PC com Windows instalado conheça o famoso BSOD (Tela Azul da Morte) ou "Tela Azul da Morte". O nome é assustador e, é claro, tem um bom motivo: quando essa tela azul aparecer, provavelmente tudo o que você estava fazendo será perdido, sem chance de recuperá-la.

Isso ocorre porque essa tela aparece sem nenhum aviso e não permite que algo seja feito para evitá-lo, causando um bloqueio total do Windows.

Em outras palavras, nesse caso, a solução é reiniciar o computador e tentar descobrir o que causou o erro para que ele não ocorra novamente. Apesar do fato de a maioria das pessoas culpar o Windows pelo BSOD, o problema é que, na maioria das vezes, algum componente de hardware falha, algum driver é incompatível com o sistema ou alguma atualização do Windows corrompe algum arquivo do sistema.

Recomendamos a leitura dos seguintes tutoriais:

Ferramentas para analisar a tela azul

Antes de discutir erros e possíveis causas, é interessante notar que existem algumas ferramentas importantes para identificar problemas.

  • Tela azul: Este software permite encontrar o histórico das telas azuis sofridas pelo computador. Isso ajuda você a analisar cuidadosamente cada erro.AIDA64: Neste aplicativo, há informações detalhadas sobre a operação do hardware. É uma ferramenta ideal para identificar conflitos e erros.CPU-Z: na mesma linha que o AIDA64, este aplicativo fornece acesso a uma série de dados e estatísticas em tempo real sobre a operação do seu equipamento.

Cada tipo de erro que causa uma tela azul usa um tipo de código, criado para explicar amplamente onde está o problema. Se nenhum código aparecer na tela azul, use o Blue Screen Viewer para encontrá-lo.

Diagnóstico da "tela azul da morte"

Apesar de quase traumática, a tela azul contém informações valiosas para que possamos iniciar a busca pela causa do problema. Logo abaixo do primeiro parágrafo ("Um problema foi detectado e o Windows foi encerrado"), você verá a descrição do que está causando problemas no Windows.

Outra dica importante é prestar atenção às palavras e códigos que vêm depois ("Se os problemas continuarem…"); há informações realmente relevantes lá.

As últimas linhas fornecem conselhos técnicos para saber especificamente o que foi detectado como um problema. Este código de erro é importante ao procurar a solução.

O que fazer antes de uma tela azul?

  1. O primeiro passo é fazer uma análise detalhada da sua tela azul. É importante que você copie (ou tire uma foto) das informações marcadas na imagem para fazer uma pesquisa na Internet. Talvez você encontre alguém que tenha tido o mesmo problema e o tenha resolvido. Uma dica importante é pesquisar no Google o código de erro encontrado no campo "Informações técnicas", logo após a palavra "parar". Informações detalhadas sobre os erros também podem ser encontradas no "Visualizador de eventos", que é um local em que o Windows registra todos os eventos, incluindo erros e problemas. Para fazer isso, abra o Painel de Controle e vá em "Ferramentas Administrativas"; Lá, você encontrará "Gerenciamento de equipe". Acesse este aplicativo.

Uma nova janela será aberta. No lado esquerdo, no menu, clique em Visualizador de Eventos> Logs do Windows e expanda a seleção. Depois clique em "Sistema".

Na tela principal, você pode ver todos os eventos, sejam eles problemas ou não. Os acidentes geralmente são marcados com um ponto de exclamação vermelho, com a data e a hora do evento. Um clique duplo no elemento é suficiente para uma explicação detalhada.

  1. Se você não encontrou nada, o segundo passo é verificar os drivers dos componentes de hardware que você possui no seu PC. Caso você tenha um driver atualizado recentemente (imediatamente antes do erro), a sugestão é reverter o driver para a versão antiga. Para fazer isso, volte ao painel de controle e abra o aplicativo "Device Manager".

Procure o dispositivo que foi atualizado, por exemplo, a placa gráfica. Clique com o botão direito do mouse no controlador e vá em "Propriedades". Uma janela será aberta com informações. Encontre a aba "Controller". Você verá um botão chamado "Reverter para o controlador anterior". Clique aqui para voltar à versão antiga.

  1. Outra solução é exatamente o oposto do que você fez na etapa anterior: atualizar os drivers periféricos para uma versão mais recente, acessando o site do desenvolvedor de hardware. A RAM pode ser mais propensa a telas azuis do que você imagina. É sempre bom saber como os módulos de memória estão funcionando, pois podem estar apresentando erros devido a um mau funcionamento ou até mesmo a um simples contato incorreto. Sempre use programas que verifiquem a memória RAM, como o MemTest (link do medidor), e lembre-se de limpar o interior do computador com frequência (no caso de ser um PC).Algo que causa telas azuis é o superaquecimento dos componentes, principalmente do processador. Se atingir temperaturas muito altas, pode desligar automaticamente para proteger a integridade dos circuitos internos. Verifique a temperatura com aplicações específicas, como o HWMonitor. Caso note que a temperatura está muito alta, verifique se há possíveis problemas nos ventiladores e no dissipador de calor da CPU.A restauração do Windows é uma boa opção. É por isso que é tão importante sempre criar pontos de restauração antes de fazer modificações no sistema ou mesmo antes de instalar um programa.Há a possibilidade de que os discos rígidos com problemas possam causar uma tela azul, especialmente se o erro estiver no Pistas cruciais para o processo de inicialização do sistema operacional. O código INACCESSIBLE_BOOT_DEVICE aparece quando o computador não consegue encontrar informações válidas de inicialização no disco que o sistema armazena, por exemplo.

Os códigos NTFS_FILE_SYSTEM ou FAT_FILE_SYSTEM são sintomas de que seu disco rígido está morrendo. É uma situação urgente: desligue o computador, desconecte o disco rígido e faça um backup dos seus dados, pois o uso contínuo desse disco rígido pode acabar inviabilizando a extração de dados no futuro próximo. Se puder, verifique com o Crystal Disk Info o estado de saúde para ter 100% de certeza da vida útil (se um código amarelo ou vermelho aparecer, faça o backup rapidamente).

Mesmo o uso de uma unidade flash externa ou HD com estrutura de arquivo corrompida pode causar uma tela azul. Antes de se preocupar com o disco rígido, verifique se esse erro é inevitável ao usar algum tipo de dispositivo de armazenamento externo.

Alguns tipos de erros nesses dispositivos de armazenamento externo não podem ser corrigidos. A melhor coisa a fazer é garantir que haja cópias de backup dos seus dados e usar os aplicativos de diagnóstico do HDD para verificar se há erros.

  1. O erro é mais raro com a placa gráfica, pois atualmente é praticamente impossível instalar o driver errado em qualquer componente, uma vez que os fabricantes e o Windows possuem medidas de segurança para evitar esse tipo de situação.

Mas, se por acaso você receber a mensagem VIDEO_DRIVER_INIT_FAILURE, significa que o seu computador está executando um software de driver de vídeo incompatível com a placa que você está usando no momento. O erro THREAD_STUCK_IN_DEVICE_DRIVER indica que o driver de vídeo parou de funcionar, aguardando algumas instruções do sistema que não terminam de chegar.

Nos dois casos, desinstale o driver de vídeo atual e encontre o software apropriado para a placa na página do fabricante.

  1. Além dos erros nos discos rígidos, talvez o mais temido seja um processador com defeito, pois é potencialmente o mais caro de todos: você precisará de um novo processador. Se você tiver sorte, pode ser um sinal de que a fonte não possui a energia necessária para fazer seu computador funcionar com estabilidade.

Caso a tela azul seja acompanhada por MACHINE_CHECK_EXCEPTION, não há dúvida de que o erro está no processador.

Para isolar o problema, primeiro teste o seu computador com um processador diferente. Caso isso não funcione, ou a tela azul persista, há uma boa chance de que o erro esteja sendo causado pelo uso de uma fonte de alimentação (PSU) incapaz de fazer o computador funcionar corretamente. Tente novamente, mas desta vez com uma fonte mais poderosa.

  1. Alguns vírus complexos podem, por exemplo, comprometer o início do sistema operacional no disco rígido, a causa dos erros de disco que explicamos acima.

Outros tipos de malware podem cancelar a operação de serviços essenciais do Windows, como drivers de vídeo e recursos de controle de memória, causando telas azuis, dando a impressão de que o problema é de hardware.

Embora não seja a causa mais comum de tela azul, esse tipo de problema deve ser levado em consideração antes de comprar novos componentes.

  1. O overclock exagerado faz com que a equipe tente trabalhar em velocidades muito superiores aos limites estabelecidos pelo fabricante. A instabilidade causa uma tela azul e o erro mais comum nesses episódios é UNEXPECTED_KERNEL_MODE_TRAP.

Outro caso comum desse erro é quando a fonte de alimentação não pode fornecer aos componentes periféricos uma corrente estável suficiente.

Quando nada funciona

Se nenhuma das sugestões acima funcionar, ainda há uma opção. Os arquivos do Windows podem ser restaurados a partir do CD de instalação.

Basta inseri-lo no leitor ou USB e siga as instruções na tela. O sistema instalará todos os elementos importantes, mantendo seus dados e documentos seguros. Mas isso nem sempre é uma garantia de solução do problema. Pode ser necessário formatar todo o sistema do zero, fazendo um formato completo.

Se, depois de tudo isso, você ainda não conseguiu resolver pelo menos parte do problema, a última alternativa é realmente chamar um técnico de informática e delegar responsabilidades a um profissional. Embora tudo pareça que você deve alterar a placa-mãe.

Com as seguintes informações e essas ferramentas em suas mãos, você terá dados para tentar resolver a aparência da tela azul sozinha ou no BSOD. Pelo menos, você receberá detalhes para explicar ao seu técnico. Esperamos que você tenha sorte e, se tiver alguma dúvida, pode nos perguntar.

O que você acha? Gostou deste artigo? Como sempre, recomendamos que você dê uma olhada no nosso fórum de hardware.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button